Adobe Creative Cloud: as atualizações para o ano de 2020

O Creative Cloud, desenvolvido pela aclamada Adobe, é o “canivete suíço” das ferramentas de criação, e conta com uma coleção de mais de vinte aplicativos e serviços para desktop e dispositivos móveis. Atendendo à áreas como design, fotografia, vídeo, Web, UX, UI e muito mais, oferece recursos que aumentam a produtividade, como a sincronização na nuvem e colaboração em tempo real.

Com ele é possível utilizar programas como o Photoshop, Illustrator, Premiere, entre vários outros, em um modelo de assinatura com atualizações frequentes e suporte constante. Todas as suas funcionalidades são interligadas, o que permite iniciar o trabalho em um programa e continuá-lo em outro.

O modelo flexível de assinatura do Creative Cloud oferece uma enorme vantagem: é possível ter assinaturas que se adequem ao perfil de cada estudante ou empresa, independente do tamanho da equipe e suas necessidades, com um plano de assinatura que atende às demandas e não pesa no bolso.

O que o Creative Cloud oferece?

  • Mais de 20 aplicativos disponíveis para download.
  • Adobe Fonts: para utilizar milhares de fontes tipográficas em projetos diretamente nos aplicativos da Creative Cloud.
  • Behance: para expor trabalhos de criação e descobrir novos artistas.
  • Bibliotecas da Creative Cloud: para salvar, procurar e compartilhar ativos das bibliotecas nos aplicativos do Creative Cloud.
  • Adobe Portfolio: para criar e personalizar seu próprio site de portfólio.
  • Armazenamento: 100 GB de armazenamento na nuvem disponíveis para o compartilhamento de arquivos e colaboração.

Para quem é usuário do Adobe Creative Cloud, o ano de 2020 promete! A Adobe acabou de anunciar na conferência Adobe MAX 2019, em Los Angeles, as principais novidades para o próximo ano.

Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Principais novidades da atualização

Photoshop para iPad lançado: O software mais conhecido e utilizado da Adobe, o Photoshop, agora pode acompanhar os usuários aonde quer que estejam através da aplicação para iPad. Desenvolvido do zero e com a interface otimizada para o toque e para o uso com o Apple Pencil, sua primeira versão traz as principais ferramentas, como as de composição e retoque de fluxos de trabalho.

Photoshop Camera - novo aplicativo de foto com inteligência artificial: O novo aplicativo da Adobe para editar fotos, o Photoshop Camera por enquanto só está disponível para testes em grupos de usuários iOS e Android mas deve ser oficializado em 2020. O aplicativo pretende ser uma ferramenta de edição não apenas para profissionais, mas para qualquer pessoa. Utilizando o Adobe Sensei, a inteligência artificial da Adobe, o Photoshop Camera sugere filtros e lentes, que fazem desde pequenas mudanças até alterações mais significantes que as transformam em ilustrações. Assim como no Instagram Stories, o aplicativo contará com lentes criadas por influenciadores e artistas. Além disso, os usuários também poderão criar e compartilhar lentes com outros usuários. Ainda que seja uma opção mais simples de edição do que o Photoshop, com o novo aplicativo é possível editar fotos manualmente e remover a qualquer momento filtros que foram adicionados à fotos.

Adobe Fresco para Microsoft Windows: Lançado no início do ano para o iPad, o Fresco chega para usuários de dispositivos Microsoft Surface Pro X e hardware Wacom MobileStudio Pro. A Adobe está trabalhando para expandir ainda mais esta lista.

Adobe Aero - novo aplicativo para Realidade Aumentada: A Adobe lançou recentemente o aplicativo de realidade aumentada Aero. Ele utiliza programas da Adobe para que os usuários possam importar arquivos 3D do DImension e camadas 2D do Illustrator e do Photoshop para gerar experiências de interação.

Para designers sem experiência em 3D, ele permite que seus usuários criem cenas de realidade aumentada no aplicativo a partir de um passo-a-passo. Ele pode ser também utilizado como softwares de terceiros, como Cinema 4D e Maya. No Aero também é possível adicionar experiências interativas a partir do desenho do caminho de movimento do qual deseja-se que o objeto siga.

"Crie experiências interativas sem precisar contar com um desenvolvedor. Aplique comportamentos ao seu conteúdo para criar combinações de ações que atraem os espectadores de sua experiência para direcionar a narrativa e se envolver com a história. Adicione movimento aos seus objetos usando seu dispositivo móvel para desenhar o caminho do movimento que você deseja que o objeto siga" - Adobe.

Adobe XD com recursos de co-edição adicionados: Para quem trabalha com desenvolvimento de UI em equipe, os novos recursos de co-edição do Adobe XD serão muito bem-vindos. A atualização permite que vários designers colaborem simultaneamente e vejam mudanças em tempo real. Além disso, as bibliotecas agora estão totalmente integradas ao XD, permitindo que seus usuários aproveitem suas criações em outros aplicativos, como o Illustrator, diretamente no XD. Agora também pode ser acessado no Microsoft Word e no PowerPoint, capacitando os não-criativos a criar documentos e apresentações com os recursos mais atualizados.

Criatividade acelerada com o Creative Cloud

Para quem já utiliza as aplicações da Adobe, as atualizações para os principais aplicativos e novos recursos de produtividade agregam ainda mais valor ao Creative Cloud:

Lightroom: Agora são oferecidos tutoriais interativos na área de trabalho do aplicativo, para que seus usuários inspirem-se em trabalhos profissionais e aprendam novas maneiras de editar fotos. O Lightroom também traz o Panorama Fill Edges, que preenche as bordas de uma imagem utilizando a tecnologia Content-Aware Fill.

Premiere Pro: Para a aplicação de edição de vídeos da Adobe foi lançado o Auto Reframe, que utiliza a inteligência artificial Sensei para analisar imagens e aplicar movimento e corte inteligente, mantendo a ação no frame. Este recurso otimiza tarefas comuns para os editores e permite que dediquem mais tempo à parte criativa do processo.

After Effects: As atualizações trouxeram melhorias significativas para o desempenho, que agora conta com reprodução fluida e suave de visualizações em cache, arquivos Multichannel EXR mais rápidos e um Content-Aware Fill mais rápido, que usa metade da memória.

InDesign: Para seu software de diagramação a Adobe lançou um novo suporte para a importação de arquivos vetoriais SVG além da implementação do Variable Fonts, que permite que os designers ajustem as propriedades do tipo como peso, largura, inclinação e tamanho ótico. Além disso há um novo recurso para o Asset Link, que permite a vinculação direta entre o os assets do Adobe Experience Manager (AEM) e o InDesign, permitindo acelerar ainda mais a criação de conteúdo digital e de impressão.

__

Sempre buscando otimizar os fluxos de trabalho e a inovação, a Adobe vem mudando o mundo através de experiências digitais. A Alura oferece formação em Design Gráfico para quem deseja desfrutar de boa parte dos benefícios que vêm no serviço.

Veja outros artigos sobre UX & Design