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O que é OKR? Significado, Exemplo prático, benefícios e cursos

Marcelo Cruz

Marcelo Cruz


Autores: Marcelo Cruz e Paulo Calanca

Introdução ao método OKR

Gerenciar projetos, time, tarefas ou negócios costuma sempre ser algo desafiador, pois envolve trabalhar com mudanças constantes e tentativas de previsões de um futuro incerto.

E é justamente pensando em adotarmos um mecanismo eficaz para lidar com as variadas mudanças e incertezas, mantendo o foco em metas que gerem resultados e entregas de valores, que podemos pensar na adoção de um sistema de metas, o qual possibilita registrarmos e acompanharmos o grau de sucesso dessas metas, que sejam: curtas, simples e dinâmicas.

Significado de OKR

Nesse contexto de seleção de um sistema de metas, surge a possibilidade de adotarmos os OKRs (Objective and Key Results) que podemos traduzir para “Objetivos e resultados-chave”. Então, vamos descobrir neste artigo o que são OKRs e alguns exemplos de como podem ser aplicados em organizações.

Foto colorida. Sala de reunião, com uma mesa ao centro com notebooks sobre ela, a mesa possui 2 pessoas de cada lado. Ao fundo da imagem, temos um quadro branco, com cartões de anotação colados nele. Há uma mulher em pé, de frente ao quadro, apresentando os cartões.

Crescimento do uso do OKR

OKR é um sistema de metas que ganhou fama por ajudar as empresas a definir e medir os objetivos de forma simples e direta. Mas esse sistema ganhou essa fama após ser adotado pelo Google e, desde então, os OKRs vêm impactando no grande crescimento da empresa.

Outras empresas e startups também começaram a utilizar esse sistema como base para gestão e estratégia dos seus negócios. Entretanto, os OKRs não se limitam a empresas, pois as pessoas também podem utilizá-lo para projetos pessoais.

O que é OKR?

Andrew Grove, ex-CEO da Intel, criou esse sistema de metas para traçar os objetivos do negócio e acompanhá-los ao longo do tempo.

OKR é uma abordagem de gerenciamento ágil baseada em metas desafiadoras e resultados mensuráveis. Ele foi projetado para responder às mudanças e orientar as pessoas na direção de seus objetivos, facilitando a medição dos resultados de forma clara e transparente para todos.

Para estabelecermos um bom entendimento de OKR, vamos abordar 3 conceitos centrais: o conceito de objetivos, o de Key Results e de iniciativas. Estes conceitos são essenciais para quem utiliza OKR, por isso é importante entendermos como eles se relacionam, como se complementam e como podem ser úteis para você ou para seu negócio.

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Conceitos centrais dos OKRs

Objetivos

A ideia dos objetivos é transmitir o que tem que ser feito. Por exemplo, podemos ter o seguinte objetivo:

  • “Ser reconhecido como a maior plataforma de cursos online do mercado".

Perceba que ele começa com um verbo, e isso é muito importante quando vamos criar um objetivo. O objetivo é algo qualitativo, ou seja, refere-se à qualidade do que estamos tentando alcançar, como sua descrição, impressões e pontos de vista. Além disso, ele deve ser apenas uma frase curta e simples.

Key Results (Resultados-Chave)

Ao contrário dos objetivos, que são qualitativos, os Resultados-Chave são quantitativos, pois precisamos mensurá-los. Para fazermos isso, temos que aliar os objetivos aos resultados-chave.

A estrutura de um resultado-chave segue o seguinte padrão, por exemplo:

  • “Aumentar o número de clientes em 20%”.

Note que estamos utilizando o verbo “aumentar”, com a ideia de mensurar o número de clientes, ou seja, queremos sair do valor inicial, que é o número de clientes atual, para o valor final, onde queremos chegar, que é um aumento de 20%.

Iniciativas

Para que possamos atingir esses resultados-chave, precisamos realizar algumas iniciativas. Novamente, vamos utilizar o KR de exemplo:

  • “Aumentar o número de clientes em 20%”.

Podemos propor algumas iniciativas para atingi-lo, como:

  • “fazer 3 comerciais na televisão” ou "divulgar novos lançamentos de conteúdo 1 vez por semana nas redes sociais”.

É importante ressaltar aqui a diferença das iniciativas para os KRs. Nenhuma das iniciativas que iremos realizar garante que vamos atingir o resultado-chave esperado. O KR é a própria garantia do resultado, pois é nele que está o foco, o que devemos alcançar, as iniciativas são apenas uma forma de ajudar a alcançá-lo.

Exemplo de como construir um OKR

Para fixar os conceitos abordados, vamos criar os OKRs de uma empresa fictícia de equipamentos eletrônicos que se chama ByteStore.

Objetivo

Primeiramente, vamos estabelecer o objetivo da ByteStore.

Por exemplo:

  • Fazer da minha empresa uma referência no mercado.

Key Results

Agora que temos nosso objetivo, vamos pensar nos nossos Key Results.

Por exemplo:

  • KR 1: Aumentar a participação nossa empresa no mercado em 20%
  • KR 2: Crescer o número de clientes em 15%
  • KR 3: Ter presença em 4 estados brasileiros

Podemos perceber que cada KR trabalha com um indicador diferente. No KR 1, estamos nos referindo à participação da nossa empresa no mercado; no KR 2, ao número de clientes; no KR3, à presença em nível nacional. A partir destes indicadores, podemos guiar nossos KRs.

Iniciativas

O próximo passo é pensar nas iniciativas a serem realizadas para dar suporte ao atingimento desses resultados. Por exemplo, para o KR 1, “realizar 2 propagandas direcionadas”; para o KR 2, podemos “abordar 30 pessoas no Linkedin”; para o KR 3, podemos realizar 2 pesquisas de público-alvo em outros estados por mês.

Acompanhamento de resultados

Para realizar o acompanhamento dos resultados, podemos fazer uma reunião chamada de Check-in, onde são apresentados feedbacks em relação aos OKRs. Eles podem ser semanais, caso o OKR seja mensal, ou a cada 15 dias, caso o OKR seja trimestral, podendo mudar de acordo com cada equipe ou a realidade de sua empresa.

Resumo do Exemplo de OKR

Neste exemplo, vimos que cada um dos 3 conceitos centrais (Objetivos, Resultados-chave e Iniciativas), além do Check-in, foram abordados na prática, de forma que cada um se relaciona com os demais. Mas você pode estar se perguntando:

“Afinal, como isso impacta minha empresa?”

É o que veremos a seguir.

Por que o OKR é importante? Os impactos no seu projeto

Aplicando OKR em sua empresa ou na sua vida, você pode obter melhorias nos seguintes aspectos:

  1. Melhor comunicação entre os departamentos da empresa, diminuindo o tempo de resposta com que as informações transitam entre eles;

  2. Facilidade na tomada de decisão de negócio, pois toda a equipe tem conhecimento dos objetivos e resultados-chave desde o início;

  3. Toda empresa alinhada, caminhando para o mesmo lado, ou seja, focada em atingir um mesmo objetivo maior;

  4. Constância e fluidez nos Planejamentos, possibilitando, se necessário, através de feedbacks, mudanças, adequação ou readaptação conforme a necessidade;

  5. Estímulo na produtividade das equipes, por meio do estabelecimento de metas que desafiam os colaboradores.

É importante dizer que a cultura de implementação de OKR não é uma estrutura de comando e controle, onde existem regras e você deverá apenas obedecer e será microgerenciado em relação a isso. Pelo contrário, a sua equipe poderá influenciar nos objetivos e propor resultados-chave e iniciativas, assim, todos contribuirão para que eles sejam alcançados.

Dicas de como aplicar OKR na empresa

Para aplicar OKR com eficiência no seu negócio ou projeto, você pode seguir essas dicas:

  • Escolha objetivos desafiadores, para que, no caminho, sua equipe possa pensar em soluções criativas para alcançá-los;
  • Evite objetivos muito amplos, pois podem tirar o foco da equipe;
  • Escolha resultados-chave que possam ser mensurados em percentual, número ou tabela. Lembre-se: os KRs são indicadores quantitativos;
  • Pense sempre em alinhamentos e provocações e evite fazer um "comando e controle" de metas, para não correr o risco das pessoas envolvidas no atingimento da meta acabarem não engajando e, por consequência, não cumprindo a meta.

Benefícios do OKR e conclusão

A adoção de um sistema de metas como o OKR é capaz de nos ajudar a lidar com um ambiente incerto e dinâmico, por meio de metas que estimulam resultados e valores.

Quem utiliza OKRs tem uma maior chance de conseguir se tornar mais produtivo e criativo, além de tornar possível medir melhor seus resultados e realizar o acompanhamento dos seus objetivos.

Cursos de OKR

Agora que você sabe o que é OKR, como funciona e o impacto que pode trazer para um projeto ou uma empresa, você pode começar a implementar esse sistema em sua vida ou negócio para potencializar o desenvolvimento de um bom planejamento.

Se você gostou desse conteúdo, indicamos os cursos:

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OKRs funcionam?

Para ouvir, te indicamos o Podcast OKRs Funcionam? no qual o CEO da Alura, Paulo Silveira, juntamente com outros participantes, respondem a essa pergunta:

OKRs funcionam? – Hipsters Ponto Tech #274

Desejamos a você sucesso na aplicação dos OKRs, bons estudos e nos vemos nos próximos artigos.

Agradecimentos Especiais

Gabrielle Ribeiro, Jane Nogueira e Vinicius Louzada pelas trocas de ideias, sugestões de melhorias e grande apoio prestado durante a escrita deste artigo.

Marcelo Cruz
Marcelo Cruz

Sou estudante de Ciência da Computação na UNIR. Atualmente, sou Monitor na Escola de Dados. Gosto muito de aprender e compartilhar conhecimento. Apaixonado por Python e Dados.

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