Como criar um roteiro de podcast bem estruturado

Como criar um roteiro de podcast bem estruturado

Como um podcast é em forma de conversa, compensa criarmos um roteiro? Ou uma organização das ideias seria melhor, já que queremos dividir a tarefa de falar essas informações entre os dois?

Seria legal se a gente tivesse algo mais estruturado, pelo menos para o começo do episódio, para dividirmos as falas e sabermos quais tópicos viriam em seguida, né?

Por isso, vamos montar um roteiro de podcast estruturado. Assim, iniciamos um rascunho da estrutura do roteiro.

Começamos escrevendo quais informações seriam lidas por quem, já que queremos apresentar a voz de ambos para o público, já nessas informações iniciais sobre o livro. Mas, achamos que fica chato para o ouvinte as informações serem apresentadas de qualquer forma, sem um ritmo ou um texto mais bonitinho.

Assim, decidimos elaborar alguns parágrafos mais organizados com os dados do livro. Neles, escrevemos exatamente o que falaríamos, em letras maiúsculas, pois fica mais fácil de ler enquanto estivermos gravando.

Marcamos as pausas com uma barra “/” para sabermos quando fazer uma pequena pausa no meio do texto e não trazer aquela sensação de algo que foi falado correndo só porque precisa ser falado. Queremos enfatizar as informações porque as achamos importantes.

Também marcamos os pontos finais com duas barras “//” para indicar que, naquela parte, o texto deve ser finalizado e possuir uma pausa um pouco maior, para mostrar que o assunto está mudando.

Depois, pensamos no debate que será feito no episódio. As nossas conversas sobre livro sempre levam horas, porém, não podemos deixar o episódio muito longo. Como poderíamos resolver isso? Queremos que as falas tenham ritmo de conversa, mas com uma certa linearidade de ideias.

Então, escolhemos os tópicos que queremos abordar e os colocamos depois das informações do livro, sem uma fala definida, só o tópico, para que vejamos a respeito do que falaremos a seguir.

Esses assuntos são como a autora começa o livro, apresentando a história do personagem principal, logo após o evento que será destaque em toda a saga, a apresentação do mundo, que é apresentado ao leitor ao mesmo tempo que é apresentado ao protagonista.

Por fim, gostaríamos de falar sobre como vemos a leitura desse livro para a classificação indicativa, já que é um livro infanto-juvenil, e como foi nossa experiência pessoal quando lemos pela primeira vez, ainda crianças, as dificuldades que encontramos e momentos que mais nos marcaram. Com isso, desenvolvemos um roteiro para estruturar o episódio.

E agora como montar todas essas informações?

Roteiro para podcast

Optamos por montar uma tabela, que deixa separado cada parte, de quem fala e vinheta, para a fala e os tópicos, e fica mais organizado.

Roteiro

Apresentador 1 (A1), BEM-VINDOS AO PRIMEIRO EPISÓDIO DA LEITURA ALÉM // Apresentação da pessoa

Apresentador 2 (A2), EU SOU / Apresentação da pessoa // E O LIVRO ESCOLHIDO PARA DISCUTIRMOS NESTE PRIMEIRO EPISÓDIO É O HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL

A1, O LIVRO ESCRITO PELA AUTORA J.K. ROWLING / FOI LANÇADO ORIGINALMENTE EM 1997 NO REINO UNIDO //

A2, E FOI LANÇADO NO BRASIL / NO ANO 2000 / PELA EDITORA ROCCO // A EDIÇÃO BRASILEIRA CONTA COM 264 PÁGINAS / ENQUANTO A BRITÂNICA POSSUI 223 // E MAIS UMA VEZ / BEM VINDOS AO LEITURA ALÉM

Vinheta de abertura

A1 e A2, Discussão sobre o livro.

Principais tópicos:

  • Começo do livro; Apresentação do Harry;
  • Morte dos pais do Harry e tentativa da morte dele;
  • Apresentação dos outros personagens;
  • Introdução ao mundo bruxo;
  • Livro infantil?;
  • Nossas impressões quando lemos pela primeira vez;
  • dificuldades;
  • o que marcou

Então, estruturamos o roteiro base desta maneira, para apresentá-lo de uma forma geral, para ser seguido na maioria dos episódios.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando dois blocos de texto, no qual o bloco esquerdo tem os dizeres:

Um roteiro para cada tipo de podcast

A maneira como o roteiro base é estruturado é de acordo com a forma em que as pessoas querem apresentar o podcast.

Dependendo do formato e estilo, se for completamente uma conversa, muitas vezes nem é necessário um roteiro, somente uma lista com os tópicos que podem ser abordados, para uma condução melhor dos temas.

Caso seja com um texto fixo para cada episódio, como o podcast Escriba Café, no qual um texto a respeito do assunto é falado, um roteiro estruturado, no qual estão as falas exatas que devem ser feitas, é bom para o locutor saber o que falar e, ainda, em quais momentos teria uma pausa, uma música, efeito sonoro ou vinheta.

Também existem podcasts em que acontece uma entrevista com diversos convidados sobre determinado assunto, como no Mamilos Podcast.

Nele você pode não escrever um roteiro,podendo escrever apenas as informações e perguntas principais, que os produtores e apresentadores querem que sejam abordadas.

Para o nosso podcast sobre livros, escolhemos seguir um roteiro pré-estruturado, para que saibamos a parte das informações dos livros e quais tópicos definimos e que gostaríamos de abordar, para não nos perdermos completamente na conversa.

Mas no fim das contas, nem todo podcast precisa seguir um roteiro totalmente estruturado,que mostre exatamente o que deve conter no áudio do episódio, como o que usamos para o começo do nosso, ou até mesmo, nem todo podcast precisa de roteiro. Isso vai de acordo com o objetivo dos produtos e do formato definido.

Tanto no marketing de conteúdo quanto no inbound marketing, os podcasts são uma ótima forma de trazer informações aos seus clientes, mantendo contato e até os fidelizando.

No nosso podcast, que queremos trazer uma fala mais definida, ao menos do começo dele, achamos importante fazer uma pesquisa e definir um roteiro com um conteúdo.

Aqui na Alura, também temos um podcast sobre diversos assuntos em tecnologia, marketing e outras modinhas, o Hipster ponto Tech. Além de um curso e um livro sobre Marketing de Conteúdo, onde você aprenderá sobre diversas maneiras e canais para fazer um bom marketing de conteúdo.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão