Como foi o JavaOne 2014

Como foi o JavaOne 2014
francisco.sokol
francisco.sokol

Compartilhe

Entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro aconteceu a 18ª edição do JavaOne, a maior conferência de Java do mundo organizada pela Oracle. Tivemos a honra de participar do evento, apresentando o VRaptor 4, nosso já conhecido framework MVC e tema de diversos posts aqui no blog.

O evento começou no sábado, com o tradicional Geek Bike Ride em que alguns participantes atravessaram oito milhas de bicicleta entre San Francisco e Sausalito.

bike-ride

As sessões técnicas do evento foram inauguradas com os keynotes no domingo. De maneira geral, todos os keynotes destacaram o lançamento do Java 8, diversos livros sobre o tema foram listados na apresentação e entre eles estava o Java 8 Prático, da Casa do Código.

livro-java8-no-javaone

Destaque para o keynote técnico comandado por Mark Reinhold, que iniciou a palestra destacando a evolução da plataforma Java. Brian Goetz mostrou exemplos práticos das principais features do Java 8 como os lambdas, Stream e o Optional. Além disso, os dois arquitetos da Oracle destacaram as novidades que estão por vir no Java 9 e 10, como o projeto Jigsaw e os Value Types do projeto Valhalla. A palestra já está disponível online.

O conteúdo do evento é muito extenso, contando com mais de 500 sessões técnicas que foram distribuídas 9 trilhas. Você pode ter uma ideia do conteúdo no site oficial do evento. Fique atento, pois algumas palestras foram gravadas e a organização confirmou que os vídeos estarão disponíveis no Parlays em breve.

Houve muitas sessões básicas sobre Java 8. Notamos também que boa parte dos participantes do evento ainda não tem conhecimento e/ou nunca usaram recursos da nova versão da linguagem. Então se você já está por dentro das novas features, tenha certeza que está a frente de diversos desenvolvedores do exterior.

Se você já conhece as novidades do Java 8, sem dúvida vai gostar da palestra Lambda Under the Hood do Brian Goetz. Ele mostrou detalhes de implementação do lambda, os problemas que encontraram desde o início do projeto e alguns dos passos que os levaram a trabalhar com uma nova instrução para invocação de métodos, o InvokeDynamic.

Boa parte do conteúdo do evento focou em temas relacionados a programação funcional, destaque para a palestra Thinking in Functional Style do Venkat Subramaniam, que mostrou com muita clareza os benefícios desse paradigma. Outras palestras que pudemos acompanhar e que não poderíamos deixar se destacar são:

Além das sessões relacionadas a programação funcional, tivemos a oportunidade de acompanhar algumas ótimas apresentações sobre outros temas. Mark Reinhold e Alan Bateman apresentaram com mais detalhes o projeto Jigsaw com direito a demo ao vivo das novas ferramentas que estão sendo desenvolvidas para possibilitar a criação de aplicações realmente modulares em Java. Engenheiros do Google revelaram alguns detalhes da próxima geração do Google App Engine, que será totalmente baseada no Docker possibilitando o fim das odiadas restrições do ambiente Java do cloud da empresa. Linda DeMichiel, da Oracle, apresentou os planos para o JavaEE 8 com novidades interessantes, como suporte ao HTTP/2 na especificação de Servlet 4.0 e melhor integração entre o CDI e JMS, além das novas especificações do MVC 1.0 e o Java EE Security 1.0.

Em nossa apresentação mostramos algumas das principais features do VRaptor 4 e os benefícios da adoção do CDI 1.1, como por exemplo a facilidade de integração com as demais especificações do Java EE 7. O Framework cada vez mais ganha destaque no mercado nacional e internacional. Os slides já estão disponíveis via slideshare, não deixe de comentar.