Técnico, Tecnólogo e Graduação: Entenda as diferenças

Técnico, Tecnólogo e Graduação: Entenda as diferenças
peixe babel
peixe babel

Compartilhe

Escolher uma carreira ou até mesmo um tópico de estudos pode ser muito difícil. Às vezes estamos ainda formando nossas opiniões sobre o que gostamos e não temos nem ideia se é possível decidir um tema só para aprender!

Claro que não existe resposta certa, mas uma coisa é fato: Você não precisa se limitar!

Pensando nisso, que tal discutir diferentes formações que podem nos ajudar a decidir que carreira trilhar?

Os diferentes caminhos: Na área de tecnologia podemos destacar três formações distintas, e porquê não, complementares:

Técnico, Tecnólogo e Graduação: Você sabe a diferença?

De acordo com o Ministério da Educação, cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo; cursos tecnológicos/tecnólogos classificam-se como de nível superior. Já a graduação é chamado o curso de ensino superior mais completo, sendo o primeiro nível da formação universitária.

No Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC encontramos os mais 100 cursos técnicos que existem no Brasil dentro das áreas de Saúdes, Exatas, Humanas e até Militar! A área de tecnologia é contemplada principalmente nas áreas de INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO e CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS.

No Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC encontramos os diversos tipos de Tecnólogos disponíveis no Brasil. É muito interessante ver que os tecnólogos, mesmo sendo cursos superiores, mostram uma visão mais específica de cada área. Sendo assim, encontramos cursos de Redes, Sistemas Embarcados, Defesa Cibernética. Todos esses tópicos podem ser vistos em uma Graduação clássica, mas não com o mesmo foco.

Saiba mais sobre os cursos técnicos e tecnólogos.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

E a graduação?

Os cursos de graduação estão divididos entre bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia, este último também chamado de graduação tecnológica ou tecnólogo como já mencionamos. São formações mais amplas que visam dar uma base formativa completa de determinada área.

Por fim, a grande diferença entre técnico, tecnólogo e graduação está na carga horária e no foco profissional. Que tal assistir o vídeo do Canal Peixe Babel e ouvir o depoimento de quem já passou por todas essas etapas?

Graduação x Técnico x Tecnólogo | Qual o melhor curso para você? (Bit de Prosa #13 Especial Alura)

Neste vídeo trouxemos Bruno de Oliveira para falar um pouco sobre a sua experiência como técnico em desenvolvimento de sistemas e tecnólogo em Redes de computadores, enquanto Mila e Vivi contam um pouco da experiência da graduação. Lembrado que Mila é formada em Sistemas de Informação e Vivi em Ciência da Computação.

Assim você poderá escolher o que melhor combina com você!

Este artigo foi escrito por Virginia Mota e Camila Laranjeira do canal Peixe Babel.

Se você está procurando um ensino mais aprofundado e uma faculdade que preza a qualidade, a FIAP é o lugar que você busca. A Alura juntou forças com o centro universitário FIAP, que oferece um catálogo de de cursos de graduação com tecnólogos nota 5 no MEC e reconhecidos no mercado de trabalho.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão