Primeiras aulas do curso Affinity Photo: tratamento de imagens

Affinity Photo: tratamento de imagens

Tratamento com o Affinity - Introdução

Baixe o material aqui

Olá a todos, sejam bem vindos ao curso de Affinity Photo, se você é uma pessoa que gosta de trabalhar com fotografia, gosta de editar suas fotografias, mas quer trabalhar com vertentes diferentes do Photoshop, o Affinity Photo é um ótimo software para você desenvolver isso. Ele tem uma interface tão limpa quanto, ele é tão tranquilo de trabalhar quanto e você consegue trabalhar de maneira bem simples com ele.

Nesse curso, nós vamos ver exatamente sobre como tratar essas imagens dentro desse software, se eu quero lidar com fotos super expostas, por exemplo, o que é a super exposição, como eu lido com isso? Se eu quero pegar uma fotografia e ajustar todos seus tons, trabalhar com realce de cor, realce de imagem dentro dessa minha fotografia, como eu consigo lidar com isso?

Até mesmo se eu quero criar aquelas fotos no sentido HDR ou criar padrões automáticos de efeito para mim dentro de um software de edição.

Vamos ver todas essas propriedades dentro do Affinity Photo, entender um pouco mais a sua interface, como lidar com essas imagens e aprender qual outro software eu tenho dentro do mercado para poder lidar com as minhas edições fotográficas.

O meu nome é Luiz Carlos e vou ser o professor que vai acompanhar vocês nesse conteúdo. Espero que vocês gostem e curtam bastante. Um abraço e até as aulas.

Tratamento com o Affinity - Overview

Olá, novamente. Fico feliz que você tenha iniciado o curso, mas antes de começarmos de fato, vamos entender um pouco melhor o que veremos durante as aulas.

Nós vamos entender melhor sobre superexposição, subexposição, o que é isso, afinal? Como eu trato isso dentro do software? Como eu lido com as imagens que são super claras? "Clica aba Foto de Bianca Salgado".

Imagem com o programa Affinity aberto e suas funcionalidades de edição, com um arquivo aberto de uma fotografia colorida de uma mulher branca jovem de cabelos avermelhados e olhos verdes em visão frontal encarando a câmera com a testa franzida e expressão séria, e está com a mão esquerda apoiando o lado direito do rosto, e o fundo desfocado possui a cor predominante marrom. No programa ao lado do arquivo, a janela com uma abala "Library" está aberta.

[000:16] Essas imagens que estão muito escuras, como eu trabalho com isso, quais as melhores ferramentas de se trabalhar, qual é o fluxo de trabalho que eu utilizo "Clica aba Photo by Olia Kobruseva", além de trabalhar um pouco melhor com os tons.

Como eu lido também com remoção de elementos dentro da minha fotografia porque às vezes, alguns elementos acabam tirando o foco daquela minha composição, como eu reduzo e como eu removo isso, quais ferramentas eu posso trabalhar.

Quais ferramentas eu utilizo "Clica em aba Photo by Simon Jackobson" para lidar com o contraste da minha imagem e trazer mais vivacidade àquela minha imagem.

Como eu consigo realçar, por exemplo, o corado daquela minha personagem, como eu consigo realçar os olhos daquela minha personagem, como eu trago todas essas propriedades através das minhas camadas, através daquele meu modo de mesclagem, como eu lido com todos esses pequenos ajustes para melhorar aquela minha composição.

"Clica aba normal.jpg". Além de entender um pouco melhor sobre HDR, um conceito muito interessante na fotografia, que eu consigo trazer resultado, onde tenho profundidade de cor muito maior, eu consigo ver todos os detalhes do céu, todos os detalhes da areia embaixo também.

Imagem com o programa Affinity aberto e suas funcionaldiades de edição, com um arquivo aberto de uma fotografia colorida de uma paisagem desértica ao pôr  do sol, em que é possível ver uma pessoa ao longe centralizada na imagem, e suas pegadas próximo à câmera, e a janela com a aba "Library" está aberta.

Como eu consigo criar esse tipo de imagem dentro do Affinity Photo, não só isso, "Clica aba NEF_8282_NEF" lidando um pouco melhor com o RAW, que é um formato de arquivo muito importante dentro da fotografia, se você é fotógrafo, você vai lidar com este tipo de formato.

E como eu lido com essas personas de tratamento dentro do Affinity, como eu lido com o RAW aqui dentro e, para que funciona o RAW.

"Clica aba panorama.jpg" Eu também quero criar panoramas, vamos entender um pouco melhor sobre essas automações que o Affinity traz para juntar várias fotos e criar uma foto longa, onde eu tenho uma visão muito maior daquela minha fotografia, daquele ambiente que eu trabalhei.

E lidando um pouco melhor "Clica aba Photo by Connor Wilkins" com o que nós chamamos de macro, que seria uma parte automática dentro do software caso você queira criar efeitos e aplicar esses efeitos em várias fotos, por exemplo, eu venho em "Library > Efeito_01" e eu já tenho todo o efeito aplicado, você mesmo criou esse conjunto de coisas.

Vamos entender todo esse processo e cada uma dessas etapas ao decorrer das aulas desse curso. Espero que você curta bastante cada um deles. Não se esqueça de entrar no fórum para tirar as duas dúvidas ou postar os seus trabalhos ao decorrer do curso.

Lá na frente vocês vão ver que eu vou voltar a falar sobre isso porque é muito importante que entremos em contato com a comunidade aqui na Alura. Espero que vocês gostem, um abraço e até as aulas.

Tratamento com o Affinity - Setando o workspace

Se você já tem o costume de utilizar o Affinity e conhecer essa ferramenta, fique à vontade para conseguir pular este primeiro vídeo porque eu vou basicamente explicar sobre a área de trabalho que nós vemos dentro de um software que não é tão costume, agora nós vemos no mercado, está ganhando um espaço maior.

Vamos então iniciar o nosso curso de Affinity, eu vou fazer o seguinte: eu vou abrir o software para nós "Windows > Affinity > Enter" para nós identificarmos nesse primeiro momento o que ele traz nessa área de trabalho.

No momento em que você abre o software, ele já traz para você a mesma tela de boas vindas que nós temos o costume de ver em vários outros softwares de edição ou de tratamento. Onde eu consigo acessar os fóruns e as mídias sociais, como também abrir um documento específico para aquilo. Nós vamos mexer com isso no momento exato.

O que eu quero que vocês entendam de começo dentro do Affinity é o costume com a sua área de trabalho, eu vou sempre fazer analogias com o Photoshop porque é um software muito utilizado no mercado e a maioria das pessoas acabam utilizando o Photoshop ou conhecendo a sua interface.

Nós conseguimos diferenciar a sua interface e interpretar da melhor maneira como eu consigo trabalhar com o Affinity, onde eu consigo achar determinadas áreas.

Se você olhar de cara, eu já estava trabalhando com o software e eu tenho aqui algumas coisas que estão fora do lugar.

Diferente de outros softwares convencionais, nós não temos dentro da janela, dentro do menu ou window, aquelas características de quais janelas eu quero que fiquem visíveis para mim. O Affinity acaba tratando sua área de trabalho como se fosse um estúdio, qualquer janela, qualquer paleta que você queira habilitar dentro do seu estúdio, você vai vir no menu View, dentro de View eu tenho “Studio”.

Em Studio eu quero definir a que eu tenho acesso, quais ferramentas eu quero trabalhar. Se, por algum motivo, você vai mexer com algum dos softwares e já vem alguma coisa bagunçada, vá em "Studio" e trabalhe com o botão "Reset Studio".

Fazendo isso, você tem uma área muito mais organizada e padrão, dessa área você começa a organizar como você quer trabalhar. Diferente de outros softwares, eu não tenho organizações já pré-definidas e algo que eu queira deixar padrão para mim, ele vai trazer para você o Menu em cima com acesso rápido a alguns ajustes, o que nós vamos trabalhar no decorrer do curso.

Nós temos principalmente, personas que é uma das características bem diferentes dentro do Affinity, que é não necessariamente uma área de trabalho, mas um ambiente específico para tratar imagens de uma forma, ambiente específico para poder exportar imagens, ambiente específico para poder lidar com tons e nós vamos lidar com cada um desses no momento exato dentro do curso.

Nós temos, como outros softwares, no canto esquerdo, as ferramentas padrões, que eu vou desenvolver e criar através dele, e na direita, as minhas janelas. Lembrando que, qualquer ferramenta que eu selecione vai aparecer em cima as suas propriedades, nós podemos editar e trabalhar, por exemplo, com tamanho de brush e coisas do gênero.

É muito importante você entender isso porque nós não queremos, por exemplo, uma organização cheia de informação, como padrão ele vem com a maioria das coisas, eu não quero, por exemplo, a janela Effects, "Arrasta Effects para o centro da tela", essa é uma janela que eu não vou trabalhar durante o tratamento de imagem durante esse curso.

Eu posso fazer o quê? Eu posso fechar essa janela "Clica no x". A mesma coisa para Style "Arrasta Style para o centro da tela > Clica no x". Eu começo a organizar ele e limpar a minha área de trabalho para facilitar o acesso a que eu preciso dentro da minha configuração e dentro daquilo que eu estou trabalhando.

Da mesma forma onde eu não vou trabalhar com Swatches "Arrasta Swatches > Clica no x", porque isso é uma ferramenta mais específica para outro tipo de layout e não necessariamente com brushes no momento "Arrasta brushes > Fecha", posso tirar essas janelas.

Eu aconselho muito você organizar a sua área de trabalho para facilitar o acesso que você tem a determinadas ferramentas e evitar que você fique selecionando janelas erradas ou acabe atrapalhando o seu projeto.

Uma das coisas que eu quero trazer de muito importante dentro desse software, é a janela chamada Stock "Arrasta janela".

Essa janela é muito legal porque se você vai trabalhar com tratamento de imagem e vai testar algumas configurações, ou se você vai trabalhar com composição, esses Stock traz para você um acesso rápido a 3 sites de acesso gratuito a fotografias, o Pexels, o Pixabay e o Unplash.

Se você pesquisar, por exemplo, por “ocean” na barra de pesquisa da janela Stock", ele vai pesquisar para você na internet direto e trazer para você fotos de oceano de um site onde é muito mais fácil você buscar essas imagens e elas são todas livres de direitos autorais, você pode utilizar, eles só pedem que você fale que foi achado no site Unplash, achado no site Pexels, assim por diante.

É muito legal porque nos exercícios que nós vamos trabalhar durante o curso, eu vou falar sobre processos que nós vamos desenvolver em imagens, por exemplo, subexpostas e eu vou trazer fotografias diversas. Você pode, além de utilizar as fotografias que eu trouxe, procurar alguma das fotografias em Stock para treinar, para tratar com os exercícios, para poder tratar aqueles efeitos.

Depois disso eu posso arrastar stock de volta para o lado direito, e nós vamos trabalhar com Layers e Adjustments, são as principais partes que nós vamos desenvolver.

Organizando a minha área de trabalho dessa forma, identificando onde fica cada um dos elementos, fica muito mais fácil para desenvolver a partir daqui. E agora nós vamos começar a entender um conceito mais teórico que é sobre o histograma dentro do Affinity, como eu consigo identificar isso e o que seria isso dentro da fotografia.

Um abraço e até o próximo vídeo.

Sobre o curso Affinity Photo: tratamento de imagens

O curso Affinity Photo: tratamento de imagens possui 127 minutos de vídeos, em um total de 52 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Tratamento de Imagem em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Tratamento de Imagem acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas