Trabalho Remoto: Vantagens e Desvantagens

A pandemia mudou a forma de trabalhar de muitas pessoas em todo o mundo. O trabalho remoto ou home office é atualmente uma realidade e uma tendência em diversas empresas! Porém, será que isso é algo bom? Vamos fazer uma reflexão juntos, nesse artigo.

Origem da palavra Trabalho

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra trabalho é definida como "um conjunto de atividades produtivas ou intelectuais exercidas pelo homem para gerar uma utilidade e alcançar determinado fim". Porém, a origem desta palavra que vem do latim tripalium, nome de um instrumento utilizado na lavoura.

No final do século VI, este mesmo nome foi usado para identificar um instrumento de tortura usado pelos romanos. Que coisa, não?!

  

Mas, o que esta palavra significa para você? Quais os sentimentos que ela gera em você?

  

Integrando vida pessoal e trabalho de casa

Um grande desafio dos dias atuais é integrar a vida pessoal, família e amigos com nosso trabalho. Por exemplo: trabalhar nos finais de semana ou a noite, quando os filhos estão dormindo, lavar uma louça ou roupa em plena segunda-feira no horário comercial.

  

Sabendo disso, vou levantar alguns pontos positivos e negativos sobre esta nova realidade.

Vantagens do remoto: Transporte

Dailly commute é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como transporte diário ou cotidiano. Levar horas para chegar no trabalho e voltar para casa não é uma tarefa fácil. Seja utilizando um transporte público ou particular e isso, sem dúvidas, é um ponto positivo para o trabalho remoto.

Vantagens do remoto: Tempo

Não precisar sair de casa para desenvolver nossas atividades profissionais nos faz ganhar tempo durante o dia. Tempo a mais que pode ser usado para melhorar a qualidade de vida com atividades físicas ou esportes. Além disso, é possível investir em cursos e treinamentos online para o desenvolvimento profissional.

O período em casa permite conviver mais tempo ao lado daqueles que moram conosco. E o fato de trabalhar ao lado das pessoas que amamos deve ser visto como uma oportunidade diária.

  

Desvantagens do remoto: Integrar trabalho e casa no mesmo lugar

A experiência de trabalhar de casa sozinho(a), sem filhos ou animais de estimação, difere para aquelas pessoas com filhos ou animais de estimação, ou ambos.

Conciliar as tarefas diárias profissionais e as tarefas da casa não é fácil, porém, deixo uma reflexão: use as pessoas que vivem com você como inspiração e motivação. Lembre-se por quem você se esforça tanto e converse com honestidade sobre seus horários com essas pessoas que vivem com você.

Desvantagens do remoto: Infraestrutura e equipamentos

A alta velocidade da internet da empresa, a cadeira, os 2 monitores e o teclado mecânico talvez não sejam realidades dentro de casa. Até mesmo, o silêncio ou tranquilidade do ambiente de trabalho façam a diferença e essas podem ser as principais desvantagens do trabalho remoto.

Conselhos para quem trabalha remoto

Se arrume

Não é porque trabalhamos de casa que não vamos nos cuidar. Ao levantar, se arrume para mais um dia e não fique de pijamas o dia todo.

Coma bons alimentos

Cuide da sua saúde e coma bons alimentos. Isso te dará uma boa disposição e manterá seu corpo saudável.

Pratique a gentileza

Seja gentil com aqueles que estão ao seu lado fisicamente e aqueles que trabalham com você remotamente. Não desperdice a oportunidade de ser gentil com todos.

Cultive bons hábitos

Costumo levantar, arrumar minha cama, tomar um banho e preparar meu café da manhã, antes de entrar em vídeo chamadas ou começar a trabalhar. Isso virou um hábito, o simples fato de começar o dia com algumas tarefas cumpridas, me motivam a terminar minhas atividades profissionais.

Conclusão

  

Trabalhar numa empresa, em uma grande capital no Brasil, ou em qualquer lugar do mundo, não é fácil. Trabalhar remotamente para uma empresa também possui seus desafios. Porém, os desafios são feitos para serem superados com muita determinação, foco e força, trabalhando em casa ou não.

Quer aprender mais sobre hábitos, produtividade e foco, veja:

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão