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Autores: Marcelo Cruz e Paulo Calanca
Gerenciar projetos, time, tarefas ou negócios costuma sempre ser algo desafiador, pois envolve trabalhar com mudanças constantes e tentativas de previsões de um futuro incerto.
E é justamente pensando em adotarmos um mecanismo eficaz para lidar com as variadas mudanças e incertezas, mantendo o foco em metas que gerem resultados e entregas de valores, que podemos pensar na adoção de um sistema de metas, o qual possibilita registrarmos e acompanharmos o grau de sucesso dessas metas, que sejam: curtas, simples e dinâmicas.
Nesse contexto de seleção de um sistema de metas, surge a possibilidade de adotarmos os OKRs (Objective and Key Results) que podemos traduzir para “Objetivos e resultados-chave”. Então, vamos descobrir neste artigo o que são OKRs e alguns exemplos de como podem ser aplicados em organizações.
OKR é um sistema de metas que ganhou fama por ajudar as empresas a definir e medir os objetivos de forma simples e direta. Mas esse sistema ganhou essa fama após ser adotado pelo Google e, desde então, os OKRs vêm impactando no grande crescimento da empresa.
Outras empresas e startups também começaram a utilizar esse sistema como base para gestão e estratégia dos seus negócios. Entretanto, os OKRs não se limitam a empresas, pois as pessoas também podem utilizá-lo para projetos pessoais.
Andrew Grove, ex-CEO da Intel, criou esse sistema de metas para traçar os objetivos do negócio e acompanhá-los ao longo do tempo.
OKR é uma abordagem de gerenciamento ágil baseada em metas desafiadoras e resultados mensuráveis. Ele foi projetado para responder às mudanças e orientar as pessoas na direção de seus objetivos, facilitando a medição dos resultados de forma clara e transparente para todos.
Para estabelecermos um bom entendimento de OKR, vamos abordar 3 conceitos centrais: o conceito de objetivos, o de Key Results e de iniciativas. Estes conceitos são essenciais para quem utiliza OKR, por isso é importante entendermos como eles se relacionam, como se complementam e como podem ser úteis para você ou para seu negócio.
A ideia dos objetivos é transmitir o que tem que ser feito. Por exemplo, podemos ter o seguinte objetivo:
Perceba que ele começa com um verbo, e isso é muito importante quando vamos criar um objetivo. O objetivo é algo qualitativo, ou seja, refere-se à qualidade do que estamos tentando alcançar, como sua descrição, impressões e pontos de vista. Além disso, ele deve ser apenas uma frase curta e simples.
Ao contrário dos objetivos, que são qualitativos, os Resultados-Chave são quantitativos, pois precisamos mensurá-los. Para fazermos isso, temos que aliar os objetivos aos resultados-chave.
A estrutura de um resultado-chave segue o seguinte padrão, por exemplo:
Note que estamos utilizando o verbo “aumentar”, com a ideia de mensurar o número de clientes, ou seja, queremos sair do valor inicial, que é o número de clientes atual, para o valor final, onde queremos chegar, que é um aumento de 20%.
Para que possamos atingir esses resultados-chave, precisamos realizar algumas iniciativas. Novamente, vamos utilizar o KR de exemplo:
Podemos propor algumas iniciativas para atingi-lo, como:
É importante ressaltar aqui a diferença das iniciativas para os KRs. Nenhuma das iniciativas que iremos realizar garante que vamos atingir o resultado-chave esperado. O KR é a própria garantia do resultado, pois é nele que está o foco, o que devemos alcançar, as iniciativas são apenas uma forma de ajudar a alcançá-lo.
Para fixar os conceitos abordados, vamos criar os OKRs de uma empresa fictícia de equipamentos eletrônicos que se chama ByteStore.
Primeiramente, vamos estabelecer o objetivo da ByteStore.
Por exemplo:
Agora que temos nosso objetivo, vamos pensar nos nossos Key Results.
Por exemplo:
Podemos perceber que cada KR trabalha com um indicador diferente. No KR 1, estamos nos referindo à participação da nossa empresa no mercado; no KR 2, ao número de clientes; no KR3, à presença em nível nacional. A partir destes indicadores, podemos guiar nossos KRs.
O próximo passo é pensar nas iniciativas a serem realizadas para dar suporte ao atingimento desses resultados. Por exemplo, para o KR 1, “realizar 2 propagandas direcionadas”; para o KR 2, podemos “abordar 30 pessoas no Linkedin”; para o KR 3, podemos realizar 2 pesquisas de público-alvo em outros estados por mês.
Para realizar o acompanhamento dos resultados, podemos fazer uma reunião chamada de Check-in, onde são apresentados feedbacks em relação aos OKRs. Eles podem ser semanais, caso o OKR seja mensal, ou a cada 15 dias, caso o OKR seja trimestral, podendo mudar de acordo com cada equipe ou a realidade de sua empresa.
Neste exemplo, vimos que cada um dos 3 conceitos centrais (Objetivos, Resultados-chave e Iniciativas), além do Check-in, foram abordados na prática, de forma que cada um se relaciona com os demais. Mas você pode estar se perguntando:
“Afinal, como isso impacta minha empresa?”
É o que veremos a seguir.
Aplicando OKR em sua empresa ou na sua vida, você pode obter melhorias nos seguintes aspectos:
Melhor comunicação entre os departamentos da empresa, diminuindo o tempo de resposta com que as informações transitam entre eles;
Facilidade na tomada de decisão de negócio, pois toda a equipe tem conhecimento dos objetivos e resultados-chave desde o início;
Toda empresa alinhada, caminhando para o mesmo lado, ou seja, focada em atingir um mesmo objetivo maior;
Constância e fluidez nos Planejamentos, possibilitando, se necessário, através de feedbacks, mudanças, adequação ou readaptação conforme a necessidade;
Estímulo na produtividade das equipes, por meio do estabelecimento de metas que desafiam os colaboradores.
É importante dizer que a cultura de implementação de OKR não é uma estrutura de comando e controle, onde existem regras e você deverá apenas obedecer e será microgerenciado em relação a isso. Pelo contrário, a sua equipe poderá influenciar nos objetivos e propor resultados-chave e iniciativas, assim, todos contribuirão para que eles sejam alcançados.
Para aplicar OKR com eficiência no seu negócio ou projeto, você pode seguir essas dicas:
A adoção de um sistema de metas como o OKR é capaz de nos ajudar a lidar com um ambiente incerto e dinâmico, por meio de metas que estimulam resultados e valores.
Quem utiliza OKRs tem uma maior chance de conseguir se tornar mais produtivo e criativo, além de tornar possível medir melhor seus resultados e realizar o acompanhamento dos seus objetivos.
Agora que você sabe o que é OKR, como funciona e o impacto que pode trazer para um projeto ou uma empresa, você pode começar a implementar esse sistema em sua vida ou negócio para potencializar o desenvolvimento de um bom planejamento.
Se você gostou desse conteúdo, indicamos os cursos:
Para ouvir, te indicamos o Podcast OKRs Funcionam? no qual o CEO da Alura, Paulo Silveira, juntamente com outros participantes, respondem a essa pergunta:
OKRs funcionam? – Hipsters Ponto Tech #274
Desejamos a você sucesso na aplicação dos OKRs, bons estudos e nos vemos nos próximos artigos.
Gabrielle Ribeiro, Jane Nogueira e Vinicius Louzada pelas trocas de ideias, sugestões de melhorias e grande apoio prestado durante a escrita deste artigo.
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