Há bom aprendizado em cursos online?

Há bom aprendizado em cursos online?
gas
gas

Compartilhe

Ainda há uma certa desconfiança quando se fala em ensino a distância. O que poderia torná-lo uma alternativa viável ao presencial?

Há 7 anos tenho o privilégio de trabalhar com a equipe da Caelum, buscando potencializar o aprendizado em uma sala de aula, trazendo a experiência do desenvolvimento. Questões de didática, colaboração com alunos, entre alunos, muitos exercícios e avaliação do código produzido são alguns pontos que consideramos cruciais para um curso.

Nos últimos meses, criamos nossa própria plataforma online, uma tentativa de levar para a internet tudo o que aprendemos nesses anos de ensino. Experimentamos com vários amigos, alunos, desenvolvedores e instrutores. Focamos o aprendizado não só nos videos, textos e exercícios, mas sim na colaboração de todos os participantes. É importante que o aluno não esteja sozinho durante seus exercícios, dúvidas e comentários; para isso, ele contará com a ajuda não só do instrutor, mas de todos os seus colegas, afinal aprendemos muito quando trabalhamos em equipe.

O contato social - fundamental no aprendizado - é feito a todo instante, como ao assistir uma explicação, ao ouvir uma segunda explicação caso não tenha entendido, ao repetir uma das anteriores, etc. Seus colegas de sala, assim como diversos instrutores da Caelum, podem ser alcançados para requisitar feedback sobre o código criado, assim como em uma sessão de pareamento ou revisão de código (code review). Tudo de maneira assíncrona, sem necessidade de estar online em determinados horários.

Inicialmente, estamos oferecendo 3 novos cursos. Durante as próximas semanas, lançaremos os que já estão sendo produzidos, e vocês podem aguardar mais. Há 30% de desconto durante essa fase beta, além de um trial para o início de cada curso. Aguardamos feedback, dicas, críticas, sugestões e ideias para os próximos cursos. Veja como o sistema funciona:

Com novas tecnologias e práticas surgindo a todo instante, espero encontrá-lo na nossa sala de aula, para juntos aprendermos, discutirmos e criarmos software de qualidade no Brasil.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão