Redes sociais: Ferramentas úteis para otimizar tempo

Redes sociais: Ferramentas úteis para otimizar tempo
Izabella Oliveira
Izabella Oliveira

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É muito importante que as marcas estejam presentes nas redes sociais hoje em dia, já que boa parte dos(as) clientes estão conectados(as). E, para otimizar tempo de trabalho, há ferramentas disponíveis no mercado e que usamos aqui na Alura que podem te auxiliar neste processo.

Ferramentas para o dia a dia nas redes sociais

Linktr.ee

O Instagram permite que você anexe apenas um link à biografia, mas sabemos que uma marca pode ter muitos outros links importantes. Para isso existe o Linktr.ee, ferramenta que permite juntar, numa única página, todos os links importantes para a sua marca na bio (resumo sobre a marca ou empresa de, no máximo, 150 caracteres) do Instagram. O serviço está disponível nas versões paga e gratuita.

Aqui na Alura usamos esta ferramenta para que os(as) alunos(as) e novos(as) seguidores(as) tenham acesso às principais informações da nossa empresa em uma página otimizada.

print do perfil da alura no instagram, com o link.tree na biografia

O link aparecerá desta forma no perfil da sua marca ou empresa

print link.tree da alura quando clicamos nele

Página do Linkr.ee no Instagram da Alura - com os links principais da marca. Vale lembrar que este links são modificados com o tempo, de acordo com as ações da marca.

Bit.ly

O bit.ly é um encurtador de links gratuito para as redes sociais. Além disso, é possível monitorar os acessos aos links e personalizá-los de acordo com o site de redirecionamento por meio desta ferramenta.

Outro benefício dos encurtadores de link é que, em redes com limite de caracteres (como o twitter, por exemplo), os copys (textos das publicações) não são afetados.

print de uma publicação no twitter da alura em que utilizamos o encurtador de links bit.ly

Exemplo de uma publicação em que usamos o Bit.ly para personalizar e encurtar o link e não prejudicar o copy

Ferramentas para agendamento de postagens

Embora algumas redes sociais (como Twitter e Facebook) tenham seus próprios recursos para agendamento de postagens, uma ferramenta como esta pode te ajudar a otimizar tempo no processo de planejamento, agendamento e organização do fluxo de postagens visto que elas possibilitam agendar posts para várias redes sociais em um mesmo lugar.

Dentre as versões pagas e gratuitas existentes no mercado, algumas destas ferramentas já possuem painéis de análise de resultados e outras diversas funções que podem te ajudar a mensurar resultados e métricas chaves.

Vale avaliar as diversas opções disponíveis no mercado e escolher a que mais se encaixa com suas necessidades e o seu negócio.

Keyword Planner

Esta ferramenta gratuita do Google é integrada ao Google Adwords e oferece uma busca de palavras-chave com dados completos.

Funciona assim: você busca por uma palavra-chave e descobre quantas vezes ela já foi utilizada e quantas buscas ela já recebeu. Assim, seu conteúdo e copys para as redes sociais podem ser otimizados em SEO e aparecer em posições melhores no ranking de pesquisas do Google.

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Ferramentas de edição de imagem

Adobe Illustrator

O Illustrator é um software da Adobe desenvolvido para quem trabalha com ilustrações vetoriais. Vetores são objetos ou formas com qualidade alta em qualquer dimensão, e, por este motivo, é possível ajustá-las em qualquer tamanho, sem perder qualidade de resolução.

Com esta ferramenta paga é possível editar até mesmo objetos em 3D e aplicar os mesmos efeitos disponibilizados pelo Photoshop.

Adobe Photoshop

O Photoshop é um software da Adobe capaz de criar e tratar imagens e layouts, fazendo toda e qualquer tipo de alteração. Com ele, é possível criar peças de comunicação e editar fotos. Suas funcionalidades contribuem muito para as redes sociais de uma marca ou empresa.

A ferramenta está disponível de forma paga, seja no pacote completo da Adobe, no pacote específico de fotografia ou individual.

Canva

O Canva é uma ferramenta que permite a criação de conteúdos visuais em muitas formas, tais como: apresentações de slides, revistas, cartões de visita, post para as redes sociais, entre outros.

Além da versão para computador ou tablet, o serviço está disponível por meio de um aplicativo para celular, nas versões gratuita e paga.

Ferramentas de edição de vídeo

After Effects

Com o After Effects da Adobe é possível finalizar a edição de vídeo e imagens de forma simples e otimizada. Também Com é possível inserir efeitos especiais e criar elementos gráficos nas imagens e vídeos.

Sua biblioteca torna a edição ainda mais criativas, tanto em 3D, quanto removendo objetos de um clipe ou imagem. Está disponível de forma paga e pode ser comprado junto aos outros programas do pacote Adobe, ou individualmente.

Não se esqueça de identificar sua realidade

Listamos aqui as principais ferramentas que usamos no dia a dia das redes sociais do grupo Caelum Alura, mas é importante relembrar que cada empresa tem suas necessidades e prioridades.

Gostou destas dicas e ferramentas? Os cursos de marketing digital e de design gráfico da Alura vão ajudar você a aprender mais e continuar se desenvolvendo neste assunto, fazendo com que você otimize tempo com ferramentas úteis para seu negócio no dia a dia.

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