Primeiras aulas do curso Certificação PMP e CAPM Parte 1: Processos de Gerenciamento de Projetos

Certificação PMP e CAPM Parte 1: Processos de Gerenciamento de Projetos

Apresentação - Boas-vindas

Te damos boas-vindas à Formação em Gerenciamento de Projetos/ Apoio na preparação para obtenção das certificações CAPM ou PMP!

A partir da apresentação de todo o conteúdo ao longo de todos os cursos, de seu estudo e da preparação para as certificações PMP e CAPM que estaremos prontos para ingressarmos no mercado de trabalho.

PMP significa Project Management Professional ou Profissional em Gerenciamento de Projetos

CAPM é a sigla para Certified Associated in Project Management ou o Profissional Técnico em Gestão de Projetos.

Na aulas deste primeiro treinamento, conheceremos os fundamentos da Gestão de Projetos, as partes interessadas e as estruturas organizacionais.

Também veremos os processos em Gerenciamento de Projetos que compõe o guia PMBOK publicado pelo Project Management Institute (PMI), a maior instituição global especializada em gestão de projetos.

Esperamos que estes 13 cursos sejam de grande utilidade e que te ajudem nos estudos de preparação para essas certificações tão importantes.

Ressaltamos que as perguntas do QUIZ que aparecerão ao longo dos 13 cursos desta série, em alguns casos pedirão respostas que não foram mencionadas em vídeos-aulas pelo instrutor.

Isto tudo, justamente para esta série de cursos preparatórios para as certificações PMP e CAPM ou exercícios na forma de QUIZ, servir mais para cada pessoa testar seus conhecimentos, usando este material como fonte de estudos para obtenção da referida certificação e, assim ir se acostumando com questões sem ordem pré-estabelecida e misturadas de maneira aleatória como é a realidade que ocorre na hora do exame.

Lembrando que agora em tempo de estudos é permitida (no exame não é) e recomendável a consulta/ leitura gradativa do PMBOK para responder as questões QUIZ que te apresentaremos aos poucos.

Vamos lá!

Apresentação - Apresentação

Apresentação

Olá! Seja bem-vindo ao preparatório ao PMP e CAPM. Eu, o professor Frederico Aranha e a Alura estamos muito felizes por poder conduzir você às certificações PMP (Project Management Professional) ou CAPM (Certified Associate in Project Management), e ensiná-lo sobre gerenciamento de projetos.

Veremos desde os fundamentos até técnicas avançadas em gestão de projetos, tudo baseado no material oficial para certificações PMP e CAPM. Elas são patrocinadas pelo PMI (Project Management Institute).

Esse curso é composto pelos fundamentos da gestão de projetos, a começar pela introdução ao gerenciamento de projetos. A trilha que lhe levará à certificação é composta também por outros cursos da Alura.

A primeira pergunta que devemos fazer é: Afinal de contas, o que é projeto? Muita gente vai dar diferentes definições, e você até pode refletir sobre isso como exercício. Mas você deve se concentrar na definição seguinte: Um projeto é um esforço temporário. Não é como uma operação, que é contínua. Iremos explorar melhor a diferença entre projeto e operação por meio de processos, que podem ser processos de produto ou processos de projeto, por exemplo.

Pense na vida em si. Nascemos em um momento, e continuamos vivos, sem saber quando morreremos. A vida é contínua; ela teve um início e não sabemos quando acabará. Todos os dias você precisa comer, tomar banho e cuidar de si mesmo. A vida segue e continuamos sem saber quando acaba. É diferente de um projeto, que possui início e também um fim. Ele não pode ser como a vida, essa operação contínua. Portanto, um projeto possui início e fim bem definidos.

Ainda no exemplo de nossa vida, os projetos seriam os nossos sonhos. Você quer construir uma casa, ou uma empresa, enfim, criar algo novo e único. Os sonhos têm entregas claras, e você pode realizá-los uma vez que tiver trabalhado o suficiente neles. Então, um projeto cria um produto, serviço ou resultado único.

Podemos pensar em outros exemplos, como uma obra ou construção. Imagine que você trabalha numa construtora; sempre que ela constrói um prédio ou conjunto está construindo algo único, por mais que o desenho seja o mesmo. Quando a obra A for construída, ela estará em um número que é só dela, pois ela foi feita em um intervalo de tempo específico e terá enfrentado desafios climáticos, políticos e ambientais únicos. Então, uma construção de prédio residencial é um exemplo de esforço único temporário. Que tal você pensar em um outro exemplo de projeto? Gostaria de te convidar a fazer publicações no seu aprendizado, especialmente nos comentários das aulas e no Fórum da Alura sobre os exemplos que pedimos para listar ao longo do curso. Afinal de contas, o que você acreditava que era um projeto? Você concorda com essa definição? Vamos conversar e debater.

Então, um projeto sempre entregará um resultado único por meio de um esforço temporário, sempre em um intervalo de tempo com início e fim. O projeto tem que acabar.

Mas o que marca o fim de um projeto? O fim de um projeto é alcançado quando seus objetivos são atingidos. Quando começamos um projeto, podemos até não saber sua data de término, mas você sabe que seu esforço eventualmente chegará ao fim e isso fica claro quando determinamos objetivos. Então, um objetivo cumprido, se ele for o único, determina o fim do projeto. Outra possibilidade de término de projeto é quando for identificado que os objetivos do projeto não serão alcançados. Suponha que você começou a desenvolver um software para a empresa em que você trabalha e, por algum motivo, o mercado não quer mais esse software. Embora no começo do projeto todos achassem que ele seria uma grande solução, com o tempo e uma versão beta, o software começou a ser utilizado e viu-se que ele não era bem o que prometia ser. A direção da empresa determinou que o projeto deve ser suspenso, pois ele não dará retorno financeiro, que era um de seus objetivos, junto com aumentar a fatia de mercado da organização. Como esses objetivos não serão cumpridos, o projeto chega ao seu fim.

Nem todo projeto será um sucesso. E não necessariamente todo projeto atingirá os objetivos propostos, e não os atingindo, ele pode ser encerrado. Se o cliente, patrocinador ou financiador desejar encerrá-lo, o projeto também será encerrado. Se você, com aquele sonho da casa própria, contratou uma empresa para contruí-la. E no meio da obra o seu dinheiro acabou, ou o dólar subiu muito e materiais que você precisava para fazer a sua obra não poderão ser adquiridos. Você, que contratou a equipe, pode suspender ou cancelar o projeto. Enfim, você está pagando, então você decide se quer ou não continuar o esforço.

Outra alternativa que determina o fim de um projeto é se a necessidade do projeto deixar de existir. Talvez o problema que você pretendia resolver com seu projeto não exista mais, então o projeto pode ser cancelado ou suspenso.

É óbvio que queremos sempre alcançar um sucesso, mas é preciso determinar o que é um sucesso no nosso projeto. Em minha experiência com empresas, inclusive multinacionais, uma frase sempre é muito repetida: "What does success looks like?", ou, "Qual é a cara do sucesso?". Qual é a aparência do sucesso, ou melhor: o que é que estamos buscando com esse projeto. E isso nos ajuda a determinar o término do projeto, pois uma vez atingido esse objetivo, ele pode terminar. Até a próxima!

Apresentação - Gerenciamento de projetos

##Gerenciamento de projetos

Já sabemos o que é projeto. Agora, precisamos saber o que é gerenciamento de projetos. Novamente, você está convidado a colocar no papel a sua opinião sobre esse conceito. Se você tiver uma ideia distinta da que apresentaremos, pode e deve publicar no Fórum da Alura para que possamos debater, inclusive com os colegas, que certamente terão muito a acrescentar. Lembre-se sempre: aprendemos mais quando conversamos com os nossos colegas.

Antes de definir gerenciamento de projetos, vamos refletir sobre desenvolvimento de um software, e outras atividades. Você tem um certo conhecimento específico, sobre uma linguagem de programação, por exemplo. Você também tem habilidades, por meio da orientação a objetos sabe construir softwares por meio de ferramentas específicas, que podem ser outros sofwares e aplicações que te permitem empregar o seu conhecimento e as suas habilidades.

O gerenciamento de projetos também é assim. Ele requer que o profissional detenha conhecimentos na gestão de projetos, conhecimentos que são sobre processos, atividades e técnicas que conheceremos no curso. Esses conhecimentos e habilidades aplicados com ferramentas específicas farão os projetos serem executados e entregarem os resultados que nossos patrocinadores e clientes esperam de nós. Vamos conhecer também no curso uma série de processos, ténicas, ferramentas e resultados propiciados pela aplicação desse conjunto de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas, que levará o projeto (ou um conjunto deles) que estamos gerindo até aquilo que se parece com o sucesso.

Então, estamos falando aqui da aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas específicas da área do saber que é o gerencimento de projetos nas atividades do projeto para atender a seus requisitos. Com isso, conseguiremos buscar bons resultados para satisfazer as partes interessadas de um projeto.

Existem, no gerenciamento de projetos 47 processos, e encararemos processos como um conjunto de ferramentas e técnicas que nos leva a um resultado específico. Eles se dividem em 5 grupos, que possuem entradas, ferramentas e técnicas e saídas.

Os 5 grupos citados anteriormente se dividem em:

Terminaremos com esses cinco grupos de processos. Até a próxima!

Sobre o curso Certificação PMP e CAPM Parte 1: Processos de Gerenciamento de Projetos

O curso Certificação PMP e CAPM Parte 1: Processos de Gerenciamento de Projetos possui 187 minutos de vídeos, em um total de 66 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de ITIL, COBIT, PMP e CAPM em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda ITIL, COBIT, PMP e CAPM acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1268 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1268 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1268 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1268 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas