5 novidades do Illustrator 2023

5 novidades do Illustrator 2023
Felipe Labouriau
Felipe Labouriau

Compartilhe

O Adobe Illustrator

O Illustrator é o principal software do mercado de design para desenho vetorial e uma opção muito popular para criação de peças gráficas, tanto para visualização em tela quanto para impressão. Quando falamos de um programa para criar logos, desenhar ícones, elaborar grafismos e preparar artes mais curtas, pensamos no Illustrator. Além disso, a maior parte das empresas e escritórios de design usam-no para criar seus projetos.

Assim, quem trabalha com o Illustrator precisa estar por dentro das novidades que ele tem a oferecer. Por isso, neste neste artigo vamos falar sobre 5 atualizações que a Adobe promoveu na versão 2023. Vamos conhecê-las?

Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

1. Compartilhar para revisão

Agora você não precisa mais enviar mensagens com documentos anexados para que os seus clientes e stakeholders avaliem os seus projetos. Com a nova funcionalidade Share for review (compartilhar para revisão), o Illustrator permite que as pessoas envolvidas na sua criação possam acessar o conteúdo mais facilmente por meio de um link.

Gif que mostra o clique sobre o botão Share, no canto superior direito da interface do Illustrator e a seleção da opção Share for review. Após clicar no botão, abre-se uma nova janela onde se leem as opções Link Name, Who has access e Invite people. Neste exemplo, é efetuado mais um clique em Who has access.

Você pode ir diretamente no botão Share (compartilhar) para criar um link para o conteúdo e definir quem pode acessá-lo. Há também o caminho de clicar em File (Arquivo) e depois em Share for Review (Compartilhar para revisão).

Imagem da visualização da interface on-line do documento do Illustrator no navegador web.

Ao clicar no link, essa será a janela online de visualização do documento.

Gif com exemplificação dos tipos de comentários que podem ser feitos nos documentos on-line do Illustrator. Primeiro, com a ferramenta pin é feita uma marcação na arte e depois, com a ferramenta caneta é desenhada uma área ao entorno da parte do layout onde está localizado um botão.

Você pode escrever comentários marcando partes específicas da arte com um pin ou ainda desenhando formas para sinalizar com mais clareza a mensagem.

Imagem do mesmo documento que foi compartilhado para comentários agora aberto no ambiente do Illustrator. Nela, pode-se ver as mesmas marcações que foram feitas sobre a arte no passo anterior, além de uma janela chamada Comments, onde se lê os comentários feitos.

Quando o documento for aberto no ambiente do Illustrator, as mensagens estarão visíveis e organizadas dentro do menu Comments (Comentários).

2. Intercâmbio com o InDesign melhorado

O Illustrator e InDesign já se falavam bem, mas agora conversam melhor ainda! Você pode copiar e colar texto entre os dois programas e aproveitar as estilizações que já haviam sido feitas no projeto.

Gif de uma imagem acompanhada de um texto sendo selecionados e copiados por meio do comando Ctr + C e Ctrl + V de dentro do Illustrator para o InDesign.

Os dias em que você precisava refazer todas as configurações do texto são coisa do passado. Com um simples Ctrl C + Ctrl V você consegue levar o conteúdo de um software para o outro.

3. Entrelaçar objetos

Esta nova ferramenta faz com que as relações de sobreposição entre objetos no Illustrator sejam ajustadas com muito mais facilidade.

Gif de dois quadriláteros, um de traçado azul e outro de traçado verde, sendo selecionados. Depois de selecionados é acessada, por meio do menu Object, a opção Intertwine e a ação Make.

Especialmente útil para linhas. Para criar o entrelaçamento, selecione os dois objetos e vá em Object (Objeto), depois em Intertwine (Entrelaçar) e por fim, em Make (Fazer).

Gif com o desenho sequencial de duas áreas em que há sobreposição entre os quadriláteros. Após o desenho, a relação de qual objeto está em cima e qual está embaixo se inverte. Num primeiro momento, o quadrilátero verde estava acima do azul. Após o desenho da primeira área, o azul passa a ficar, apenas nesse trecho, acima do verde. Depois do desenho da segunda área, esta porção passa a ficar acima do verde também.

Na sequência, com o laço desenhe as partes que deseja entrelaçar.

Por fim, se desejar deletar o entrelaçamento, selecione os dois objetos e siga o caminho de clicar em Object (Objeto), depois em Intertwine (Entrelaçar), e por fim em Release (Liberar).

4. Performance melhorada

Carregar múltiplas imagens PNG linkadas no mesmo documento do Illustrator é agora mais rápido e suave. Abrir e manipular esses arquivos tornou- se mais rápido que nas versões anteriores do programa.

Gif com importação de imagens no formato PNG por meio do caminho File, Place. São selecionadas e importadas quatro imagens rapidamente para dentro do software.

5. Ações automáticas

Já pensou em edições feitas em um clique? Pois a versão 2023 do Illustrator dispõe de algumas Quick actions (Ações rápidas), que podem aplicar efeitos nos objetos do seu documento.

Gif de onde se lê o texto Curtindo o artigo? em uma prancheta. É efetuado um clique sobre o ícone da lupa de pesquisa no canto superior direito da interface do Illustrator. Após efetuado o clique, é aberta uma nova janela chamada Discover. Nela, há diversas opções de efeitos automáticos. É selecionado o efeito Neon glow text e depois selecionado trecho do texto “artigo?”. Na sequência, na mesma janela Discover é habilitado o efeito por meio do clique no botão Apply.

Para ficar por dentro de quais ações estão disponíveis, clique na lupa no canto superior direito e depois em Quick actions. Por exemplo, para escolher a opção de texto em neon: basta selecionar o texto e aplicar o efeito.

Gif mostrando o trecho “artigo?” já com efeito de neon aplicado sendo selecionado. Na sequência é aberto o painel Appearence, por meio do caminho Window, Appearence.

Após aplicado, é possível ajustar os parâmetros do efeito por meio do menu Appereance (Aparência).

Concluindo

Gostou das novidades?! Todo ano a Adobe realiza atualizações em seus softwares e com o Illustrator não foi diferente no final de 2022.

Caso tenha interesse em se aprofundar e construir novas habilidades com o Illustrator, confira a nossa Formação em Produção Gráfica com o Illustrator. Nela, você vai aprender a atuar com excelência neste programa do zero e explorá-lo ao máximo para desenvolver projetos visualmente interessantes e com acabamento profissional!

Até a próxima!


Créditos:

Felipe Labouriau
Felipe Labouriau

Sou designer gráfico de formação, com experiência no mercado de mídias impressas e virtuais. Hoje, sou instrutor de design na Alura e já colaborei para grandes insituições, como Fundação Getúlio Vargas, Ipiranga e Sebrae/RJ.

Veja outros artigos sobre UX & Design