Cursos online: 7 benefícios para sua carreira profissional

Equipe Revelo
Equipe Revelo

Compartilhe

Quatro notebooks um ao lado do outro, com três pessoas em cada um estudando coisas diferentes

Confira alguns benefícios dos cursos online para sua carreira profissional e razões para começar a investir na educação à distância.

Seja para iniciar a carreira dos sonhos, obter uma nova formação ou continuar se especializando, investir seu tempo em cursos e formações é fundamental para se manter atualizado e se destacar em sua profissão.

No entanto, se você trabalha em tempo integral, pode estar se perguntando sobre como economizar tempo para assistir às aulas.

Atualmente, cada vez mais escolas e universidades estão oferecendo seus programas educacionais completos na modalidade online, com diversas opções de cursos online e workshops oferecidos como webinars.

Graças a tecnologia, o ensino à distância tornou-se uma oportunidade de desenvolvimento para muitas pessoas, pois exige um investimento financeiro mais baixo e proporciona maior flexibilidade de tempo. Mas, os benefícios não param por aí.

Confira a seguir 7 benefícios dos cursos online, além de diversas razões para estudar à distância em busca dos seus objetivos de carreira.

1. A educação online é respeitada

Hoje em dia, os empregadores respeitam um diploma ou certificado online tanto quanto os presenciais. Eles entendem que, com os avanços tecnológicos, mais pessoas estão investindo na educação à distância.

Nesse contexto, ter certificados de cursos online no seu currículo demonstrará que você adquiriu novos conhecimentos e buscou melhorar profissionalmente.

2. Facilidade de adaptar sua rotina

Houve um tempo em que era preciso pedir demissão ou reduzir as horas de trabalho para voltar a estudar, especialmente para um curso com programa de estudos de tempo integral.

Com os cursos online, você assiste às aulas quando é adequado para sua programação e rotina. Dessa forma, poderá manter seu emprego, e não terá uma lacuna de trabalho em seu currículo.

Além disso, outra vantagem de continuar a trabalhar enquanto você faz cursos online, é que os gestores reconhecerão suas habilidades de gerenciamento de tempo.

3. Economia de tempo e flexibilidade

Nos cursos online você economiza tempo, pois não precisa se deslocar para chegar na sala de aula.

Você precisa somente de um computador com Internet e poderá estudar nas melhores instituições de ensino do Brasil e do mundo, sem precisar sair de casa.

Além disso, permite que você estude quando for adequado ao seu horário e oferece a flexibilidade de escolher quanto tempo você se dedica por dia.

Já que você pode se inscrever em cursos de graduação completos ou fazer cursos que duram apenas algumas horas por semana.

4. Aprendizagem online é mais acessível

Muitos programas de graduação e cursos online são mais acessíveis do que aqueles oferecidos em escolas tradicionais.

Através das plataformas de educação online, você pode encontrar ótimos cursos online gratuitos ou por um curso baixo.

Além disso, ao participar de cursos online, você economiza nas despesas de transporte e alimentação, incluindo o desgaste adicional do veículo devido ao trajeto até o local do curso.

5. Oportunidades de networking

Muitos cursos online são projetados para serem interativos promovendo o networking entre professores e alunos. Por exemplo, as ferramentas de bate-papo durantes as aulas e grupos de discussões online facilitam para os alunos se conectarem.

Além disso, os professores de cursos online costumam usar maneiras inovadoras para garantir que os alunos estejam engajados, o que pode criar mais oportunidades de conhecê-los e trabalhar com outros alunos.

6. Melhorar suas habilidades profissionais

Conforme você evolui em seu curso online, descobrirá que está aprendendo novas práticas que podem ser aplicadas em seu trabalho atual.

Com certeza, isso pode ajudar a aumentar seu valor para sua empresa, provando que fazer aulas online também pode melhorar seu desempenho e produtividade.

Além disso, se você deseja aprimorar suas habilidades profissionais em busca de uma promoção, um curso online poderá atender às suas necessidades sem prejudicar seu tempo dedicado ao trabalho.

7. Incentivo dos programas de qualificação profissional

Atualmente, muitas empresas oferecem programas de qualificação profissional aos colaboradores para investir na requalificação profissional, com o intuito de reduzir a rotatividade e custos de recrutamento.

Ao aproveitar as vantagens do programa de qualificação profissional da sua empresa, você terá mais probabilidade de ser promovido e, consequentemente, poderá ter um salário mais alto.

De forma simples, essas ações podem ser realizadas através de financiamentos educacionais e treinamentos. Desse modo, a empresa já estará investindo na sua próxima geração de talentos.

Confira 5 razões para fazer cursos online

  • Você deseja mudar de carreira ou de trabalho e precisa aprender novas habilidades ou conhecimento específico;

  • Você está procurando uma área específica na sua carreira para se especializar;

  • Você deseja melhorar a qualidade do seu trabalho e desempenho;

  • Você precisa se manter atualizado com os conhecimentos, habilidades e tendências mais recentes do seu setor;

  • Você deseja adquirir novos conhecimentos para subir de nível na sua carreira.

Além disso, os cursos online podem ajudá-lo a se manter energizado para fornecer as habilidades e os conhecimentos necessários para seu trabalho, permitindo que você continue agregando valor à empresa.

Em conclusão, os cursos online podem proporcionar a flexibilidade que você precisa para construir sua carreira profissional sem prejudicar seu tempo dedicado ao trabalho, família e vida social.

Equipe Revelo
Equipe Revelo

Revelo, maior empresa de tecnologia do setor de Recursos Humanos da América Latina, oferece uma plataforma completa para atrair, buscar, recrutar e selecionar pessoas. Sua tecnologia conecta candidatos às vagas de forma ágil e humanizada. Em 2019, recebeu mais de R$ 105 milhões em rodadas de investimento e se tornou a empresa mais investida do setor na história do Brasil.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão