Primeiras aulas do curso Amazon Lightsail: descomplicando a nuvem

Amazon Lightsail: descomplicando a nuvem

Criando um WordPress em 5 minutos - Introdução

Você tem achado a migração para nuvem, um processo complicado? Eu tenho recebido alguns feedbacks, o pessoal sempre comenta assim, Ricardo, já vi que, realmente, é interessante a gente usar a infraestrutura na nuvem, mas toda vez que eu abro, por exemplo, a AWS, a Azure, ou mesmo a IBM, o Bluemix, eu vejo um milhão de opções e fico meio perdido, em como fazer, em como provisionar uma máquina, como eu posso resolver essa questão?

Essa, é exatamente a ideia para esse curso, a gente vai começar a estudar, aqui, uma forma de descomplicar a nuvem, eu montei esse WordPress, aqui, que está hospedado em uma instância, dentro de um serviço, que se chama Amazon Lightsail, Ricardo o que é isso?

A ideia da Amazon Lightsail é descomplicar esse processo de nuvem, como assim? A gente vai criar uma instância, vai adicionar Storage nela, vamos ampliar, ou seja, redimensionar essa máquina, fazer uma migração para uma instância mais poderosa, vamos fazer, também, uma parte de load balance, para garantir uma alta disponibilidade no teu site.

Essa é a ideia desse curso, a gente aprender a usar a nuvem, de uma forma mais simples, no final dele, você vai ter o seu WordPress, com várias opções de escalabilidade, de alta disponibilidade, que você vai poder gerenciar, implementar, no teu site, eu sou o Ricardo Mercês e quero te dar as boas-vindas a mais esse curso.

Criando um WordPress em 5 minutos - Conhecendo o Lightsail

Para que a gente possa sair, com um processo mais simples, na utilização da nuvem, qual é a ideia? Só para efeito comparativo, essa aqui é a console da AWS, olha a quantidade de serviços que tem aqui, certamente, você que está chegando, que está começando a trabalhar com nuvem, olha para isso e causa mais do que um espanto, eu acesso esse console duas, três vezes por dia e muitas vezes eu me perco, porque muda, entram serviços novos, imagine a pessoa que está começando agora.

Ricardo, eu quero usar a nuvem, como eu faço uma forma mais simples? Eu vou fechar isso e vamos começar a apresentar o Lightsail, que é o serviço que a gente vai utilizar, qual é a proposta do Lightsail? A proposta do Lightsail é, exatamente, o tema desse curso, tornar a nuvem mais simples, a utilização bem mais simples, a console mais simples e a configuração dos recursos, também, segue a mesma orientação.

Então você pergunta assim, Ricardo, eu já sei que tem Lightsail da AWS, é só essa opção? Não, existe uma outra opção, “DigitalOcean”, que eu também uso bastante, ele é um serviço de nuvem, tão simples como o Lightsail, se você, depois, explorar aqui, olhar os recursos, você vai ver que eles são bem parecidos e, inclusive, no que tange a precificação dos serviços, nesse curso eu optei em trabalhar com o Lightsail, mas o DigitalOcean é outro caminho, também, que eu super recomendo para você.

Vamos aprender um pouquinho mais sobre esse serviço, deixa eu fechar essa janela, o que a gente vai ver aqui durante o curso? Vamos conhecer alguns recursos importantes, até para você já começar a dimensionar o trabalho que você quer fazer, no final das contas o Lightsail está dentro da nuvem da Amazon, ele conta, também, com a questão da disponibilidade, olha, a questão dos Servidores, das zonas de disponibilidade, ou seja, os data Centers, espalhados pelo mundo inteiro, está vendo?

Particularmente, no caso do Lightsail, não tem servidor, aqui, na América do Sul, mais especificamente, aqui no Brasil, esses serviços já estão provisionados em outra localidade, ele tem isso espalhado ao redor do globo, para que você possa ter redundância, quero te mostrar, rapidamente, aqui a precificação, é sempre importante você olhar isso com atenção, antes de sair criando os serviços e, assim como, lá na DigitalOcean, os preços são iguais, às vezes muda uma ou outra capacidade.

Por exemplo, $5 mensais, você cria uma máquina de 512 MB, com um core, 20 GB de disco SSD e vai crescendo isso, conforme a sua necessidade, essas instâncias, Linux, Windows, podem ser criadas de vários tipos e, conforme o recurso provisionado, você tem um acréscimo no valor, além disso, a gente vai ver aqui, recursos, a gente vai cobrir no curso, esses vários itens aqui, que são bem legais.

Deixa eu rolar a tela para baixo, está aqui, Snapshots, para a gente fazer backup, vamos ter balanceamento de carga, tem a parte de Storage, para a gente acrescentar disco, isso tudo de uma forma muito simples, vamos começar, a sua primeira pergunta é, Ricardo, eu quero começar, eu quero testar isso, eu já preciso pagar esse valor, para hospedar a minha máquina lá no Lightsail?

Assim como, nos serviços da AWS, existe uma conta gratuita, que na verdade é a mesma, que te oferece um prazo, acho que são 30 dias, para você usar, para experimentar o Lightsail, se você não tem uma conta na AWS, “Lightsail free”, você pode vir aqui, ele vai falar da conta free, que é, exatamente, o que eu comentei, aqui é a parte, você pode usar o Lightsail gratuitamente, pode, a opção de durante um mês, ou seja, até 750 horas, significa que a máquina vai ficar durante um mês ligada.

Para criar conta, os mesmos modelos de todos os serviços, você precisa do cartão de crédito, você vai colocar lá o teu cartão, para que, caso você ultrapasse os limites, ele possa te cobrar, mas vale a pena fazer um teste e vale a pena você criar a conta lá na AWS, afinal de contas, ele vai te dar um ano para os serviços, em geral, gratuitos e, aqui, no Lightsail, ele deixa você usar durante um mês, depois, você vai ser automaticamente cobrado por isso, mas chega de explicação, vamos ver isso na prática, vamos ver a facilidade do nosso console.

Criando um WordPress em 5 minutos - Criando nossa instância

De volta ao nosso console, vamos dar início a criação da máquina, estou lá naquele endereço, você vai clicar aqui, “Comece a usar gratuitamente”, no meu caso, quando eu clicar aqui, ele já vai usar as credenciais da conta, que eu já tenho cadastrado, se você não tem conta criada, ao clicar aqui, ele vai pedir as informações de cartão, os dados completos, eu vou clicar aqui, criando uma conta, ele já passa por isso e vem para o console do Lightsail, que é o que nos interessa nesse momento.

Cria a sua conta, que você vai chegar até aqui, é muito simples, a ideia é ser, realmente, objetivo e simples, tem aqui, o painel já é bem diferente, eu já tenho uma instância criada, que instância é essa? A instância que eu tô acessando e, nessa visualização do console, eu tenho essa instância criada, com esse IP aqui, copiei, vou só abrir para você, que é o lá da introdução do curso, descomplicando a nuvem, meu WordPress, já rodando.

Deixa eu fechar, vamos fazer do início aqui, vamos criar, logo, a nossa instância, você vai ver como é rápido, esse processo, eu venho aqui, “Criar instância”, quando a gente cria uma instância, ele vai perguntar para a gente, qual vai ser a localização? Eu posso selecionar onde, ou seja, em qual zona, em qual data center eu quero criar essa instância, tem as localidades aqui, distribuídas aqui nos países, Estados Unidos, Irlanda e tudo mais, eu vou manter esse daqui, Ohio, vou usar esse aqui como default.

Depois, quando tivermos mais de uma máquina, a gente, até para ter uma redundância entre sites, a gente cria uma segunda, em outra região, esses dois aqui, esse é o default, então vamos escolher esse aqui, você rolando para baixo, a instância vai rodar o que? Linux ou Windows? Eu tenho essas opções de máquinas Windows, também, nas máquinas Linux, eu tenho a seguinte opção, eu posso criar só uma instância, “OS Only”, Amazon Linux, Ubuntu, Debian e outros mais, Ricardo, o que é essa opção?

Essa opção é, você subir uma instância, que é uma máquina virtual, e colocar o sistema operacional nela, ela está pronta para ser utilizada, você vai acessar o sistema e instalar as aplicações que você precisa, então, você tem essas opções aqui.

Uma recomendação que eu queria fazer para você, na dúvida, se a sua aplicação não tem nenhum outro pré-requisito, ou seja, você quer colocar uma aplicação na nuvem, que precisa de um pré-requisito, obrigando ser Ubuntu, versão tal, você escolhe a distribuição, caso contrário, default utiliza essa Amazon Linux, o que é o Amazon Linux? É o Linux, customizado pela Amazon, já adequado a rodar nas instâncias que eles possuem.

Amanhã, depois, quando você precisar de um recurso extra, já fica muito mais fácil, se você tiver utilizando esse Amazon Linux, mas no nosso caso, para simplificar ainda mais, eu venho nessa opção, aqui, “Apps + OS”, porque? Porque já tem pronto, olha que bacana, eu já tenho a opção de subir a instância, colocar o sistema operacional, colocar já o WordPress, dentro dessa instância, ele já tem uma imagem preparada com o WordPress.

Para quem já trabalha com o WordPress, sabe que o WordPress, além da aplicação em si, ainda tem aquela parte de banco de dados e uma série de configurações, que a gente precisaria fazer do zero, quando você utiliza uma imagem dessa pronta, ele vai já entregar isso tudo, pronto para você, muito rápido, muito fácil de você provisionar, olha as opções que tem aqui, está vendo? Node, que é subir um servidor de Node, servidor web e tantas opções aqui, a gente vai utilizar, para o curso, o WordPress.

Já está marcado, ele pergunta aqui, qual é o plano que você quer subir, eu vou escolher esse primeiro, olha a plaquinha, um mês de graça, esse plano aqui é o de $5, porque o de $5? Não por causa do preço, mas pela capacidade da instância, 512 MB, com um core, com 20 GB de SSD, eu vou escolher esse, que já está marcado, name, dar o nome da instância, eu vou chamar de “WP1”, esse vai ser o nome da minha instância, Ricardo, eu posso, já no início, criar mais de uma? Sim, eu poderia provisionar 4 instâncias iguais, viu que legal.

Mas a gente só vai usar uma, é só a gente clicar em “Criar” e ele vai começar a provisionar a instância para a gente, essa aqui eu já tinha, pode deixar de lado, ele está criando a instância, ele já alocou um IP, para que a gente possa acessá-lo e está fazendo o processo de criação, o que é essa criação?

Ele está preparando a máquina virtual, que se chama instância, colocando o sistema operacional, instalando o WordPress, com todos os componentes, já provisionou, bem rápido o processo, vamos fazer o acesso, para a gente testar? O IP está aqui, marquei esse IP, copiei e colei, olha a velocidade, é um negócio impressionante, já está provisionado, já está pronto o WordPress, pronto, no sentido de já estar no ar, basta, agora, você customizar a sua instância.

Você pode falar assim, Ricardo, 5 minutos terminou o curso? Não, terminou essa primeira parte, para eu te mostrar, exatamente, a velocidade e a ideia de como é simples provisionar uma máquina na nuvem e, a partir de agora, é lógico que a gente vai explorar os recursos, configurar os detalhes, para que você possa utilizar tudo que o Lightsail te disponibiliza.

O teu Blog, o teu WordPress, está aqui provisionado, ele faz isso, a partir de uma imagem pronta, que a gente vai detalhar, em breve. Estou com meu WordPress pronto, como eu faço para acessar ele, “wp-admin”, para a gente poder logar com as credenciais, usuário e senha, mas em que passo foram criados usuário e senha? Em nenhum momento, da criação da nossa instância, a gente entrou com essas informações, como a gente vai pegar esse recurso? No próximo vídeo, a gente dá sequência.

Sobre o curso Amazon Lightsail: descomplicando a nuvem

O curso Amazon Lightsail: descomplicando a nuvem possui 133 minutos de vídeos, em um total de 36 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de AWS em DevOps, ou leia nossos artigos de DevOps.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda AWS acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas