Google Trends: Conheça a ferramenta de tendências mais usada

Google Trends: Conheça a ferramenta de tendências mais usada
felipebenincasaseo
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Introdução

Por ser uma ferramenta gratuita, o Google Trends é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo, permitindo ao usuário descobrir novas tendências de forma prática. Muito importante para quem trabalha com SEO, ela pode facilitar a busca de interesses do momento, facilitando a descoberta de tendências e possibilidades sazonais, antecipando conteúdos e campanhas, para que o resultado no momento necessário seja realmente alcançado.

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O que é Google Trends?

Para produzir conteúdos relevantes na internet você precisa saber quais são os assuntos do momento, principalmente aqueles que interessam o seu público. O Google Trends foi desenvolvido para trazer as palavras-chave mais pesquisadas pelos usuários.

Por ter sido desenvolvido pelo líder de mercado, o Google, a base de dados utilizada é a deles, por isso, você tem dados de uma fonte muito completa e muito acessada mundialmente. Essas informações podem ser afuniladas para que você possa ter materiais mais específicos, como palavras-chave, regiões que o termo se destaca, tendências, etc.

Desde 2004 tudo o que foi pesquisado na plataforma do google está reunido no Google Trends, por isso, ela é considerada uma das ferramentas mais completas, sendo, consequentemente, a mais utilizada.

O que é o Google Trends #inset

Como funciona o Google Trends?

Como já dissemos antes, o banco utilizado pelo Google Trends é o mesmo do Google, por isso, ele reúne todas as pesquisas feitas em seu buscador e em outras plataformas, podendo assim reunir as informações do que o usuário tem buscado em um curto período de tempo.

De forma resumida, a ferramenta utiliza os dados das pesquisas, organiza essas informações e disponibiliza os assuntos que são sensação do momento, definindo assim o comportamento do usuário, mostrando aumentos repentinos em determinados assuntos, etc.

As informações são disponibilizadas em formato de gráfico, que de acordo com o interesse do usuário e período pode variar, por isso, o gráfico mostra as variações de busca dos assuntos.

Pra que serve o Google Trends?

Que o Google Trends possui muitos dados nós já sabemos, mas para que podemos utilizar isso? No marketing digital quanto mais você consegue identificar seu público e seus interesses, suas campanhas podem ter mais sucesso, por isso, essas informações podem servir para:

1. Produção de Conteúdo

Produzir conteúdo é uma estratégia adotada por muitas empresas para atrair novos clientes, mas como fazer conteúdo que gera engajamento?

Essa é uma das grandes dificuldades que as empresas possuem e o Google Trends pode ser um incrível aliado nesses casos. Sabendo as palavras-chave mais pesquisadas você pode produzir materiais que seu usuário procura, aumentando o interesse e consequentemente seu engajamento e melhorando seu posicionamento orgânico também.

2. Comparar termos

Descobrir os termos corretos para sua campanha podem impactar diretamente na quantidade de cliques que você irá conseguir. No Google Trends você consegue comparar termos e analisar as estatísticas para saber se o termo que você escolheu irá gerar bons resultados ou não.

A escolha de termos é extremamente importante quando falamos de campanhas de marketing e SEO, pois eles podem definir a taxa de cliques, além de uma boa escolha melhorar o rankeamento de suas palavras-chave e consequentemente o tráfego de seu site.

3. Ações

Saber os assuntos que interessam seu público também te possibilita antecipar e planejar campanhas baseadas nos picos de interesses. Isso está ligado principalmente a períodos sazonais, como por exemplo estações do ano, datas comemorativas e outros.

4. Descobrir tendências

Descobrir as tendências também é possível com o Google Trends quando buscamos por termos relacionados ao seu segmento. Isso pode servir para você aprimorar o conteúdo que você utiliza em seu site, além de descobrir novas tendências que atraem seu público.

Nesses casos quanto mais você consegue direcionar os produtos e conteúdos a seu público alvo, mais interesse despertará nele, podendo assim, fidelizar o usuário e converter isso em vendas, leads ou qualquer outro ponto de conversão para seu negócio.

Como utilizar a ferramenta Google Trends #inset

Existem diversos recursos que você pode utilizar para conseguir utilizar o Google Trends. O primeiro passo é entrar no site https://trends.google.com.br/trends/, e logo de cara você irá ver os assuntos mais populares do momento. Essas informações você pode filtrar por categorias ou localização.

Mas no início o que mais chama a atenção é a possibilidade de buscar por palavras-chave e tópicos. Ao pesquisar o termo de seu interesse, podemos filtrá-lo e compará-lo com outros termos. Os tipos de filtro são quatro:

  • Dados com base na localização dos usuários;

  • Fonte dos dados;

  • Intervalo do estudo (definir intervalos a partir de 2004);

  • Categorias estabelecidas.

Como utilizar a ferramenta Google Trends - Buscando por Alura #inset

A próxima informação que temos acesso ao continuar rolando a página é o interesse por regiões, onde podemos selecionar subdivisões, como por exemplo, se pesquisamos por algum termo e definirmos como "Brasil" a localidade, podemos selecionar os dados de cada estado ou cidades e entender melhor o comportamento por região para o termo buscado.

E por fim, podemos consultar os assuntos relacionados com aqueles que procuramos. Se procurarmos o termo ALURA, vemos que existem assuntos relacionados em ascensão, como “Plataforma - Computação”, “Inteligência artificial - Campo de Estudo”, etc.

Logo ao lado, na direita, podemos verificar a lista de consultas relacionadas, que no caso do termo ALURA a consulta relacionada principal seria “alura cursos online” e alguns derivados.

O trabalho para entender o usuário é constante e deve ser feito periodicamente, mas com o auxílio do Google Trends, temos uma grande gama de dados para que esse trabalho seja preciso e prático.

Entender o que seu cliente quer e se interessa é a chave principal para produzir um conteúdo de alta relevância, melhorando todos os seus resultados na web e consequentemente nas conversões. Procure entender mais para quem você fala, assim suas campanhas serão um sucesso!

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