Quando utilizar short circuit em Java

Quando utilizar short circuit em Java

Estou me preparando para a certificação da Oracle e me deparei com a situação de comparação de booleanos. Todas as vezes que precisamos fazer comparações com tipos boolean utilizamos operadores E ou OU:


System.out.println(1 > 2 & 1 == 1); // false.
System.out.println(1 == 1 | 2 > 1); // true.

Nesses exemplos a comparação é feita nos dois lados. Dois lados? Mas como assim? Isso mesmo, dois lados! Por exemplo:

Banner da Escola de Programação: Matricula-se na escola de Programação. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

System.out.println(1 > 2 & 1 == 1);

Quando ele verifica a expressão 1 > 2 é identificado como uma expressão false, mas, mesmo sabendo que o resultado total será false, ele verifica o 1 == 1. Isso significa que sempre que utilizamos esses tipos de operadores a verificação será realizada tanto da condição anterior quanto da posterior! Chamamos esses operadores de _bitwise_ ou então bit a bit.

Agora vamos imaginar uma seguinte situação:


public boolean pagamento(){ 

    pagaTodasAsDividas(); 
    System.out.println("pagamento efetuado"); 
    return true;
}

public boolean temDivida(int tipo) { 
    // verifica se tem dívida 
    if (tipo == 1) { System.out.println("tem dívida"); 
        return true; } 
        else { System.out.println("não tem dívida"); 
        return false;
        }
}

if(temDivida(0) & pagamento()){ 
    System.out.println("Comprovante enviado");
}

Testando esse trecho de código:

Resultado:


\> não tem dívida > pagamento efetuado

Como assim pagamento efetuado? Sendo que não tenho dívida... Nesse caso foi feita uma comparação entre dois métodos que retornam boolean, porém o método pagamento() possui um efeito colateral e só poderia ser executado se o método temDivida() retornasse true... Para resolver esse problema podemos utilizar os operadores short circuit: && e ||. Mas qual seria a diferença? Vamos testar novamente, porém com o short circuit:


if(temDivida(0) && pagamento()){ 
    System.out.println("Comprovante enviado");
}

Verificando o resultado:


\> não tem dívida

Ótimo! Agora se não tiver dívida o pagamento não é realizado! Se testarmos em um momento em que tem dívida, ou seja, quando enviamos 1:


if(temDivida(1) && pagamento()){ 
    System.out.println("Comprovante enviado");
}

Resultado:


\> tem dívida > pagamento efetuado > enviou comprovante

Agora o trecho de código funciona perfeitamente!

Todas as vezes que fazemos uma comparação precisamos tomar certos cuidados ao escolher operadores bitwise (&, | e ^) ou um short circuit (&& e ||). Ao utilizar operadores bitwise corremos um grande risco testando um método que tenha um efeito colateral, como foi o caso do método pagamento(). A boa prática sugere o uso do short circuit justamente para evitar esse problema.

E aí, gostou do short circuit? Quer aprender mais detalhes da linguagem Java? Pensando nisso, o instrutor Guilherme Silveira criou a formação Java na Alura !

Alex Felipe
Alex Felipe

Alex é instrutor e desenvolvedor e possui experiência em Java, Kotlin, Android. Atualmente cria conteúdo no canal https://www.youtube.com/@AlexFelipeDev.

Veja outros artigos sobre Programação