Por ser uma ferramenta gratuita, o Google Trends é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo, permitindo ao usuário descobrir novas tendências de forma prática. Muito importante para quem trabalha com SEO, ela pode facilitar a busca de interesses do momento, facilitando a descoberta de tendências e possibilidades sazonais, antecipando conteúdos e campanhas, para que o resultado no momento necessário seja realmente alcançado.
Para produzir conteúdos relevantes na internet você precisa saber quais são os assuntos do momento, principalmente aqueles que interessam o seu público. O Google Trends foi desenvolvido para trazer as palavras-chave mais pesquisadas pelos usuários.
Por ter sido desenvolvido pelo líder de mercado, o Google, a base de dados utilizada é a deles, por isso, você tem dados de uma fonte muito completa e muito acessada mundialmente. Essas informações podem ser afuniladas para que você possa ter materiais mais específicos, como palavras-chave, regiões que o termo se destaca, tendências, etc.
Desde 2004 tudo o que foi pesquisado na plataforma do google está reunido no Google Trends, por isso, ela é considerada uma das ferramentas mais completas, sendo, consequentemente, a mais utilizada.
Como já dissemos antes, o banco utilizado pelo Google Trends é o mesmo do Google, por isso, ele reúne todas as pesquisas feitas em seu buscador e em outras plataformas, podendo assim reunir as informações do que o usuário tem buscado em um curto período de tempo.
De forma resumida, a ferramenta utiliza os dados das pesquisas, organiza essas informações e disponibiliza os assuntos que são sensação do momento, definindo assim o comportamento do usuário, mostrando aumentos repentinos em determinados assuntos, etc.
As informações são disponibilizadas em formato de gráfico, que de acordo com o interesse do usuário e período pode variar, por isso, o gráfico mostra as variações de busca dos assuntos.
Que o Google Trends possui muitos dados nós já sabemos, mas para que podemos utilizar isso? No marketing digital quanto mais você consegue identificar seu público e seus interesses, suas campanhas podem ter mais sucesso, por isso, essas informações podem servir para:
Produzir conteúdo é uma estratégia adotada por muitas empresas para atrair novos clientes, mas como fazer conteúdo que gera engajamento?
Essa é uma das grandes dificuldades que as empresas possuem e o Google Trends pode ser um incrível aliado nesses casos. Sabendo as palavras-chave mais pesquisadas você pode produzir materiais que seu usuário procura, aumentando o interesse e consequentemente seu engajamento e melhorando seu posicionamento orgânico também.
Descobrir os termos corretos para sua campanha podem impactar diretamente na quantidade de cliques que você irá conseguir. No Google Trends você consegue comparar termos e analisar as estatísticas para saber se o termo que você escolheu irá gerar bons resultados ou não.
A escolha de termos é extremamente importante quando falamos de campanhas de marketing e SEO, pois eles podem definir a taxa de cliques, além de uma boa escolha melhorar o rankeamento de suas palavras-chave e consequentemente o tráfego de seu site.
Saber os assuntos que interessam seu público também te possibilita antecipar e planejar campanhas baseadas nos picos de interesses. Isso está ligado principalmente a períodos sazonais, como por exemplo estações do ano, datas comemorativas e outros.
Descobrir as tendências também é possível com o Google Trends quando buscamos por termos relacionados ao seu segmento. Isso pode servir para você aprimorar o conteúdo que você utiliza em seu site, além de descobrir novas tendências que atraem seu público.
Nesses casos quanto mais você consegue direcionar os produtos e conteúdos a seu público alvo, mais interesse despertará nele, podendo assim, fidelizar o usuário e converter isso em vendas, leads ou qualquer outro ponto de conversão para seu negócio.
Existem diversos recursos que você pode utilizar para conseguir utilizar o Google Trends. O primeiro passo é entrar no site https://trends.google.com.br/trends/, e logo de cara você irá ver os assuntos mais populares do momento. Essas informações você pode filtrar por categorias ou localização.
Mas no início o que mais chama a atenção é a possibilidade de buscar por palavras-chave e tópicos. Ao pesquisar o termo de seu interesse, podemos filtrá-lo e compará-lo com outros termos. Os tipos de filtro são quatro:
Dados com base na localização dos usuários;
Fonte dos dados;
Intervalo do estudo (definir intervalos a partir de 2004);
Categorias estabelecidas.
A próxima informação que temos acesso ao continuar rolando a página é o interesse por regiões, onde podemos selecionar subdivisões, como por exemplo, se pesquisamos por algum termo e definirmos como "Brasil" a localidade, podemos selecionar os dados de cada estado ou cidades e entender melhor o comportamento por região para o termo buscado.
E por fim, podemos consultar os assuntos relacionados com aqueles que procuramos. Se procurarmos o termo ALURA, vemos que existem assuntos relacionados em ascensão, como “Plataforma - Computação”, “Inteligência artificial - Campo de Estudo”, etc.
Logo ao lado, na direita, podemos verificar a lista de consultas relacionadas, que no caso do termo ALURA a consulta relacionada principal seria “alura cursos online” e alguns derivados.
O trabalho para entender o usuário é constante e deve ser feito periodicamente, mas com o auxílio do Google Trends, temos uma grande gama de dados para que esse trabalho seja preciso e prático.
Entender o que seu cliente quer e se interessa é a chave principal para produzir um conteúdo de alta relevância, melhorando todos os seus resultados na web e consequentemente nas conversões. Procure entender mais para quem você fala, assim suas campanhas serão um sucesso!
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