Transição de carreira em UX: dicas de como realizar esse processo

Transição de carreira em UX: dicas de como realizar esse processo
Gabriela de Lima
Gabriela de Lima

Compartilhe

A área da User Experience (UX) cada dia mais está expandindo seu campo de atuação no mercado e ganhando importância dentro dos ambientes empresariais. Um resultado positivo é que as pessoas acabam tendo mais contato com a área, criando até mesmo o desejo de se especializar e se tornar um profissional da UX.

Algo muito comum é ver pessoas de outras especialidades querendo migrar para a UX, ou seja, desejam realizar a famosa transição de carreira. Porém, como se trata de uma área que está em expansão, não há muita clareza sobre quais são os caminhos que uma pessoa precisaria seguir para fazer isso.

O que é transição de carreira?

Imagem de uma mulher sentada em uma cadeira e de frente para uma mesa que está apoiando seu notebook, um par de óculos e um copo de café.

Sabe aquele momento em que você se questiona sobre tudo na sua vida profissional? Surge uma grande necessidade de mudá-la e encontrar novos desafios. Quando isso acontece, conhecemos novas áreas e nos apaixonamos por elas, desejamos mudar o segmento em que estamos. E com isso, começamos a famosa transição de carreira.

A transição de carreira é como chamamos o processo de mudança de áreas de atuação profissional. Então, por exemplo, se você atua na área de Tecnologia da Informação e quer mudar para a UX, a realização de uma transição de carreira pode te ajudar com isso.

Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Como fazer uma transição de carreira para UX?

Imagem de uma mulher em pé e sorrindo e com uma lousa cheia de anotações ao fundo.

Apesar de existirem pessoas que oferecem fórmulas mágicas para realizar uma transição de carreira rápida e bem sucedida, a verdade é que não existe um passo-a-passo definido. Cada pessoa que já passou pela transição de carreira teve um caminho adaptado para sua própria realidade, tempo e investimento financeiro disponível.

Caso esteja no processo ou queira iniciar a transição de carreira, considere todas as suas condições atuais: tempo e orçamentos disponíveis, os conhecimentos que você precisa para atuar na área, e as habilidades que precisam ser praticadas. Além disso, alinhe o seu caminho com os seus objetivos e metas, dessa forma o seu planejamento fica mais consistente.

Transição de carreira - UX - Layers ponto tech #39

Dicas para realizar uma transição de carreira saudável para UX

Como vimos, não existe um caminho pré-definido para realizar uma boa transição de carreira, mas podemos observar algumas dicas interessantes para nos ajudar a traçar a rota que desejamos seguir.

1 - Se conheça bem

Imagem de uma mulher sentada em uma cadeira e de frente para uma mesa. Na mão direita ela segura um livro e na mão esquerda uma xícara.

Uma transição de carreira tem como objetivo te preparar para um nova área de atuação, mas antes de iniciar esse processo, você precisa conhecer quais são seus pontos fortes, seus pontos a serem melhorados e suas habilidades pessoais/técnicas. Dessa forma, você consegue estruturar as ações que precisam ser feitas para melhorar ou se aperfeiçoar.

2 - Trace os seus objetivos

Imagem de uma parede de tijolos pintada de azul e com uma grande seta na cor branca apontada para o lado direito.

No processo de transição de carreira, cada ação precisa ter uma razão para ser feita, então temos que alinhar esses propósitos desde o início para que o seu planejamento seja formado de pequenas ações que te levam a alcançar esses objetivos. Lembre-se: quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve. Ou seja, você não saberá quais resultados alcançará se não entender a rota que está seguindo.

3 - Faça um planejamento consistente e com datas

Imagem de uma mesa que contém um notebook, um caderno com um caneta, uma xícara, um vaso pequeno com flores e uma mini jarra em cima.

Sabendo para onde deseja ir e os principais passos a serem tomados, é preciso começar a estruturar o caminho de fato. A organização é algo muito importante para que o processo seja consistente, pois a constância é uma peça-chave no momento de transição de carreira. Então, alinhe seus objetivos com o tempo disponível que você tem para se dedicar e coloque datas-limite para que sejam alcançados.

4 - Faça práticas para treinar o seu conhecimento

Imagem de uma pessoa utilizando uma lapiseira para desenhar sobre alguns papéis. A sua frente está uma mesa com um caderno, uma xícara e os papéis que estão sendo usados para a atividade.

O conhecimento é muito valioso, porém se torna mais ainda quando o colocamos em prática. Então procure pequenos projetos, ações voluntárias e/ou eventos que te ajudem a atuar de forma ativa na construção de algo. Isso será positivo até mesmo para compor o seu portfólio profissional.

5 - Procure conhecer outras pessoas que também fizeram transições de carreiras

Imagem de três mulheres sentadas de frente para uma mesa conversando e utilizando um notebook e um tablet.

Conheça pessoas que passaram por caminhos semelhantes ao seu, pois elas compreenderão suas dores e medos, e podem te oferecer conselhos válidos para te ajudar no seu processo. Você pode se inspirar nessas histórias, assim como a sua própria transição de carreira futuramente será inspiradora para quem estiver passando por isso também.

Conclusão

Imagem de uma mulher sentada sobre um sofá e apoiando um notebook sobre as pernas. Ao fundo há algumas plantas, uma mesa pequena e uma divisória para dividir o local em que a mulher está de um outro cômodo.

A transição de carreira é um momento de muitas dúvidas e ao mesmo tempo cheio de novas realizações. O desafio de se reencontrar em uma outra área pode ser confuso logo de início, então não se sinta em atraso por conta disso: a verdade é que todo mundo passa por essa sensação de confusão.

Então não se cobre tanto caso precise de um pouco mais de tempo para planejar e traçar seus objetivos, ou se sentir a necessidade de recalcular a sua rota de transição de carreira. Esse não é um processo fixo, é possível adaptá-lo de acordo com o que você deseja alcançar.

Revisando

Imagem de um caderno aberto sobre uma mesa e com um lápis sobre a página aberta.

Ao longo deste artigo, conversamos sobre muitos pontos, entre eles:

  • O que é a transição de carreira;
  • Como funciona o processo de transição de carreira em UX;
  • Dicas importantes para serem observadas para quem está no processo ou deseja iniciar a transição de carreira em UX.

Curtiu a nossa conversa? Aqui na escola Alura temos esse e diversos outros conteúdos prontos para te ajudar a realizar sua transição de carreira, entre eles:

Bora mergulhar em tecnologia?


Créditos

Gabriela de Lima
Gabriela de Lima

Sou formada em Design Gráfico, e trabalho com UX Writing e UX/UI Design, além das próprias artes gráficas que aprendi na minha formação acadêmica. É um alegria dizer que, hoje em dia, posso compartilhar meu conhecimento com todos vocês através de aulas, artigos e papos. Sempre bom poder contribuir com a carreira profissional de cada futuro designer!

Veja outros artigos sobre UX & Design