Logo do curso
Curso

Gerenciamento do marketing de conteúdo:

estratégia, planejamento e resultados

Quero estudar na alura

8h

Para conclusão

2

Pessoas nesse curso

Certificado

De participação

Introdução_

O que você aprenderá_

  • Estruture uma estratégia de conteúdo baseada em KPIs.
  • Analise dados e métricas para otimizar campanhas.
  • Mapeie a jornada do consumidor e identifique oportunidades de diferenciação.
  • Avalie o social listening e a criação de conteúdo autêntico para redes sociais.
  • Planeje calendários de conteúdo e desdobre pautas em subtemas relevantes.
  • Integre ações de mídias orgânicas e pagas para maximizar conversão.

Público alvo_

Ao final do curso, será possível aprimorar estratégias para profissionais e entusiastas do marketing digital, gestores e colaboradores que desejam compreender a construção de campanhas eficazes e a análise de dados para otimizar resultados. Foco do conteúdo: social media; analista de marketing e conteúdo; social media manager e profissionais do marketing digital.

Talia Cardoso de Souza

linkedin

Profissional de Comunicação, Marketing e Publicidade com mais de 8 anos de experiência de mercado, liderando projetos e campanhas com foco em Marketing Digital e Branding. Atendeu marcas nacionais e internacionais como Fenty Beauty (Kendo Brands e Sephora Brasil), Arezzo&CO, Grupo Boticário, The HEINEKEN Company e AMBEV. Atualmente é Creator Marketing Manager para The Coca-Cola Company na WPP.

Curso atualizado em 08/09/2025

Ementa

  1. Estratégia

    • Apresentação
    • Analisando contexto de marca
    • Analisando contexto de categoria
    • Analisando os principais canais
    • Espinha dorsal da estratégia de conteúdo
    • Faça como eu fiz: Estratégia de conteúdo
    • Estratégia de conteúdo para a plataforma
    • O que aprendemos?
  2. Planejamento

    • Calendário de marca e mercado
    • Estabelecendo calendário de conteúdo
    • Otimização de formatos e desdobramentos
    • Mapeamento de oportunidades
    • Faça como eu fiz: Planejamento de conteúdos
    • Planejamento de conteúdo para campanhas de engajamento
    • O que aprendemos?
  3. Operação

    • Recursos e equipes do marketing de conteúdo
    • Cronogramas, ferramentas e organização
    • Parceiros e stakeholders do conteúdo
    • Faça como eu fiz: marketing de conteúdo
    • Otimizando a estratégia de conteúdo
    • O que aprendemos?
  4. Conteúdo

    • Conteúdo primeiro, publicidade depois
    • Conteúdo como ativo estratégico
    • Conar e conteúdo responsável
    • Conteúdo pago e orgânico
    • Faça como eu fiz: Estratégia de conteúdo
    • Engajamento de clientes no SwiftBank
    • O que aprendemos?
  5. Resultados

    • O ciclo do conteúdo
    • Dados contam histórias
    • Ciclo do conteúdo e aplicando aprendizados
    • Faça como eu fiz: ciclo do conteúdo
    • Analisando o engajamento em uma campanha
    • Conclusão
    • O que aprendemos?

Descubra se esse curso é pra você! Leia as primeiras aulas

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos
Escola

Inovação & Gestão

Prepare-se para aplicar em seu dia a dia técnicas de gestão de produtos e projetos, agilidade, liderança, desenvolvimento pessoal e muito mais. Conheça os principais conceitos de boas práticas de gestão de produtos e projetos e se aprofunde em estratégias de metodologias ágeis.

Conheça a escola

Faça parte da nossa comunidade no discord!

Troque conhecimentos com a comunidade da Alura

Escolha a duração do seu plano e aproveite até 44% OFF

Conheça os Planos para Empresas