Figma Community Awards 2022: confira os plugins e templates favoritos da comunidade do Figma

Figma Community Awards 2022: confira os plugins e templates favoritos da comunidade do Figma
Mateus Villain
Mateus Villain

Compartilhe

Recentemente tivemos a ConFig 2022, que se trata de uma conferência realizada pela empresa Figma. É um evento anual em que eles trazem diversas novidades para o programa, junto com várias talks de designers de UX, UI, Writing, Research, e até mesmo desenvolvedores. Como forma de fazer com que a comunidade do Figma se sinta cada vez mais parte disso tudo, eles realizam o Figma Community Awards, uma premiação para os plugins e templates favoritos das pessoas usuárias da plataforma.

Foram realizadas, ao todo, 10 premiações, que foram tanto para o Figma quanto para o FigJam.

Continue neste artigo para conferir quais foram os premiados:

Plugin favorito para estender as utilidades do Figma: Similayer

O Similayer é um plugin criado por Dave Williames, que melhora a praticidade para selecionar diversas camadas no seu arquivo. Informando algumas opções de estilo, como preenchimento, bordas ou sombras, o plugin irá selecionar todas as camadas que seguem essas mesmas opções, facilitando movimentações, edições e exclusões.

GIF animado mostrando a área de design no Figma que contém 3 quadrados azuis normais, três quadrados azuis com cantos arredondados, um quadrado vermelho normal e dois quadrados vermelhos com cantos arredondados. Em seguida, é usado o plugin Similayer com as especificações de cor azul e canto arredondado em 56 pixels, e ele seleciona os três quadrados azuis com cantos arredondados.

Plugin favorito para adicionar conteúdo dentro do Figma: Content Reel

O Content Reel foi desenvolvido pelo Eugene Gavriloff e pela Microsoft, e já foi até mesmo mencionado no nosso artigo sobre Top plugins do Figma. A função dele é adicionar conteúdos de diversas categorias diferentes em blocos de texto.

Imagine o cenário em que você está criando um perfil de pessoa usuária e precisa colocar todo o tipo de informação pessoal ali. Em vez de ficar pensando num nome, data de nascimento, e até mesmo CPFs, você pode utilizar esse plugin para inserir todas as informações que forem necessárias, e se quiser, criar as suas próprias ali dentro.

GIF animado mostrando a área de design do Figma, contendo blocos de texto para nome, CPF, data de nascimento e cargo, em que ambos estão com Lorem ipsum aplicado. Em seguida é utilizado o plugin Content Reel em cada um dos blocos, aplicando a informação ideal para eles de forma totalmente automática.

Widget favorito para times: FigJenda

Precisando de uma forma de organizar suas tarefas, cronometrá-las, e ainda com o bônus de ter tudo isso numa única ferramenta? Pois o FigJenda é pra você. O widget criado por PG Gonni projeta uma agenda de tarefas, permitindo que você crie diversos itens, informe o tempo que deseja, e ele cria um cronômetro para você gerenciar adequadamente o seu tempo.

GIF animado mostrando itens sendo adicionados no widget FigJenda, e o cronômetro sendo ativado para a contagem de tempo das tarefas.

Widget favorito para utilidade ou diversão: Rock Paper Scissors

Caso você não saiba, o recurso de widgets do FigJam conta com vários jogos para se ter um momento “relax” no meio do processo de design, e o famoso “pedra, papel e tesoura” está lá. Desenvolvido por Alex Einarsson, o Rock paper scissors foi um dos favoritos da galera para essa interação com a equipe e amigos na ferramenta.

GIF animado em que do lado esquerdo está uma conta no Figma e seleciona a opção de “tesoura” no game, e do lado direito outra conta, em que o oponente seleciona a opção de papel, ambas mostram imagens de mãos representando o jogo pedra, papel e tesoura.

Template de conexão de time favorito para FigJam: Remote Design Sprint

Design sprint é uma metodologia que está presente em diversos times de milhares de empresas ao redor do mundo. Por já ter provado sua eficiência que a Danila Gallardo, Miranda Mazzara e a Aerolab criaram um template mais do que completo para trabalhar com design sprint diretamente no FigJam. No Remote design sprint você conta com diversos métodos e técnicas para melhorar o processo do time, de forma simples e visual.

Imagem mostrando uma parte do Remote Design Sprint na página de Comunidades do Figma, com diversos modelos de design para o trabalho.

Template de ideação favorito para FigJam: Customer Journey Map

O mapa de jornada do usuário é um dos métodos mais famosos e utilizados dentro do contexto de experiência num site ou APP, pois auxilia o time a entender a base das ações, percursos e objetivos da persona elaborada. Para centralizar isso no FigJam, Fuad H.Aslan criou um template dessa técnica, facilitando o trabalho dentro do programa.

Imagem mostrando todo o template de Mapa da Jornada do Usuário na página de Comunidades do Figma.

UI Kit favorito para o Figma: Ant Design Open Source

O Ant Design é um dos design systems mais antigos, que nasceu como uma famosa framework para pessoas desenvolvedoras front-end, e evoluiu ao longo dos anos, seja em questões de código, como de design. Todos os elementos e componentes do Ant design open source foram recriados no Figma pelos usuários Mr.Biscuit e Vinh Bui, para que a comunidade pudesse utilizar em seus projetos.

Imagem mostrando a capa do Ant Design na página de Comunidades do Figma.

Biblioteca de ícones favorita para o Figma: css.gg

A linguagem iconográfica caminha junto conosco em grande parte das interfaces que produzimos, facilitando e agilizando a comunicação. Por essa razão, Astrit e Lona, responsáveis pela biblioteca, desenvolveram um pacote com mais de 700 ícones totalmente gratuitos, vetorizados, e também disponíveis em css e outras linguagens, para que pessoas programadoras pudessem incluir no código de forma mais prática.

Imagem mostrando alguns dos ícones do css.gg na página de Comunidades do Figma.

Recurso educacional favorito para o Figma: Micro interactions - Prototyping

Para aqueles aficionados por motion em interfaces digitais, o usuário Rasmur Arnautovic criou um arquivo para a comunidade ensinando como criar microinterações no Figma, que tornam os produtos que você está construindo mais atraentes e dinâmicos.

Imagem mostrando algumas microinterações com carregamentos e botões na página de Comunidades do Figma.

Recurso gráfico favorito para o Figma: Sketch Elements Brushes Set

Nem só de produtos digitais vive o Figma. Você também pode utilizá-lo para fazer apresentações, posts nas redes sociais e vários outros tipos de artes. Para dar aquele toque diferencial, a Streamline criou um arquivo disponibilizando mais de 1300 elementos e símbolos com aspecto de desenho, totalmente vetorizados, permitindo que você possa redimensionar, trocar as cores, mudar detalhes e incluí-los em seus projetos!

Imagem mostrando diversos símbolos no estilo de rabisco na página de Comunidades do Figma.

Conclusão

A comunidade do Figma é extremamente ativa, e mesmo não trabalhando para a empresa, os usuários e usuárias da ferramenta colaboram muito para a evolução do programa. O mais interessante disso tudo, é que a Figma percebeu a importância dessas interações e criaram essa premiação para mostrar que as pessoas da comunidade também fazem parte do time!

E se você ainda não conhece o Figma, é iniciante na área, ou quer se especializar melhor nessa ferramenta, acompanhe a nossa Formação de Figma, que além de cursos, conta com diversos materiais extras para te tornar especialista no assunto.

Se quiser ler mais sobre recursos do programa, você pode ler os seguintes artigos:

A gente se vê por aí, valeu!


Créditos:

Conteúdo e escrita: Mateus Villain

Apoio didático e técnico: Cinthia Bregola e Luiz Lima

Mateus Villain
Mateus Villain

Product designer, instrutor de UX na Alura, pro player de Figma e especialista em Harry Potter.

Veja outros artigos sobre UX & Design