Ferramentas online que ajudam no relacionamento com clientes

Ferramentas online que ajudam no relacionamento com clientes
Evandro Voltolini
Evandro Voltolini

Compartilhe

Com as ferramentas certas, você pode continuar suas prospecções ou vendas de qualquer lugar, mesmo no home office

Não é de hoje que as reuniões não precisam mais ser presenciais para fechar negócios; pelo contrário: você pode economizar muito tempo e outros recursos se souber utilizar a tecnologia, com emails, mensagens, ligações e reuniões online a seu favor para alimentar o relacionamento com leads, prospects ou clientes. Dessa maneira, os encontros físicos, que demandam mais esforço, ficam reservados para momentos em que são indispensáveis.

Foi seguindo esse raciocínio que diversas ferramentas foram criadas para ajudar times de vendas e relacionamento a manter contato com clientes a distância de forma organizada e eficiente. Quer conhecer algumas delas?

Para fazer boas reuniões online: Zoom

Quanto custa? Gratuito. Oferece planos premium com mais recursos a partir de US$ 14,99.

Por que utilizar? Não poderíamos começar esta lista sem indicar uma ferramenta de videochamada, um dos pontos mais importantes para manter o bom relacionamento a distância. O Zoom se destaca por oferecer chamadas com alta qualidade de áudio e vídeo, além de ferramentas de apresentação e funcionamento em dispositivos móveis.

Alternativas: Google Hangouts é uma boa pedida para quem já usa outros apps da empresa e procura uma opção totalmente grátis; contudo, ele oferece menos qualidade nas chamadas.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Para organizar a evolução dos contatos: HubSpot CRM

Quanto custa? Gratuito. Oferece ferramentas complementares em pacotes premium.

Por que utilizar? Em meio a tantos leads e prospects, pode ser difícil saber em que estágio se encontra cada negociação. Para não perder nenhum contato ou fazer alguma confusão, você precisa de uma ferramenta como o HubSpot CRM, que mantém todos os registros em um funil de vendas, permitindo organizar tudo de forma prática.

Alternativas: para quem está disposto a investir e quer uma ferramenta mais completa, existem CRMs pagos. Um dos mais interessantes para organizar o funil de vendas é o Pipedrive, que custa a partir de US$ 12,50, mas oferece teste grátis.

Para encontrar novos contatos: FindThatLead

Quanto custa? Gratuito. Oferece planos premium com mais recursos a partir de US$ 49.

Por que utilizar? O FindThatLead tem várias funções, como enviar emails e verificar se eles chegaram corretamente, mas uma das mais interessantes para os profissionais de vendas é o Lead Search, que possibilita encontrar endereços eletrônicos de milhões de pessoas, apenas procurando pelo nome ou pela empresa em que trabalham. Na versão free, você pode pesquisar até 50 contatos por dia.

Alternativas: se não encontrar o contato de que precisa no FindThatLead, pode procurar em outras ferramentas semelhantes, como Hunter ou VoilaNorbert, que também são pagas, mas permitem um número limitado de buscas gratuitamente.

Para marcar reuniões: Calendly

Quanto custa? Gratuito. Oferece planos premium com mais recursos a partir de US$ 8.

Por que utilizar? Quem nunca precisou trocar vários emails antes de encontrar um horário que funcionasse para todas as partes? Esse processo fica mais prático com o Calendly: os prospects podem acessar a sua agenda e marcar a reunião. Isso é integrado com as ferramentas de agenda que você utiliza, para que os horários não sejam perdidos.

Alternativas: O YouCanBook.me tem funções semelhantes e custa a partir de US$ 10 ao mês, mas oferece teste grátis.

Para terminar, nunca se esqueça de utilizar as ferramentas mais importantes para qualquer profissional de vendas: talento e esforço. Se você quer aprender mais sobre o assunto e melhorar as suas habilidades, a Alura indica o curso Vendas de alta performance: os primeiros passos. Boas vendas!

Leia esses conteúdos também:

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão