Semana da Programação

R$128 de desconto!
Oferta acaba em:

0

dias

00

hrs

00

min

00

seg

Primeiras aulas do curso YouTube: da concepção de um canal ao upload

YouTube: da concepção de um canal ao upload

Referências - Introdução

Seja bem-vindo ao curso de Edição de Vídeo para um canal de Youtube! Meu nome é Guilherme Ogg e sou um dos donos do Estúdio 42 e editor do canal Nerdologia!

Juntos, desenvolveremos do zero a edição de vídeo para um canal no Youtube. Aprenderemos a fazer os cortes dos erros dos vídeos base, e como buscar os materiais para cobrirmos o conteúdo de que o apresentador está falando.

Também aprenderemos a desenvolver vinheta, tarja, e os fundos dos vídeos, compondo-se toda a linguagem visual do canal.

Este curso é interessante tanto para quem quer desenvolver um canal próprio no Youtube, como para quem quer trabalhar na área (como nós, do Estúdio 42 e o Nerdologia), como o Gaveta (NerdOffice), ou o Tucano (Canal Nostalgia).

O canal que desenvolveremos para o curso trata do assunto História, sendo que o aprendizado adquirido poderá ser aplicado em canais de maquiagem, culinária, beleza, humor, e outros assuntos.

Utilizaremos dois softwares da Adobe: o Premiere Pro e o After Effects, em que trataremos desde a edição de vídeo simples até a animação, trabalhando com keyframes, stroke, máscaras, null objects, dentre outros. Vamos lá?

Referências - Buscando Referências

Começaremos a desenvolver a vinheta para o nosso canal. Agora, daremos uma olhada em referências no Youtube para nos inspirarmos, buscando pelo termo "history intro". Encontraremos exemplos de introduções de canais ou programas de história, e clicaremos em "History of Westeros Intro Video", que aparenta ser bem bonito.

Nele, vê-se um fundo de pergaminho e efeitos de imagem aparecendo na tela de forma dinâmica e interessante. Parece uma boa referência, além desta, outra que podemos utilizar é "US History Intro After Effects", com fundo de pergaminho ou mapa antigo. Este elemento é uma constante nos vídeos de introdução envolvendo a temática de história.

Buscaremos agora por "history intro after effects", após o qual clicaremos em "History On Newspaper (After Effects Template)", com efeitos aplicados em um jornal. Em seguida, pesquisaremos o mesmo termo no Google e selecionaremos "History Style Movie Opening", com imagens surgindo como se fossem aguadas de nanquim ao fundo. Será uma intro bem longa, comparado ao que queremos fazer, de apenas 5 segundos.

O vídeo "AA7 history intro After Effects" usa o mesmo estilo de fundo, simulando papel antigo, e as imagens surgindo com o efeito da intro de Westeros, lembra? Essa é a linha que seguiremos.

Precisaremos decidir sobre as imagens a serem utilizadas para a vinheta. Buscando pelo termo "history" na parte de imagens do Google, encontraremos mapas, atlas e similares, dentre as quais poderemos usar esta do mapa mundi:

mapa mundo antigo, horizontal, com manchas de passagem de tempo

Atenção: é imprescindível colocarmos os direitos autorais de acordo com o Art. 24. Ex: créditos devem ser colocados sempre.

Guardaremos todas as imagens a serem utilizadas em uma pasta única, para fins de organização, renomeando-se os arquivos de acordo. Esta imagem que acabamos de baixar será usada como fundo da vinheta, no lugar da imagem de papel antigo que vimos nos vídeos de referência.

Feito isso, procuraremos outras imagens para compor a nossa vinheta. Na pesquisa do Google, existem imagens de pirâmides, dinossauros, o homem vitruviano, e assim por diante. Vamos pesquisar "pyramids", dentre as quais baixaremos esta:

pirâmide com algumas pessoas no canto direito inferior, e no fundo o céu azul com algumas nuvens e manchas rosas

Optamos por fazer buscas pelos termos em inglês para que a gama de opções nos resultados seja maior!

O que mais poderemos procurar, que nos remeta a este assunto? Vamos pensar em alguma outra grande construção mundial... como o Coliseu.

coliseu iluminado pelo sol, com grande sombra à frente. pessoas estão em volta, sentadas ou andando em torno da construção

Para um vídeo curto como o nosso, 3 imagens são o suficiente, portanto buscaremos por apenas mais uma, referente à Segunda Guerra Mundial - que sempre nos remete a imagens icônicas como aquela que aparece na capa do filme "Cartas de Iwo Jima":

soldados andando sobre uma pilha de destroços, carregando uma haste com a bandeira americana

Já estamos com as imagens que iremos usar, os materiais para a nossa vinheta. A seguir, faremos o lettering e começaremos a animá-la.

Criando e animando os elementos principais do canal - Criando o layout

Com o After Effects aberto, vamos salvar o nosso projeto acessando "File > Save As > Save As...". Nomearemos o arquivo como "Identidade Gráfica", pois além da vinheta faremos a tarja e as bases dos vídeos com que trabalharemos posteriormente.

É recomendado sempre organizarmos as pastas da melhor maneira possível para não nos perdermos depois.

Iniciaremos pela composição clicando no painel "Project" com o lado direito do mouse e em "New Composition...", o que abrirá uma nova janela, em que vamos manter as configurações default: "Frame rate" está com 30 frames per second, mas poderia ser 24, 29.97, uma vez que qualquer uma destas opções funcionará muito bem no Youtube.

Vamos alterar apenas sua duração, pois já sabemos quanto tempo a nossa vinheta terá, 0:00:05:00. Clicaremos em "OK", em seguida, selecionaremos todas as imagens a serem utilizadas, jogando-as na mesma aba "Project", do lado esquerdo da interface.

Com o lado direito do mouse, clicaremos no mesmo painel e em "New Folder" para criarmos uma pasta denominada "Imagens", em que colocaremos todas as imagens. A composição ("Comp 1") será renomeada com "Vinheta".

Selecionaremos o arquivo Fundo.jpg e o arrastaremos para a aba de baixo, "Vinheta". Clicaremos nele para alterar seu scale, puxando o cursor para a direita e aumentando seu valor até que ele ocupe a tela toda:

Esta imagem parece estar em baixa resolução, não? O que acontece é que ela está com definição Quarter, isto é, com um quarto da resolução integral. Faremos isso porque quando usarmos o RAM preview - a pré renderização da sequência -, usar a resolução total dificulta a visualização de como está ficando a animação. Com uma resolução mais baixa, exigiremos menos do processamento da nossa máquina.

Como neste momento faremos o layout da vinheta, é bom que trabalhemos com ele em Full, para sabermos exatamente o que está acontecendo. Depois, quando formos visualizar o resultado pelo RAM preview, poderemos alterá-lo para Quarter de novo.

No entanto, a imagem de fundo parece muito escura. Clicaremos com o lado direito do mouse no painel "Vinheta" e em "New > Solid..." para incluir uma camada com cor sólida a definir o fundo todo, sendo possível animá-lo, se quisermos.

Clicaremos com o conta gotas em uma das partes mais claras da vinheta para usarmos a cor para deixar a clarear a imagem de fundo. Ficaremos com a camada de cor sólida em cima da imagem de fundo, iremos arrastá-la para trás da imagem, isto é, para baixo de Fundo.jpg:

Há várias opções para fazermos com que estas imagens se mesclem, sendo uma delas clicarmos no arquivo da imagem de fundo e pressionarmos "T", mexendo na opacidade e diminuindo-a para 26%, por exemplo. Porém, não faremos isto.

A coluna "Mode", acima dos arquivos no painel "Vinheta", mostra os blending modes dos layers em que trabalharemos. Poderemos utilizar o Multiply, no entanto ele deixará a imagem escurecida. Vamos mudar passando por cada um, verificando qual seria o modo ideal neste caso.

A opção Screen é uma das que deixam a imagem mais clara, mesclando bem ao fundo. E é isto que o blending mode faz: mescla o layer que está acima com os que se encontram abaixo.

Agora, vamos acrescentar o texto por meio de "Command + T" (ou "Ctrl + T", no Windows). Digitaremos "Contando a", selecionaremos o texto e alteraremos suas configurações no painel "Character" que se localiza no canto inferior direito. O texto ficará em preto. No painel de visualização, na barra inferior com algumas opções de ferramentas, clicaremos no ícone retangular ao lado do triângulo invertido, e então em "Proportional grid" para habilitarmos a grade.

Usando a tecla "V", que acionará a ferramenta de seleção, arrastaremos a caixa de texto para posicioná-la alinhando sua base à segunda linha horizontal da grade. Novamente selecionaremos o texto, desta vez para alterar a fonte que está sendo utilizada. Queremos algo que remeta a História, com uma aparência mais antiga, porém não antiquada, pois nosso público não é antiquado.

O público do nosso canal é formado por pessoas que se interessam pela disciplina História, "nerds", que não se conectarão muito bem com a vinheta e o resto do layout se a linguagem for muito arcaica. Tal como fizemos com os blending modes, pode-se passar de opção por opção para escolhermos uma fonte que seja mais adequada.

Talvez a "Lithos Pro" funcione bem para este caso, que inclusive lembra algo egípcio. Vamos diminuir o corpo do texto, selecionando-o com "Command + D" para duplicarmos a camada e digitando "História". Então, ativaremos o "Proportional Grid" de novo, puxaremos o texto novo para baixo, aumentando-o em seguida.

Vamos alterar o peso de "História" que, no lugar de "Regular", terá "Black", para que esta palavra chame mais a atenção que o outro texto:

Os textos ficarão posicionados no centro da vinheta, ambos alinhados à esquerda.

Feito o lettering, começaremos a animá-lo. Para isso, vamos desabilitar o "Proportional Grid" e, com "Command +" daremos zoom para animarmos com mais precisão, algo que faremos de formas diferentes. Para "Contando a" usaremos um efeito chamado Stroke, que faz um "rabisco" em cima das máscaras feitas. Antes de o usarmos, portanto, precisaremos criar a máscara.

Pressionaremos a tecla "G", que cria máscaras e se chama Pen Tool. Faremos ziguezagues sobre "Contando a":

Ele terá uma animação um pouco mais simples do que o outro texto. No painel à direita, em "Effects & Presets", buscaremos pelo Stroke, que arrastaremos à camada "Contando a". Na aba "Effect Controls", no painel à esquerda, lê-se On Original Image com a máscara contornada em branco, visível apenas se aproximarmos bastante com zoom.

Trocaremos On Original Image por Revel Original Image, após o qual aumentaremos o "Brush Size" para 45.4, de modo a deixar o texto aparente. No momento, ele ainda não está animado. Para isto, arrastaremos o marcador vertical da timeline para 1 segundo, e no painel "Effect Controls", clicaremos em "End", e então voltaremos o marcador para a posição de0 segundos. Depois, diminuiremos "End" para 0.0%.

A tecla "U" mostra a localização dos keyframes, os quais informam ao After Effects sobre o que precisará ser feito. O programa possui o diferencial de interpolar, trabalhando entre os keyframes.

Com "Contando a" animado, faremos o mesmo com "História", que duplicaremos. Clicaremos no ícone de olho de "História 2", em seguida no cadeado para travarmos o layer. Com "História" selecionado, faremos máscaras ao lado das letras, contornando suas bordas:

Este processo de fazer a máscara letra a letra é um tanto demorado e repetitivo, porém, é necessário fazer isto em cada uma delas. Assim como fizemos com a outra camada de texto, arrastaremos o efeito de Stroke para a camada "História". Em vez de On Original Image, optaremos por On Transparent, e o texto ficará em preto.

Por que só aparece um risco vertical preto no lugar do texto "História"?

Isso acontece pois ao arrastarmos o Stroke, ele só trabalhará na primeira máscara feita. Se marcarmos o checkbox de "All Masks" na aba "Effect Controls", aparecerão todas as máscaras.

Falta animarmos esta camada. Assim como fizemos com "Contando a", clicaremos em "End", puxaremos o marcador até 0 segundos e, de novo, diminuiremos "End" para 0.0%.

Para animarmos a camada "História 2", habilitaremos sua visualização clicando no ícone de olho e desabilitando a de "História", bloqueando-a para não mexermos em sua posição por engano. Em "História 2" faremos a mesma máscara de "Contando a", em ziguezague.

Em seguida, arrastaremos o Stroke nela, e mudaremos On Original Image para Reveal Original Image. Em "Color" usaremos o preto, e aumentaremos o "Brush Size" para 78;5, até que o efeito fique visível. Clicaremos em "End", voltaremos o marcador vertical para 0 segundos, apertaremos "End" mais uma vez e o deixaremos com 0.0%.

Agora, desbloquearemos "História", ativaremos sua visualização, e como queremos que "Contando a" entre antes na animação, aos 15 frames, puxaremos o bloco referente à "História" e, a 1segundo após 15 frames, puxaremos "História 2":

É possível arrastarmos este marcador manualmente para verificarmos como está ficando a animação dos textos. No fim da animação do texto "História", queremos que a camada "História" desapareça, portanto, aos 2 segundos apertaremos em "T" que aparece ao lado do nome da cama, para alterarmos sua opacidade. 15 frames depois, puxaremos a opacidade para 0.

A animação do lettering será a última a aparecer em nossa vinheta, portanto selecionaremos "História 2", "História" e "Contando a" para após os 5 segundos iniciais:

Sobre o curso YouTube: da concepção de um canal ao upload

O curso YouTube: da concepção de um canal ao upload possui 156 minutos de vídeos, em um total de 46 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Edição de Vídeo em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Edição de Vídeo acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1206 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

  • Desconto

Premium

Desconto
  • 1206 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75 R$64,33
à vista R$900 R$772
Matricule-se

Premium Plus

Desconto
  • 1206 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100 R$89,33
à vista R$1.200 R$1.072
Matricule-se

Max

Desconto
  • 1206 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120 R$109,33
à vista R$1.440 R$1.312
Matricule-se
Procurando planos para empresas?

Acesso completo por 1 ano

Estude 24h/dia onde e quando quiser

Novos cursos todas as semanas