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7 livros imperdíveis sobre Marketing e Marketing Digital

Ana Mascarenhas
Ana Mascarenhas

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Reunião de marketing
4 livros empilhados, o de cima está aberto mostrando algumas páginas. Atrás dos livros, há um notebook aberto, aparecendo o touchpad, o teclado e a tela, a imagem do notebook está bem desfocada.

O que é marketing? Com certeza você consegue dar uma definição bem aproximada da correta. Mas existe uma definição correta? Na literatura, Philip Kotler define como “um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor”, já o autor Ryan Holiday diz que marketing é “tudo aquilo que conquista e mantém os clientes”.

A resposta dessa pergunta e suas várias ramificações foram respondidas por milhares de estudiosos e especialistas, trazendo tendências e atualizações do mercado, novos conceitos e suas bases teóricas enraizadas nos filósofos e sociólogos.

A verdade é que para responder essa pergunta precisamos exatamente disso: base. Para entender e aplicar o marketing, é necessário entender de negócios, mercado, consumo, sociedade, cultura, valores e finanças. Não é apenas saber vender, é saber para quem vender.

E para te ajudar a chegar nessa resposta, e em todas as outras que a temática nos apresenta de dúvidas, separei sete livros que considero fundamentais para quem quer ler sobre Marketing e Marketing Digital da atualidade, que abordam desde os estudos de mercado, mudanças no comportamento de consumo, até as estratégias e hacks usados para atrair, seduzir o consumidor e vender mais. Todos em bom português, em versão física e virtual, que podem ser facilmente encontrados na Amazon! Vamos à lista:

Marketing 4.0 - Philip Kotler

A nossa lista não poderia começar com outro autor que não Philip Kotler, o pai do marketing! Na obra anterior, intitulada Marketing 3.0, o autor explica a transição do marketing com foco no produto (1.0), ao foco no consumo (2.0), até chegar no foco no ser humano (3.0). Nessa nova obra, Kotler se junta a Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, examinando as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital, que recebe o nome de Marketing 4.0.

A obra mostra como a conectividade mudou radicalmente a forma como vivemos, e explana os caminhos do consumidor na era digital, a fim de adotar um novo conjunto de métricas e práticas de marketing.

Os autores mostram que, para alcançar o sucesso nesse ambiente digital tão instável e competitivo, o novo marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada de consumo, que começa na apresentação da marca e termina na fidelização total desse cliente. De tempos em tempos surge um novo movimento de marketing, e Kotler mostra que dessa vez não são as regras do marketing que mudaram, e sim toda a sociedade.

Contágio - Jonah Berger

Jonah Berger é um professor de marketing de Wharton, Universidade da Pensilvânia, e passou a última década pesquisando as respostas para as seguintes perguntas:

  • O que torna as coisas populares?
  • Por que as pessoas falam mais sobre certos produtos e ideias que outros?
  • O que faz um conteúdo online tornar-se viral?

Em sua longa pesquisa, que foi brevemente resumida neste livro, o autor revelou a ciência secreta por trás do famoso boca a boca e da transmissão social. Ele explana os seis princípios básicos que fazem todos os tipos de coisas se tornarem “contagiosas”, desde bens de consumo até iniciativas políticas.

Se você quer saber como cativar o seu público e como entender o que tende ao sucesso ou não, esse livro é obrigatório!

Neuromarketing: Como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores - Darren Bridger

Especialmente para os profissionais do design, que também se aventuram nos estudos de marketing, Darren Bridger preparou essa obra que aborda os conceitos e aplicações do neuromarketing baseados nos inúmeros estímulos sensoriais gerados pelos diferentes dispositivos tecnológicos presentes na atualidade.

O autor retrata como o cérebro humano é bombardeado de informações visuais e sonoras, e que a maioria acaba sendo ignorada. E, por isso, é necessário criar um conteúdo capaz de chamar a atenção e desencadear alguma reação no comportamento de escolha para o ato da compra.

Copywriting - Vol 1 e Vol 2 - Paulo Macedo

Para quem se interessa por redação publicitária e as formas de escrever para persuadir em um anúncio online, o autor Paulo Macedo define a obra do volume 1 como “O método de escrita centenário mais cobiçado do mercado americano”, e conclui a obra com a continuação do volume 2, intitulado “A habilidade de ouro usada por milionários para transformar palavras”.

Na obra, o autor conseguiu mostrar como aumentar o poder da comunicação e ensinar a desenvolver discursos que potencializam as vendas de qualquer segmento.

Storybrand - Donald Miller

Ainda falando sobre como usar as palavras de forma mágica para vender mais, a obra de Donald Miller carrega o slogan: “Crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca”.

Criador da metodologia Storybrand, Miller explica em sua obra como essa abordagem é usada pelas marcas para criar uma conexão com os clientes, fazendo com que eles captem o apelo irresistível dos benefícios de usar os seus produtos ou serviços. Ele faz isso mostrando aos leitores os sete elementos universais das histórias que influenciam todos os seres humanos.

Tribos - Seth Godin

Um dos grandes gênios do marketing, Seth Godin, integra nossa lista com a obra “Tribos: Nós precisamos que você nos lidere”.

Autor de livros de marketing desde os anos 90, palestrante e empresário, Godin foi criador de uma das primeiras companhias de marketing digital, e criou conceitos que usamos até hoje nas mídias.

A obra nos traz uma excelente visão sobre como e qual a melhor forma de atingir um público com o fim dos meios tradicionais de comunicação, como televisão e rádio, ofuscados pela internet. De acordo com o autor, a melhor forma é criando uma narrativa memorável sobre o produto, fazendo com que o usuário da internet integre um grupo ou uma comunidade sobre o produto ou serviço. Seth compartilha sua visão sobre como é a dinâmica desses grupos e comunidades.

As armas da persuasão - Robert Cialdini

Você já comprou uma roupa que nem gostou tanto assim só pelo poder de convencimento de um bom vendedor ou vendedora? Se a resposta é sim, neste livro você vai entender o porquê!

Segundo o próprio Cialdini, de tanto cair na lábia de bons vendedores, o psicólogo se dedicou ao estudo do poder da persuasão. Com dados de pesquisas científicas sobre o assunto, o autor criou uma obra de linguagem acessível, informativa e indispensável a todos que querem saber como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender de influenciadores.

E então, se interessou por algum título ou já leu um deles?

Lembrando que essa lista não tem uma ordem de importância ou relevância, considero que todos são excelentes para iniciar ou dar segmento aos seus estudos em Marketing. E uma outra dica para se manter em dia nas atualizações do tema é completar os cursos da nossa formação em Marketing Digital, aqui na Alura.

Ana Mascarenhas
Ana Mascarenhas

Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.

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