Primeiras aulas do curso Certificação PMP e CAPM parte 13: PMBOK 6ª Edição

Certificação PMP e CAPM parte 13: PMBOK 6ª Edição

Apresentação das Atualizações - Introdução

Olá, seja muito bem-vindo ao nosso curso de atualização para o PMBOK dessa edição. Presta atenção, esse curso é pra quem já estudou a nossa carreira PMP/CAPM composta por 12 treinamentos, esse é um curso que visa apresentar as mudanças do guia PMBOK pra quem já conhece o guia PMBOK.

Lembrando que ele foi atualizado na quinta pra sexta edição, mantendo assim o seu conhecimento em dia e também o seu saber voltado pros exames de certificação dentro daquilo que se espera nas 2 provas da PMP/CAPM, então se você está pensando em fazer esse curso como um curso livre, cuidado.

Eu vou anotar aqui como premissa que você aluno já conhece os fundamentos da gestão e já fez os nossos demais treinamentos, tudo bem? Tendo dito isso vamos para a primeira aula, para a nossa aula inaugural, onde eu vou te apresentar um pouco mais sobre os apêndices do novo guia e te dar um overview sobre o nosso treinamento, aquilo que a gente vai aprender.

O que a gente vai ver nesse treinamento? A gente vai ver, a gente vai aprender as mudanças que ocorreram no guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge) da quinta edição pra sexta edição.

Então a gente tinha uma edição que vinha sendo considerada nos exames de certificação do PMI (Project Management Institute) e agora esse livro que é a grande base dos exames dessa instituição, certificações gerenciais foi atualizada e a gente vai conferir aqui essas mudanças, eu vou te passar uma visão geral do que mudou.

E a gente também vai fazer ao longo do curso exercícios de fixação pra você confirmar aí os seus novos conhecimentos, conhecimentos aderentes a nova edição do guia Project Management Body of Knowledge, de um corpo do conhecimento em gerenciamento de projetos.

A gente também vai ver como é que estão os valores, os preços das provas. Quais são as formas de se realizar os exames de certificação do PMI (Project Management Institute) como que você pode fazer essas provas, agora tem uma grande novidade que é fazer o exame de certificação ser a PM online.

Eu vou te apresentar também conceitos relacionados ao novo gerente de projetos, ao triângulo de talentos do PMI que foi uma inserção neste novo guia ao que já vinha sendo falado há muito tempo e que a gente vai explorar.

E porque o nome dessa aula é apêndices? É porque a gente vai ver aqui tudo que está lá num dos apêndices do novo guia, que é o apêndice X1, se você comprou o guia vai lá e confere, se não comprou, compra o guia. Você precisa comprar esse guia pra sua certificação, para estudar, para se atualizar.

A melhor maneira, a mais acessível é se filiar ao PMI, ao se filiar ao PMI você ganha acesso a essa versão em PDF do guia em português, com seu nome bonitinho lá e pode inclusive acompanhar os nossos vídeos já com a sua versão do guia em mãos.

Então voltando ao nosso slide, a gente vai conhecer as características que o PMI julga necessárias para o gerente de projetos, também vamos verificar quais foram as atualizações ocorridas nos processos e os conceitos que foram introduzidos em cada área de conhecimento.

Ainda são 10 as áreas de conhecimento, não se esqueça, estou mostrando que você fez os nossos treinamentos anteriores à formação PMP/CAPM e sabe que o guia PMPBOK é constituído por conceitos fundamentais e áreas de conhecimento e essas áreas de conhecimento continuam sendo 10.

A gente teve algumas pequenas alterações em nomes, mas via de regra, tanto volume de processo como o número de áreas segue muito semelhante e eu vou te dar um overview, um panorama geral de outros padrões do PMI.

O guia PMBOK é esse guia basilar que nos apresenta as melhores práticas gerenciais, mas ele é um primeiro passo, você que quer se profissionalizar como gerente, depois se certificar como PMP deve continuar estudando e eu vou te oferecer aqui novos caminhos, novas aventuras na forma de livros e padrões do Project Management Institute, certo?

Então quais são os pré-requisitos desse curso? Primeiro lugar é ter feito a nossa carreira PMP/CAPM, não faz sentido você fazer esse update se não tem noção dos fundamentos.

Ainda digo que você até pode fazer esse update tendo feito os 3 primeiros módulos da nossa carreira, mas é muito importante que você tenha uma noção dos fundamentos, saiba quais são os processos, as áreas da 5ª edição do PMPBOK pra fazer essa ponte.

E o motivo pelo qual a gente fez esse update agora é porque a gente tem mais de 10 mil alunos estudando na nossa versão atual, na 5ª edição do livro, com base na 5ª edição do livro e para colaborar com essa turma a gente criou uma atualização que também serve para os novos alunos.

Eu vou explorar isso em mais detalhes nos próximos vídeos. Então, como curso livre esse treinamento tem um valor limitado A não ser que você já domine o gerenciamento de projetos e queira ter uma noção um pouco melhor das atualizações que ocorreram no guia PMBOK. Então é isso, fico por aqui, esse foi o nosso primeiro vídeo da nossa primeira aula . Te vejo na próxima um grande abraço.

Apresentação das Atualizações - Por que o guia mudou

Olá, seja bem-vindo a mais um vídeo do nosso treinamento de atualização do guia PMBOK, vamos explorar agora os motivos pelos quais o PMBOK mudou. O guia foi atualizado da 5ª para a 6ª edição e as mudanças elas ocorrem a cada 4 ou 5 anos para que o guia se mantenha, obviamente, atualizado.

A gente viu o surgimento e mais do que o surgimento, a consolidação de uma série de práticas nos últimos anos e essas práticas foram absorvidas pelo guia. Lembrando que ele é esse pilar central do que é boa prática em gerenciamento de projetos.

Todo gerente de projetos deve conhecer o guia PMBOK, independente da abordagem, se é um pouco ágil, mais ágil, menos ágil, um pouco mais tradicional com o pessoal costuma dizer quando se refere à forma abordagem em cascata no gerenciamento do desenvolvimento software.

De qualquer forma, aqueles que buscam ser, tornarem-se gerentes de projetos profissionais precisam conhecer o PMBOK, porque ele não é uma metodologia, ele é um guia que apresenta boas práticas e essas práticas são atualizadas a cada período de tempo.

E o que a gente vê agora da 5ª para a 6ª edição não é nada mais do que uma atualização, que nos traz conceitos novos relacionados a tendências, práticas emergentes, relacionados àquilo que está acontecendo no mercado.

O guia não deve ser entendido como uma metodologia, existe um framework, existe um padrão de gerenciamento de projetos baseado no guia, mas que é um outro assunto, o guia segue sendo um conjunto de boas práticas.

Então essas práticas precisam ser atualizadas e recentemente foram atualizadas. E nessa atualização o que a gente encontra? Um foco maior na liderança, qual é o papel do gerente de projetos?

Qual é o triângulo de talentos do PMI, esse conceito que já vem se consolidando há algum tempo e que nos apresenta as necessidades de habilidades interpessoais do gerente de projetos, habilidades técnicas, habilidades relacionadas a estratégia do projeto da organização.

Além disso, a gente está vendo nessa edição uma absorção de conceitos de gerenciamento ágil de projetos que foram adicionadas em cada capítulo de área de conhecimento, além de um apêndice específico pra isso.

Então, agora o guia ele além de oferecer os seus processos, a maior parte vocês já conhecem, foram poucas mudanças nos processos, ele traz também uma interface com o gerenciamento ágil de projetos, uma gestão híbrida que é a combinação daquilo que está no PMBOK com aquilo que está em outros guias de gestão ágil.

Além disso o PMI também lançou um novo livro. Além do novo guia PMBOK, o PMI lançou um guia de práticas ágeis em parceria com a Scrum Alliance. E esse novo guia, o guia PMBOK, ele foi lançado em 2017. Vale ressaltar que a prova, a certificação PMP não é uma prova para gerentes de projetos que buscam uma especialização em gerenciamento ágil.

Para isso existe uma outra certificação, que é a certificação PMI-ACP. Nesse livro apesar de termos incorporado no guia PMBOK, 6ª edição... termos incorporado o gerenciamento ágil de projetos à partir de algumas propostas de combinação de abordagens, nem de perto é o foco do livro.

O guia ele simplesmente agora nos permite pensar nos processos propostos em relação ao gerenciamento ágil de projetos, mas ele não nos traz o arcabouço gerencial, um conjunto de práticas ágeis e isso você encontra na nova publicação que eu mencionei, que é o Agile Practice Guide, elaborado em conjunto com a Scrum Alliance que é um Instituto que trabalha com scrum que é um método ágil.

Na verdade é um framework ágil que é aí utilizado vastamente na indústria do software, principalmente a indústria do software para o desenvolvimento de produtos complexos.

A gente tem aqui na Alura uma carreira só sobre scrum. Se você tiver interesse, mas a grande sacada para você que já está aí pensando: Poxa, eu vou ter que fazer um curso de scrum para passar na prova PMP. Não precisa, ainda assim recomendo que você faça o curso porque como gerente de projetos é importante entender o que é a gestão ágil.

E a gente vai buscar pontuar em cada área de conhecimento que nós vamos explorar nesse curso um pouco mais sobre a visão ágil em relação ao guia PMBOK.

E uma pergunta que a gente recebe muito na Alura é: Poxa o meu certificado ainda é válido? Com certeza, o certificado que você tem aqui na nossa carreira PMP/CAPM, ele é válido para a sua certificação PMP seja na 5ª, seja na 6ª edição.

O nosso curso ele atende ao currículo do exame em sua última atualização, inclusive este curso específico que é o de atualização visa colaborar com o aluno e trazer ele pra essas novas visões do PMI. Ainda assim o curso anterior ele cobre a maior parte do exame e é válido.

Nós estamos nos esforçando pra atualizar todos os exercícios, eles já estão dentro do currículo de 2015 do exame CA-PM e do PMP, o currículo da CA-PM foi atualizado, o do PMP segue o mesmo de 2015.

Mas estamos adicionando agora novas questões, exercícios referentes às adições que foram feitas no guia PMBOK 6ª edição, elas foram adições pontuais, foram mais estéticas, elas foram mais relacionadas a permitir essa interface com a gestão ágil e considerar práticas emergentes do mercado.

Tudo isso a gente vai ver aqui. Então se você fez o nosso treinamento completo CAPM/PMP, com este curso você vai estar apto a fazer a sua prova de certificação em qualquer edição do guia PMBOK.

E por que que o certificado ainda é válido? Porque o currículo do exame ele exige um treinamento gerencial, ele não especifica , por exemplo, uma edição do guia, assim como quem se certificou na terceira edição segue PMP não tem que fazer um curso de atualização para uma nova edição.

E como eu te disse, a maior parte conteúdo segue a mesma, vamos agora em direção a esse novo conteúdo te vejo no próximo vídeo.

Apresentação das Atualizações - Data das Mudanças

Olá, seja bem-vindo à nossa terceira aula e nessa aula apesar de eu estar louco para mergulhar no conteúdo novo do guia PMBOK que mudou um pouco, mas as mudanças foram importantes, eu quero te apresentar algumas datas importantes também referentes às provas de certificação.

Então desde o dia 26 de Março 2018, independente do curso que você fez o exame ele passa a considerar o conteúdo do novo guia PMBOK. Como eu te disse eu consideraria que 20%, 25% no máximo do exame vai ser alterado em função do novo guia, tanto é que criamos esse curso de atualização.

Ainda assim, desde desde o dia 26 de Março já no exame PMP, o PMI cobra questões com base no novo guia e também naquilo que é apontado no currículo do exame oficial que nos indica ainda literaturas complementares, você deve conhecer o guia de cada exame.

Existe um conteúdo chamado PMP Handbook e se é a PM Handbook, então os guias das certificações e os candidatos devem ler esses guias para entender o que vai ser cobrado em cada exame. A gente apresenta também isso na nossa carreira.

De qualquer maneira então desde 2018 lá desde o dia 26 de Março a prova PMP já puxa o conteúdo do guia 6ª edição. Afinal de contas, o que o PMI fez? Reescreveu todo o exame?

Não, ele fez atualizações nas questões, assim como a gente também está realizando atualizações continuamente nos nossos cursos e nos nossos exercícios, recentemente adicionamos justificativas às questões de simulado e quizzes dos nossos exercícios da carreira PMP/CAPM.

Então esse esforço de atualização do PMI não vai ser muito diferente do esforço que nós estamos promovendo aqui na Alura. Então o currículo do exame que foi modificado em 2015, ele segue o mesmo, ele continua apontando o guia PMBOK, ainda os mesmos conteúdos que a gente já trouxe para os nossos exercícios aqui na Alura.

Então a estrutura daquilo que você deve buscar para se tornar um PMP continua a mesma e a prova PMP recomenda a leitura do guia PMBOK e assim como outros livros, enquanto a prova CAPM recomenda a leitura exclusiva do guia PMBOK.

No nosso curso PMP/CAPM a gente aborda vários tópicos que vão além do dia PMBOK, justamente para atender aos requisitos do currículo da certificação PMP, tanto que o aluno que faz a certificação CAPM ele pode se concentrar estreitamente nos processos, nas ferramentas, nas técnicas e nos conceitos fundamentais apresentados no guia.

Então a última atualização do guia foi feita em 2015 e também foi coberta aqui nos nossos cursos, nos nossos exercícios, certo? E o novo exame PMP ele aborda práticas ágeis? Não, ele apresenta uma interface com práticas ágeis.

O que isso significa? Que você tem que ter uma noção do que é o gerenciamento ágil de projetos, os principais conceitos e como trazer eles para o gerenciamento de projetos, de acordo com as práticas propostas no guia PMBOK.

E eu vou falar um pouco mais sobre essas práticas, mas eu recomendo até porque você é assinante da Alura, fazer um curso de scrum como o curso da professora Cecília que é super rápido, objetivo, vai te tomar no máximo uma manhã e uma xícara de café, para você ter uma visão geral sobre os artefatos do gerenciamento ágil de projetos que podem vir a ser cobrados no seu exame.

Mas eu também vou apresentar eles aqui conforme o nosso curso evolui. Desde o dia 21 de Maio então ou à partir de, dependendo de quando você está assistindo este curso... a gente tem um novo currículo para o exame CAPM e este currículo mudou, mas a exigência continua sendo o guia PMBOK 6ª edição.

Então você lendo o guia, fazendo o nosso treinamento consegue a aprovação no exame ou fazendo o nosso curso, o conjunto de cursos da carreira CAPM/PMP fazendo esta atualização também vai conseguir a tão desejada aprovação.

E como material complementar, já falei antes, recomendo também agora a leitura do Handbook da certificação CAPM, que essa sim foi atualizada caso você não tenha ainda lido esta atualização, não tido acesso a essa atualização.

Agora se você já está com a gente há algum tempo, desde 2016 a gente já tem o nosso curso CAPM/PMP. Então, eu imagino que você já tenha, já conheça o Handbook da certificação PMP, se não conhece lá na nossa carreira PMP/CAPM existe a indicação desses materiais.

E não se preocupe, no caso da prova CAPM ela é totalmente baseada no guia PMBOK, você não precisa comprar outros livros ou fazer outros cursos ou até mesmo se aprofundar nas nossas aulas, principalmente de qualidade na carreira PMP/CAPM.

Você precisa se focar nos processos, nos fundamentos e a gente vai ver tudo que mudou aqui nesse curso para que você consiga passar no exame sem ter que fazer um curso diferente, não é? Simplesmente seguindo a nossa carreira PMP/CAPM e também fazendo essa atualização que agora faz parte dessa carreira, vamos.

Sobre o curso Certificação PMP e CAPM parte 13: PMBOK 6ª Edição

O curso Certificação PMP e CAPM parte 13: PMBOK 6ª Edição possui 244 minutos de vídeos, em um total de 54 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de ITIL®, COBIT, PMP e CAPM em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda ITIL®, COBIT, PMP e CAPM acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas