Artigos de Tecnologia e Negócios

Crescendo com o Alura: de Ragnarok a médico programador com Romário Torres

Guilherme Silveira
Guilherme Silveira

O Romário é um daqueles alunos que está sempre lá, tem ritmo. Pode passar uma semana afastado pois teve um pepino ou outro...mas ele volta, continua e retoma o ritmo. Eu também sou assim, todos somos.

Por todo seu esforço junto a plataforma ele foi escolhido para ser moderador no Alura e compartilha conosco um pouco de sua experiência, de como se motivou a crescer na área e como outras pessoas também podem encontrar seu caminho nesse nosso mundo de desenvolvedores.

Compartilho com vocês um pouco da história do Romário...

---

Do jogo ao código

Bem, meu gosto por programação começou a partir de Games e etc.. Sempre gostei de Jogos Online, principalmente MMORPG, em especial Ragnarok.

Porém, assim como em vários MMORPG, existem servidores privados, ou seja: servidores customizados. Então, de tanto jogar neles e por discordar de algumas coisas na forma como os responsáveis pelos servidores administravam o jogo, resolvi criar meu próprio servidor. A partir daí tive meu primeiro contato com algumas linguagens (HTML, SQL e etc..).

Mas eu sempre tive meio que um prazer pelo conhecimento, então não me contentei em apenas saber o básico para fazer o jogo e sempre fui atras do significado das coisas e assim comecei a estudar sobre programação.

Sou autodidata e assim sempre procurava conteúdo sobre programação para estudar e saber mais. Desta forma encontrei e fiz cursos de várias empresas como Treehouse e Codeacademy, mas estes cursos são em inglês e por mais que eu soubesse bastante inglês, sempre escapava alguns detalhes. Assim, passei a procurar uma escola nacional e então cheguei ao Alura.

Eu sempre busquei cursos que pudessem me trazer mais conhecimentos. Muitos dos que fiz eram superficiais e apenas básicos. No Alura, eu pude aprofundar mais meus conhecimentos e então parti para livros mais complexos de programação.

O futuro

Recentemente fui aprovado na universidade no vestibular de Medicina. Então, atualmente estou com bastante tempo livre e pretendo investir todo esse meu tempo nos meus conhecimentos de programação e na carreira como programador. Futuramente, pretendo exercer as duas funções: Medico e Programador. Pretendo conciliar as duas quando possível. Para o próximo ano, então, pretendo aprofundar e melhorar meus conhecimentos em programação e investir mais nessa área.

O aprendizado online

Creio que o estudo online é uma nova modalidade de ensino que tende a crescer devido a maior comodidade e controle que o usuário tem da forma como irá estudar. Através do estudo online eu pude adquirir diversos conhecimentos. O Alura, por exemplo, ajudou-me a aprimorar meus conhecimentos sobre programação e hoje estou mais ativo e mais empenhado em trabalhos nessa área.

Creio que a melhor sugestão para quem está começando nos estudos da área seja: determinação.

Seja determinado e nunca se canse de aprender, também nunca se contente com o que você sabe. Seja determinado em sempre buscar ser o melhor naquilo que você quer fazer.

Muitas pessoas não conseguem o que desejam por falta de determinação. Já dizia o escritor francês Vitor Hugo: "As pessoas não carecem de força, carecem de determinação."

Entã, seja determinado naquilo que você deseja e o sucesso será consequência.

Artigos de Tecnologia e Negócios