Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Motion Design > Conteúdos de Motion Design > Primeiras aulas do curso Adobe Photoshop e Illustrator: desenvolvendo layout para Motion Design

Adobe Photoshop e Illustrator: desenvolvendo layout para Motion Design

Pré-roll - Introdução

Boas-vindas ao curso de composição para o After Effects. Você já se perguntou como é que organizamos os documentos para poder levar para o After Effetcs começar a animação? Todos eles são criados dentro do After Effetcs ou consigo utilizar de outros softwares? É isso que vamos ver dentro desse curso.

Como é que eu utilizo do Illustrator e do Photoshop para poder desenvolver, de maneira organizada e adequada, os meus elementos para, depois disso, levar para o After Effetcs e organizar esses elementos, e a partir daqui começar uma animação de forma correta. Como é que essa comunicação funciona, como devo organizar os meus arquivos. Tudo isso é muito importante para ter um bom desenvolvimento como animador e também dentro de um projeto de animação.

O meu nome é Luiz Carlos. Eu vou ser o professor de vocês dentro desse curso e eu tenho certificações da Adobe Photoshop e After Effects. Espero que vocês curtam muito o conteúdo e estou esperando vocês no curso. Um abraço.

Pré-roll - Pré-roll

Vamos começar a criar a composição para nossa animação. Só que quando eu vou começar a criar, temos que pegar o seguinte: qual é a finalidade para onde eu vou criar aquilo? Se você começa a desenvolver alguma coisa para fazer animação ou fazer um motion você tem que ter já definido um conceito para onde aquela animação vai, como aquela animação vai ser, para quem ou para qual público aquela animação vai.

Primeiro temos que entender esses conceitos. Nós vamos criar uma animação para um momento chamado "pré-roll". Não se vocês já ouviram falar, mas com certeza vocês já viram isso. O pré-roll é uma categoria de marketing muito interessante, que ele entrou junto com a internet e junto com os conceitos de vídeos online, por quê? É simplesmente aquela propaganda que aparece antes de um vídeo que você está querendo ver no YouTube, por exemplo.

Por quê? Porque aqui eu consigo direcionar literalmente para onde eu quero que vá aquele meu vídeo, para quais usuários eu quero. Se você está procurando, por exemplo, sobre games, você vai ver propagandas relacionadas a um material de games ou pessoas ou games novos ou coisas do gênero.

Sempre vai acontecer antes do vídeo que você colocou para ver. Isso é a definição de pré-roll. É muito utilizado no marketing hoje em dia e é, com certeza, um dos serviços que você, como motion designer, vai acabar trabalhando ou criando dentro dos seus vídeos.

Agora que eu tenho esse conceito, nós temos que entender três tipos de pré-roll. Nós podemos trabalhar com pré-roll que nós chamamos de bumper. O bumper ele delimita a animação em cinco segundos, por quê? Você só vai ter uma propaganda de cinco a seis segundos antes do seu vídeo começar e, assim que passar aquilo ali, você vai direto para o vídeo, você com certeza já viu isso enquanto utiliza a internet.

você tem os non skippable. Os non skippable significa que é um tipo de propaganda onde eu não pular aquilo ali. Normalmente ele tem de 15 segundos a 20 segundos, e você vai ver aquela animação toda, aquela propaganda toda para depois você ir para o seu vídeo. Assim como você tem os skippable. O skippable é a propaganda muito mais longa, você tem de 20 a 30 segundos ou mais.

Onde depois dos 5 segundos iniciais, você, como usuário, pode ir ali e clicar em passar a programa e ir direto para o seu vídeo. Nós temos uma característica muito importante no pré-roll que é uma propaganda muito invasiva. No momento em que você está querendo ver um vídeo, você tem aquele corte e mostra a propaganda para você.

Poucos usuários se interessam por isso, tanto que alguns pagam para não ter acesso a isso , para passar direto, ou utilizar aquele Adblock, que é muito comum entre algumas pessoas.

Nós temos que pensar o seguinte: no momento em que eu for criar o meu pré-roll, eu tenho que saber uma maneira de ser cativante e fazer com que o meu usuário não pule aquilo para identificar e eu conseguir vender o meu produto. Nós temos exemplos muito interessantes aqui que nada mais é do que algumas propagandas que ganharam premiações exatamente dentro do seu pré-roll.

A Geico é uma propaganda muito legal, porque ela faz o seguinte: ela olha para você e fala: "você não pode pular essa propaganda porque ela já acabou", mas ela continua por mais um minuto e você acaba sendo puxado para aquele interesse, aquele cômico dentro daquela sua propaganda.

Se você der uma olhada aqui, olha lá, nós temos aqui uma propaganda que mostra e faz toda a venda muito rápido e mostra alguém. No momento que passa esses 5 segundos a 15 segundos de propaganda, ela acaba e o narrador fala: "você não pode pular isso daqui, você não pode dar skip porque a propaganda de fato já acabou e já vendi o que eu tinha que vender", mas a marca ainda está no centro daquilo dali e ela continua funcionando.

É muito comum o usuário não pular essa propaganda porque ele fica curioso para saber como é que isso vai terminar, como é que isso vai continuar mesmo ela sendo finalizada logo de início. Essa é uma maneira interessante de utilizar o conceito de pré-roll, que é aquela propaganda que vem antes para puxar e ter um gancho para poder prender o usuário e ele ficar vendo.

Essa é a propaganda skippable, depois de 5 segundos você pode pular essa propaganda, mas 85% dos usuários não pularam porque queriam ver o que continuava.

Você tem várias características interessantes de uma propaganda que é abusiva, ou seja, entra no momento em que usuário quer assistir para você conseguir trabalhar com isso. Tendo esses conceitos em mente, o que nós precisamos fazer? Pegar dois desses conceitos e começar a desenvolver o nosso roteiro, o nosso storyboard para poder aplicar isso em cima da nossa propaganda.

Nós vamos utilizar storyboard que aplique em cima de bumper 5 segundos ou 10 a 15 segundos, depende de como nosso cliente vai querer apresentar isso para os usuários finais dele.

Nós vamos começar a desenvolver em cima dessas duas características dentro do próximo vídeo gerando exatamente o nosso storyboard. Eu espero vocês lá.

Pré-roll - Storyboard

Você deve ter visto no material de apoio um pouco mais sobre pré-roll, entendendo quais são os gatilhos que podemos utilizar para que o usuário não queira ir embora, veja toda aquela minha animação, aquela minha propaganda. Mas como é que eu consigo trazer todas essas informações de uma maneira mais prática, como é que eu coloco isso no papel?

Nós vamos fazer o seguinte: vamos utilizar agora uma pequena propriedade que existe, e sempre que você vai trabalhar com qualquer tipo de animação, que é a roteirização. Nós temos aqui um conceito de como aquilo vai funcionar, como é que eu defino para quem vai animar, como é que eu defino para quem vai criar aquilo, quais são os passos.

Sempre que você vai fazer um filme, vai fazer uma animação, vai fazer um motion você precisa desse determinado roteiro. Em nosso caso, o roteiro não vai ser escrito, onde vai definir pontos de entrada e saída, e sim nós vamos trabalhar com o modelo de roteiro que nós chamamos de storyboard, que nada mais é do que a parte visual do que aquele roteiro está indicando, então é como se fosse uma história em quadrinhos de como o roteiro vai fluir.

Por que o storyboard é tão interessante? Porque ele consegue definir para mim pontos específicos, pontos-chave da minha animação, consegue definir para mim enquadramento, consegue definir onde as minhas vozes vão entrar, onde vai entrar determinada cena.

[01:12] O storyboard é um artifício muito importante para quem vai criar esse primeiro momento de uma animação, de um motion para você mostrar para o animador exatamente quais os pontos você quer dar destaque e como aquilo vai funcionar.

Eu vou deixar disponível para vocês este documento que vem com o storyboard em branco. É um modelo simples, só com esses retângulos. Para caso tenha interesse você conseguir desenhar os elementos ou você mesmo conseguir criar o storyboard diferente do que nós vamos trabalhar.

Claro, em cima disso daqui nós vamos começar a desenvolver o nosso storyboard para daí entender melhor como ele vai funcionar. Eu quero que vocês notem o seguinte: eu venho criando aqui, está passando atrás de maneira bem rápida os pequenos elementos.

Eu vou trabalhar com o carro, o carro vai ter que passar por um determinado momento onde ele vai passar atrás de um celular, esse celular vai ter o momento de transparência e o outro celular, na parte de baixo, dentro dessa mesma animação, que não possui o aplicativo do meu cliente não vai ter essa transparência durante a sua viagem. A preocupação vai ser exatamente essa.

A diferença vai ser o momento em que o carro passa por esse celular que tem esse aplicativo, tem essa contratação, ele passa de forma segura durante a viagem dele, enquanto o carro de baixo, que tem a mesma situação, mas não tem a contratação com o meu cliente, ele vai fazer o quê? Ele não vai conseguir visualizar a sua viagem e vai ter um pequeno acidente, esse acidente vai ser com o momento de tirar ou passar aquele meu vídeo, só para ter uma interação com o usuário.

Você consegue trazer todo esse escopo em cima da minha composição para daí você ter qual a referência. Você pode vir aqui e começar a colocar algumas marcações, colocar algumas outras pequenas aplicações em cima daquele seu projeto para você identificar para o animador final o que ele vai desenvolver, como ele deve trabalhar e facilitar todo o desenvolvimento do processo daquela animação.

Você vai construir todo um caminho para ser muito mais fácil, muito mais fluído no momento em que você criar vida e dar movimento para todo esse objeto.

A partir daqui, começamos a desenvolver e criar os meus objetos em si, para daí levar para minha composição final.

Sobre o curso Adobe Photoshop e Illustrator: desenvolvendo layout para Motion Design

O curso Adobe Photoshop e Illustrator: desenvolvendo layout para Motion Design possui 69 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Motion Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Motion Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas