Transição de carreira + bônus: carreira tech

Transição de carreira + bônus: carreira tech
Alanis Presotto
Alanis Presotto

Compartilhe

Existem várias questões que podem levar o profissional a considerar uma transição de carreira, e uma delas é ter insatisfações com o seu rumo profissional ou cargo atual e está tudo bem se isso acontecer, mudar faz parte da nossa existência.

A baixa produtividade pode ser uma das características das pessoas insatisfeitas que permanecem em seu cargo indesejado. Seja qual for a sua motivação ou propósito, deve haver cuidado para as consequências não refletirem diretamente na vida pessoal do profissional.

A transição de carreira é uma ótima opção para as pessoas que desejam desfrutar de novos desafios, que estão em busca de maior satisfação ou até mesmo estabilidade financeira. Muitos jovens fazem curso superior antes mesmo de ter alguma experiência no mercado de trabalho, isso pode também ocasionar uma transição, pois com a experiência profissional essas pessoas passam a ter contato com novas áreas.

Além disso, podemos ver que o mundo está em constante mudança, novos empregos surgem enquanto outros são automatizados, e neste meio de tanta instabilidade desenvolver nossa capacidade de adaptação para desenvolver novas habilidades e competências pode fazer toda diferença em nossa carreira.

Pensando na complexidade deste contexto, quero compartilhar com você pontos importantes sobre os estágios da transição de carreira, as mudanças de comportamentos, o preparo, as principais dificuldades e adaptação que normalmente são os mesmos independente da área de atuação.

  

Muitas pessoas se perguntam se existe o momento ideal para realizar uma transição de carreira. Existem alguns sinais que podem ser observados na mudança de comportamento no dia a dia de trabalho de uma pessoa, como o estresse, cansaço excessivo, falta de propósito e o mais comum que é o desconforto.

Também existem outras variáveis, como por exemplo: quando o salário não corresponde com as funções e expectativas da pessoa, ou quando o mercado de trabalho da área está entrando em crise.

Algumas perguntas podem ser respondidas para que não haja dúvidas se essa é a hora certa para você transitar de carreira:

  • Você se sente satisfeito com o seu cargo atual?
  • Se considerar uma transição de carreira, para qual área iria?
  • Seus conhecimentos são suficientes para concorrer a este novo cargo?
  • O que você deve fazer para adquirir estes conhecimentos/habilidades que faltam?

Não tenha medo, é normal sentir insegurança só de pensar em fazer uma transição de carreira. Tudo o que você já passou, todas as experiências que já adquiriu não foram em vão, você pode usá-las em sua nova etapa.

É importante que você se auto conheça, reconheça quais são as suas dificuldades e o que você faz de melhor, ter o autoconhecimento pode facilitar o próximo passo que é decidir qual será a sua nova trajetória.

Algumas pessoas que decidem fazer a transição de carreira já tem uma ideia sobre qual caminho seguir, já outras consideram essa etapa a mais angustiante.

Leve em consideração também o mercado de trabalho da área que você escolheu ou está pensando em prosseguir, estude o mercado, estude as opções, busque quais são as habilidades necessárias e como se diferenciar dos demais.

  • Monte um plano de desenvolvimento de carreira, liste quais são os seus principais objetivos de curto e longo prazo, pense nas metas que você pode estabelecer para chegar ao resultado desejado. Reflita se existem barreiras que impeçam com que as metas e objetivos sejam alcançadas, e como você pode evitar com que isso aconteça ou superar essas barreiras.

  • Invista nos estudos e se qualifique para o mercado, procure cursos que sejam recomendados para a sua nova jornada e que ajude no desenvolvimento de habilidades essenciais, esteja a par das notícias e novidades da área.

  • Monte um planejamento financeiro e se organize, estime quanto tempo levará para se adaptar ao novo mercado, faça uma reserva de segurança e faça as contas do quanto irá investir em suas formações.

  • Converse com alguém da área e entenda sobre sua trajetória e experiências, estabeleça o seu network, faça amizade com os seus colegas de estudo e fortaleça essa conexão pelo Linkedin, fique atento às oportunidades.

Uma área que atrai bastante a atenção de alguns profissionais que estão passando pelo processo de transição de carreira é a área da tecnologia. A demanda de profissionais da área cresce ao passar dos anos, e o mercado se encontra cada vez mais em destaque, o salário também é um dos atrativos.

Antes de entrar para o mercado tech, procure quais são as carreiras que estão em destaque e qual você mais se identifica. É necessário investir em uma formação de qualidade e estar se atualizando sempre que possível. Aqui na Alura existem formações da área de tecnologia constituídas por um compilado de cursos que estão sempre em atualização, como: Mobile, Programação, Front-end, DevOps, Data Science.

Lembre-se: nunca é tarde para mudar de carreira, não é desperdício de dinheiro, nem de tempo ou conhecimento, não fique com esse peso na consciência, todas as experiências que você já teve valeram alguma coisa e você vai levar isso pra vida.

Não tenha medo das mudanças, elas acontecem e são mais normais do que imagina, seja resiliente e não desista na primeira, nem na segunda, nem na terceira tentativa. Mantenha o pensamento positivo, não tem o que dar errado se você correr atrás e se dedicar, e tenha em mente que esse processo pode acontecer novamente e está tudo bem.

Quer saber mais sobre ? Acesse o curso de Transição de carreira para tecnologia: Um guia básico e desenvolva ainda mais seus conhecimentos!

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão