Peça um orçamento Login
Artigo

10 Linguagens de programação mais usadas pelas empresas

Redação Alura

Confira as 10 linguagens de programação mais usadas no mercado de TI e que são tendência em 2022, segundo levantamento do GitHub no último trimestre de 2021

Cada linguagem de programação possui suas vantagens e desvantagens, as quais extrapolam os impactos diretos na tecnologia. É claro que as consequências para o desenvolvimento de aplicações são a chave para a escolha da linguagem. Mas é inegável que a facilidade de aprendizado, considerando a rotatividade de profissionais, o legado e a eficiência em produtividade também merecem atenção.

No entanto, há um ponto que cada vez mais ganha a mídia, as redes sociais, as estratégias: a demanda por profissionais do mercado. Afinal, quanto mais utilizada é uma linguagem, maior é a concorrência por especialistas na área.

Por fim, não só esses dados refletem tendências no uso de tecnologias e scripts, como apontam um movimento de mercado.

Então, quais são as linguagens de programação mais usadas?

Veja agora o ranking do final de 2021 conforme o GitHub.

linguagens de programação mais usadas

As 10 linguagens de programação mais usadas segundo o GitHub

1. Linguagem Python

A primeira das linguagens de programação mais usadas pelas empresas de tecnologia é Python.

Embora tenha sido criado em 1989 por Guido Van Rossum, até hoje continua bastante popular, principalmente por ser open source e de fácil aprendizado.

VEJA TAMBÉM:

O objetivo inicial dessa linguagem era ter uma sintaxe semelhante ao ABC, mas com acesso às chamadas de sistema do Amoeba. E desde então, evolui no mercado, sendo bastante utilizada no desenvolvimento web e em machine learning.

O co-fundador e CEO da distribuição Anaconda, Peter Wang, por exemplo, afirma que um do motivos pelos quais mais gosta de Python é a acessibilidade que ele permite, a facilidade com que o Python se encaixa nos planos.

Veja a entrevista completa no podcast de Lex Fridman:

Vantagens do Python:

  • Linguagem de programação open source;
  • Fácil aprendizado;
  • Versatilidade.

2. Linguagem JavaScript (JS)

A segunda das linguagens de programação mais usadas pelas empresas de tecnologia, conforme pesquisa do GitHub, é o JavaScript.

Embora mais moderno que o Java, o JavaScript é uma linguagem que está no mercado também desde a década de 90. Mas sua universalidade a interatividade ainda garantem que seja uma das linguagens de programação mais populares entre as empresas, inclusive no desenvolvimento de machine learning e inteligência artificial, tendências de mercado.

A linguagem de programação interpretada, originalmente desenvolvida para permitir a interação de scripts com o usuário sem passagem pelo servidor, é bastante utilizada também em desenvolvimento web (junto ao HTML, ao CSS e ao PHP), criação de jogos e aplicativos para celular

Vantagens do JavaScript:

  • Linguagem de programação simples, universal e multiplataforma;
  • Rápido desenvolvimento;
  • Comunicação assíncrona.

3. Linguagem Java

Java é a terceira das linguagens mais usadas em empresas de tecnologia e se destaca por permitir que os programas desenvolvidos sejam compilados para aparelhos distintos de maneira mais fácil.

Além da portabilidade, programas desenvolvidos em Java se adaptam mais facilmente conforme o crescimento de uso, e códigos criados em uma versão antiga continuam a ser reconhecidos em versões atuais.

Atualmente, o Java é a linguagem mais utilizada para criar aplicativos Android.

Vantagens do Java:

  • Escalabilidade;
  • Portabilidade;
  • Retrocompatibilidade.

4. Linguagem TypeScript

O TypeScript segue na 4ª posição entre as linguagens de programação mais populares de 2021. E é impossível não compará-lo com o JavaScript, na 2ª posição. Afinal, a linguagem criada pela Microsoft é um superconjunto do JavaScript e oferece todos os seus recursos, mas com um sistema de tipos TypeScript.

Utilizar o TypeScript ao invés do JavaScript, permite feedbacks de erros mais rápidos e processos de refatoração mais fáceis. Ainda, pode ser adotado gradativamente em uma base de código.

Contudo, a aprendizagem é mais difícil, o que impacta a produtividade do time.

Vantagens da linguagem TypeScript:

  • Feedbacks de erros;
  • Facilidade no processo de refatoração;
  • Autocomplete da linguagem;
  • Migração de linguagem gradativa;

Veja também um artigo sobre como escolher entre JavaScript e TypeScript.

5. Linguagem Go

Em 5º lugar entre as linguagens de programação mais usadas pelas empresas no mercado de TI, está o Go.

Lançado em código livre pelo Google, em 2009, o objetivo do Go era unir características que o time responsável considerava ideais para programar. O resultado foi uma linguagem de programação capaz de construir programas eficientes, simples e confiáveis.

Com foco em produtividade e programação concorrente, a linguagem de programação compilada já foi utilizada em partes e projetos de produtos como: Google, Dropbox, Uber, Twitch e Netflix.

Vantagens da linguagem Go:

  • Alta performance;
  • Curva de aprendizado simples;
  • Eficiência na compilação de códigos;
  • Concisão e rapidez.

6. Linguagem C++

O C++ aparece em 6º lugar da lista e mostra que, mesmo com o tempo, ainda é uma das linguagens favoritas entre as empresas.

Desenvolvido em 1980, o objetivo do C++ era unir facilidade na hora de escrever códigos de sistemas complexos à agilidade de performance, através da adição de funcionalidades à linguagem C.

Da indústria de jogos ao mercado financeiro, grandes aplicações, sistemas operacionais e microcontroladores, o C++ é bastante utilizado por empresas como Facebook, Adobe, Eletronic Arts (EA) e até mesmo Google e Microsoft.

Vantagens do C++:

  • Versatilidade;
  • Alta performance;
  • Uso em sistemas complexos.

7. Linguagem Ruby

Programação orientada para objetos (POO), o Ruby ocupa o 7º lugar entre as linguagens de programação mais usadas pelas empresas no final de 2021.

A agilidade ao escrever códigos que consigam rodar funcionalidades e o framework Ruby on Rails (hoje em código aberto) são as principais razões por ser uma das linguagens favoritas na programação, sobretudo no desenvolvimento web e em MVPs.

A desvantagem é a dificuldade em escalar, devido ao alto processamento.

Vantagens do Ruby:

  • Sintaxe de fácil leitura;
  • Agilidade no lançamento de aplicações web.

8. Linguagem PHP

Quase encerrando a lista, temos o PHP na 8ª posição, uma das linguagens de programação mais utilizadas em páginas web.

Seus diferenciais são incluir funções que não seriam suportadas pelo HTML e integrar informação da página a bancos de dados MySQL.

Vantagens do PHP:

  • Funções no desenvolvimento de páginas web;
  • Integração de informações a bancos de dados MySQL.
  • Agilidade, flexibilidade e praticidade.

9. Linguagem C Sharp

O C#, na 9ª posição da lista de linguagens de programação mais usadas no final de 2021, é outra variação da linguagem C bastante popular, embora já tenha sido mais utilizada.

Executado no framework .NET, sua complexidade é encarada como uma desvantagem em relação a outras linguagens. Porém, o C# continua sendo bastante utilizado na indústria de jogos.

Além disso, está em sua versão 5.0 e continua evoluindo, sendo considerado de fácil ambientação mesmo para iniciantes.

Vantagens do C#:

  • Acessibilidade para iniciantes;
  • Linguagem multiplataforma.

10. Linguagem C

Há diversas outras linguagens de programação, várias das quais levantadas pelos números do GitHub. Então, para finalizar o ranking das 10 linguagens de programação mais usadas no final de 2021, trazemos o C, linguagem que originou o C# e o C++.

Mesmo sendo uma linguagem de programação considerada antiga, o C é visto como vantajoso por facilitar a portabilidade de aplicações entre dispositivos.

Além de funcionar em quase todos os tipos de sistemas, não exige tanto de performance quanto outras linguagens. Por essa razão, ainda é bastante utilizado em dispositivos com IoT (Internet das Coisas).

Vantagens da linguagem C:

  • Portabilidade;
  • Baixa exigência de performance das máquinas;
  • Dispositivos com IoT.

Quer saber qual a melhor linguagem de programação? Veja o bate-papo com Fabio Akita:

Cada linguagem tem seu papel na programação, isto é claro. Mas a decisão por uma ou outra vai além do que elas oferecem diretamente como podemos ver.

Desenvolver depende do negócio, dos aspectos técnicos de cada linguagem e da relação com o futuro. Afinal, atualizações de linguagem, legados de códigos e a entrada de novas pessoas nos times não só influenciam processos, como cada vez mais importam para essas escolhas.

E você? Em qual dessas linguagens seu time trabalha?

Com a Alura Para Empresas você desenvolve sua equipe, do iniciante ao avançado, nas diversas linguagens de programação de que seu negócio necessita. Fale conosco para saber mais sobre os nossos benefícios para o seu time!

Estas empresas confiam na Alura para Empresas

Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.

  • Logo daa Dasa class=