Primeiras aulas do curso Design Gráfico: desenvolvendo Manual de Identidade Visual

Design Gráfico: desenvolvendo Manual de Identidade Visual

Apresentação do manual de identidade visual - Introdução

Olá. Tudo bem? Meu nome é Felipe Labouriau, sou designer gráfico, instrutor aqui na Alura e quero te convidar a participar do nosso curso sobre manual de identidade visual, onde vamos realizar a última entrega para um cliente que nos pediu uma identidade visual a partir do zero.

Vamos ver como elaborar o documento que vai permitir que a partir de agora qualquer pessoa que assuma a criação das peças de comunicação visual da nossa marca possa fazê-lo de forma a respeitar todo o processo criativo que nós tivemos para trás. Vamos ver como esse documento funciona como uma interação a preservar a solidez gráfica de qualquer empresa.

É um curso que vai ter um pouco de carga teórica, onde vamos discutir o que é um manual de identidade visual, seu propósito, seu objetivo, o que não pode faltar nesse tipo de peça, a importância de se criar um roteiro para esse tipo de material, que é mais extenso, e, claro, vamos mergulhar na ferramenta.

Vamos trabalhar dentro do Adobe InDesign em como criar todo manual aqui dentro. Vamos trabalhar o conteúdo textual em combinação com o conteúdo gráfico visual, como trazer vetores, como trazer imagens aqui para dentro do software, como combinar isso tudo de forma a criar um material visualmente interessante que fale de uma identidade visual e ao mesmo tempo pertença a essa identidade visual.

Ao final do processo, vamos exportar arquivos tanto para serem visualizados em tela com funcionalidades especiais, vamos ver como criar links internos aqui, botões. Vamos também exportar um arquivo para impressão no formato livreto. Vamos ver particularidades tanto da exportação para visualização em tela quanto para impressão e vamos também criar uma simulação muito legal aqui na internet do folheio desse trabalho.

Esse curso é para você que está começando na área de design, que nunca preparou um manual de identidade visual ou mesmo que já trabalhou com isso, mas não tem ainda muita prática, para você que já conhece um pouco da ferramentas InDesign. Você não precisa, claro, ser nenhum especialista, o nosso processo vai ser bem didático, vai ser bem no passo a passo. Espero que você tenha gostado da nossa proposta e te vejo aqui no curso.

Apresentação do manual de identidade visual - Overview

Boas-vindas ao nosso curso de criação de manual de identidade visual aqui na Alura. Antes de colocarmos a mão na massa de fato, vamos ver o que vai ser trabalhado durante o nosso curso.

Nós vamos iniciar conversando sobre o que é um manual de identidade visual, qual é o seu propósito, qual o interesse em uma empresa em ter esse tipo de documento. Na sequência, vamos trocar uma ideia sobre o que é indispensável a qualquer manual de identidade visual, seja ele mais restritivo, seja ele mais liberal.

Na sequência, vamos ver a importância de se criar um roteiro quando estamos trabalhando com conteúdos tão extensos e tão densos, e como você vai conseguir organizar o seu pensamento de uma maneira mais lógica, bem como te ajudar a evitar o retrabalho de você começar a trabalhar direto no software gráfico e lá no meio do processo perceber que esqueceu de alguma coisa e ter que retrabalhar tudo de novo, ter que reorganizar os elementos que você já diagramou, enfim, ajudar o seu processo criativo.

Depois vamos conversar também sobre grids, como eles são importantes em materiais, principalmente desse tipo, que temos muito volume de texto, muita entrada de elementos gráficos e como eles podem contribuir para que essa entrada seja feita de uma maneira organizada, mas ao mesmo tempo dinâmica, mantendo uma lógica, mantendo uma identidade.

Depois vamos mergulhar de cabeça no software gráfico. Vamos trabalhar dentro do InDesign e vamos ver como criar todo o seu manual aqui dentro do software a partir do zero. Vamos ver assuntos como a criação de um layout de colunas, a criação de um baseline grid.

Vamos criar estilos de parágrafos, vamos criar estilos de caractere, vamos ver como os objetos podem interagir aqui dentro por meio do Pathfinder. Vamos ver como trazer vetores do Illustrator para dentro do InDesign, como essas ferramentas conversam bem, que o intercâmbio é legal. Vamos ver também como podemos trazer imagens aqui para o software, seja as imagens no seu formato original, seja elas adaptadas a um frame um pouco diferenciado.

Durante esse processo todo, vamos, claro, rever o conteúdo, não vamos ver só a parte ferramental, vamos conversar sobre o que está sendo trazido aqui para dentro do manual, como, por exemplo, podemos falar sobre o estilo fotográfico, o que é interessante falar sobre esse assunto.

Quando trazermos a paleta de cores, como podemos trazer esses elementos de uma maneira visualmente interessante, mas também de uma maneira informativa, como deixar bem claro isso tudo para a pessoa que for ler manual.

Vamos conversar toda a parte teórica e também toda a parte ferramental para você ter o manual visualmente bem acabado e, claro, que siga a identidade visual do seu projeto. Vamos ver essa parte ferramental toda, de como diagramar texto, conteúdo gráfico e depois interações interessantes aqui dentro do InDesign.

Como que eu posso criar um botão, por exemplo, que vai me levar de volta para o sumário? Sumário esse que foi criado de maneira automatizada, que eu não preciso manualmente inserir aqui as entradas, como eu posso criar as entradas automatizadas, caso eu atualize alguma coisa no meio do meu documento, esse sumário já é atualizado automaticamente.

Vamos gerar um PDF para visualização de tela, ver os tipos de PDF que podemos fazer nesse sentido, inclusive criando uma simulação de leitura em tela, vamos ver como fazer esse processo aqui que é bem legal.

Também vamos ver como exportar um PDF para impressão, as particularidades que esse processo todo envolve, se você vai exportar o PDF na paginação simples ou você vai exportar ele já encadernado, já fechado na ordem da encadernação do seu material, e as particularidades que esse processo envolve aqui dentro do InDesign.

Para resumir, esse é um curso que vai tratar rapidamente, em um primeiro momento, sobre a parte teórica de um manual de identidade visual, depois vamos mergulhar na ferramenta, no InDesign, vamos criar o nosso manual do zero aqui no software, vamos tratar de diversos assuntos, como já conversamos, o estilo de parágrafo, estilo de caractere, criação de colunas, criação do seu baseline grid, importação de elementos gráficos para darmos saída nesse material, tanto para visualização em tela, quanto para impressão.

Mais uma vez, seja bem-vindo ao nosso curso e te vejo nas próximas aulas.

Apresentação do manual de identidade visual - O que é um manual de identidade visual

Finalizamos toda a parte criativa da nossa identidade visual, criamos um logo, definimos paleta de cores, tipografia auxiliar, estilo fotográfico, elementos gráficos e montamos as peças de comunicação visual. Agora, está na hora de realizar a última entrega para o cliente, que é o manual de identidade visual.

Nessa aula, vamos entender o que é um manual e qual é o seu propósito. Ele é um documento técnico que vai apresentar regras que guiam o uso tanto da marca quanto da criação das peças de comunicação visual.

Porque é bom lembrar que esse trabalho vai ser entregue para um cliente e, daqui para frente, você tem que garantir que qualquer pessoa que vai ser responsável pela criação dos materiais de comunicação visual dessa empresa, bem como do uso da marca, vai ser capaz de fazer da mesma forma que você fez durante o seu processo criativo para manter a identidade visual, manter a unidade de todo esse material.

Eu já quero traçar uma linha bem importante diferenciando manual de identidade visual e brandbook ou manual de marca, eles não são a mesma coisa.

O brandbook é um documento mais completo, que não se limita ao visual da marca, ele vai tratar de uma série de outros aspectos que vão falar, por exemplo, da cultura da empresa, da sua essência, dos valores, da história, o tom de voz, identidade verbal, estilo de escrita, posicionamento institucional, enfim, uma série de outras coisas que vão além da parte visual, vai tratar do coração da marca.

[01:32]O brandbook pode, inclusive, conter o manual de identidade visual, mas aqui, nesse curso, vamos tratar apenas do manual de identidade visual, não vamos abordar o brandbook.

Quais são os objetivos de uma empresa em ter um manual de identidade visual? Por que ela teria esse tipo de documento? Em primeiro lugar, porque o manual de identidade visual apresenta essa identidade.

De uma forma clara e objetiva, ela mostra, tanto para colaboradores da empresa quanto para terceiros, o que é essa identidade visual, quais são suas cores, sua tipografia, o estilo fotográfico, os elementos gráficos, como funciona o logo, como utilizar o logo.

Você tem esse primeiro objetivo bem básico, que é apresentar a identidade. No segundo momento, você vai garantir uma padronização do uso da marca e da criação das peças de comunicação visual.

Porque você está estabelecendo justamente regras mostrando como a marca é construída e ela deve ser utilizada, bem como as peças devem ser montadas, falando sobre adaptações que são permitidas, adaptações que não são permitidas, o que você deve e o que não deve fazer, você começa a montar um padrão de comunicação.

Na sequência, você traz, então, a segurança na criação dessas peças, porque como você construiu normas e regras, você definiu um padrão, ao criar o padrão, você garante justamente uma uniformidade de veiculação em qualquer tipo de mídia.

Não importa se você vai criar um material impresso, um material para ser visualizado em tela, institucional ou promocional, você vai ter, em todos eles, a identidade visual da Tropic, uma unidade que permeia todos esses trabalhos.

Ao mesmo tempo, você também traz agilidade no processo criativo, porque, uma vez que diversas situações já foram previstas, o profissional que vai montar as peças de comunicação visual vai conseguir ser muito mais rápido, porque se você já tem, por exemplo, a definição de qual logo vai ser utilizado sobre um fundo preto, o profissional não vai ter que ficar pensando muito, ele já sabe que é a versão tal, vai aplicar.

Nas peças de comunicação visual que sejam para fins promocionais, você já tem uma paleta de cores definida, então ele já sabe mais ou menos o visual que esse material vai ter que ter, e por aí vai, você traz muito mais velocidade ao trabalho.

Por último, você confere profissionalismo a sua marca, porque nada pior do que você receber diferentes materiais, diferentes formas de contato visual de uma empresa que não conversam entre si, então o site não tem nada a ver com o aplicativo, que também não tem nada a ver com um cartaz que eu vi na rua, fica uma comunicação difusa, confusa, que não vai em nada trazer a essência da empresa.

Um visual gráfico sólido vai reforçar essa essência e vai trazer essa noção de profissionalismo, vai dar mais confiança para sua marca.

O manual de identidade visual é um documento recomendado para empresas de todos os segmentos, então não importa se você tem uma lanchonete, um Petshop ou até um escritório de advocacia.

Se você tem materiais gráficos que vão interagir com o cliente, se o público externo vai de alguma forma conhecer a sua marca é muito importante que você garanta justamente esses pontos que conversamos, que você tenha um resultado profissional sólido, que seja visualmente bem-acabado e que, claro, tenha a ver com todos os conceitos da sua marca.

Vou encerrando essa aula por aqui, era mais para termos uma conversa, entender, deixar alinhado o que é um manual de identidade visual e te vejo na próxima aula.

Sobre o curso Design Gráfico: desenvolvendo Manual de Identidade Visual

O curso Design Gráfico: desenvolvendo Manual de Identidade Visual possui 237 minutos de vídeos, em um total de 50 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas