Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso Canva: viabilizando soluções para artes no Instagram e Twitter

Canva: viabilizando soluções para artes no Instagram e Twitter

Delimitando o problema - Apresentação

Boas-vindas ao curso de Canva para mídias sociais. Aqui vamos trabalhar com essa plataforma incrível que tem várias facilidades para produção de imagens e que acerta um espaço de mercado que fica entra o designer e entre a pessoa de marketing digital ou de gente que não tem acesso ao conhecimento de design, que não tem uma faculdade de design, que não tem treinamento na área, mas quer produzir ainda sim, tem necessidade de produzir peças gráficas.

Neste caso vamos produzir peças gráficas para campanhas de mídia social, tanto as impulsionadas quanto as orgânicas, patrocinadas e orgânicas dentro do Twitter e do Instagram. Para isso vamos utilizar um método de criação típico do designer gráfico dentro do Canva.

É um curso que serve para designers que vão aprender as facilidades do Canva dentro do seu método típico de criação e para quem não é designer, que seja uma galera do marketing digital ou pessoas que têm um projeto e quer produzir. Essas pessoas irão aprender esse método de criação que garante que vai chegar em um resultado efetivo aqui para campanhas de marketing de mídia social.

Aqui vamos poder trabalhar peças como essas aqui, como essa aqui, por exemplo, que é uma peça do nosso Podcast. Estamos trabalhando hipoteticamente com um podcast chamado DevCafé, vamos desenvolver peças para patrocínio, peças de desenvolvimento orgânico, vamos trabalhar também com peças para Twitter e muito mais.

Nisso vamos aprender várias coisas que vão nos levar até esses resultados e até aprender a cooperar com a equipe, vamos também conversar com a Ana Mascarenhas, da Alura, que dá aula de Marketing Digital e ela vai tirar várias dúvidas sobre essa produção fazendo essa ponte entre o mundo do design e o do marketing digital. Bons estudos!

Delimitando o problema - Overview

Vamos começar o nosso curso de Canva para mídias sociais. Neste curso vamos trabalhar material gráfico, vamos produzir o material gráfico para um podcast fictício chamado DevCafé.

Vamos usar essa plataforma, o Canva, que é extremamente completa e que tem várias funções prontas para utilizarmos e várias facilidades também. Essas soluções prontas vamos analisar, vamos olhar, mas vamos ver que podemos transcender um pouco elas, podemos chegar em soluções personalizadas para a nossa própria marca.

Vamos partir de um briefing, que é um documento que fizemos em conjunto com a Ana Mascarenhas que é a professora de Marketing Digital da Alura e que trouxe um resumo. O briefing é esse resumo com informações pontuais do que precisamos saber para construir o nosso material gráfico para as mídias sociais e também com o planejamento, um cronograma, um planejamento de produção que vai nos ajudar muito.

Conversamos com ela em diversos momentos do curso, inclusive para entender como é que se cria esse briefing, como é que é esse documento, como se usa esse documento e tudo mais. Depois passamos para analisar a produção, para pensarmos a produção.

Se você não sabe exatamente como produzir porque você não é designer, vamos estimular você a trabalhar dentro de um método de criação que facilite as coisas. Além de ensinar um pouco o jogo da criatividade com vários métodos e várias práticas que levam você a resultados palpáveis, vamos ensinar você a ter coerência e a ter principalmente um pensamento lógico na hora de escolher o seu material, de produzir o seu material e escolher o que vai ser veiculado dentro de uma perspectiva profissional e não do gosto pessoal. Entendendo o que funciona melhor para o seu projeto.

A partir do briefing vamos com moodboard que neste caso é um painel gráfico que vai estimular a nossa criação, que vai nos inspirar a produzir material, que vai também trazer elementos palpáveis para trabalharmos em cima até chegarmos aqui e analisar a identidade visual que já temos no nosso projeto.

Juntando essas inspirações desses moodboards que criamos junto com o material que já temos da capa do DevCafé, da identidade visual, vamos chegar em keyvisual que são peças gráficas que vão informar todo o resto da nossa produção.

A partir disso vamos criar peça patrocinada para Twitter, vamos criar peças orgânicas de feed do Instagram, vamos criar pelas orgânicas dos stories do Instagram, também vamos criar peças patrocinadas para o feed do Instagram e vamos aprender a planejar isso tudo, testar isso tudo como poderíamos trabalhar com equipes usando o Canva como plataforma, inclusive para agregar times.

Vamos ver também como podemos convidar pessoas para essa equipe, manejar aqui as suas permissões e no final vamos chegar no resultado como esse aqui, com peças gráficas aqui que realmente são funcionais e qualquer pessoa chegar sendo designer ou não.

Se você for designer, você vai entender a facilidade que o Canva traz para a sua criação, para o seu método de criação que é o que eu vou apresentar aqui para quem não é designer. Vamos ter um curso interessante para esses dois mundos.

Vamos lá. Vamos chegar em resultados como esse, inclusive do Twitter também. Vamos aprender a testar, ver o que funciona e o que não funciona e finalmente colocar isso em produção e acompanhar dali para frente. Bem-vindo ao curso, vamos arregaçar as mangas e colocar mãos à obra.

Delimitando o problema - Briefing

Briefing usado no projeto

Agora precisamos começar a trabalhar na nossa campanha de marketing nas mídias sociais. Por onde começamos? Tudo começa por um briefing que é um documento que você está vendo aqui, inclusive o briefing DevCafé.

Briefing é um documento que sintetiza tudo o que vamos precisar trabalhar, as principais referências. É praticamente um guia para o nosso trabalho. Isso aqui é um documento que eu recebi, no caso, que foi elaborado pela Ana Mascarenhas, que é uma amiga minha e eu pedi para ela para delimitar um pouco o que precisamos fazer nessa campanha de mídia social.

Ela nos deu essa ajuda, ele desenvolveu o briefing e vamos ter a oportunidade de conversar com ela para entender melhor como ela chega nessa briefing, como ela cria isso e o que é cada ponto do briefing.

Já podemos ver que tem alguns elementos aqui, vamos poder passar a limpo tudo isso e entender o processo de como se chega nesse documento.

Sobre o curso Canva: viabilizando soluções para artes no Instagram e Twitter

O curso Canva: viabilizando soluções para artes no Instagram e Twitter possui 146 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas