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Blender: Criando personagens com a técnica Poly by poly

Resumo do curso

  • Conheça boas práticas para organizar o seu concept
  • Veja como trabalhar com a topologia para dar os primeiros passos na modelagem
  • Entenda como modelar a partir dos loops
  • Aprenda a utilizar a técnica Poly by poly no processo da escultura
  • Veja como refinar a blocagem e como fazer o fechamento completo da malha
  • Entenda quais são as possíveis finalidades da sua escultura

Público alvo

Estudantes e/ou profissionais de modelagem 3D, que desejam aprender a modelar personagens no Blender utilizando a técnica Poly by poly.

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Formação com esse curso

Instrutores

  • Daniel da Costa é Artista 3D, especializado em anatomia humana. Desenvolve personagens para jogos e ensina as pessoas na formação de artista de personagens Tem alto conhecimento em Modelagem 3D, texturização, ZBrush, Maya e 3D Studio Max, entre outros.

Conteúdo Detalhado

  1. Organizando o concept

    • Apresentação
    • Conhecendo o Concept
    • Model Sheet
    • Organizando o Model Sheet
    • O Photoshop na organização do Model Sheet
    • Configurando o Concept no Blender
    • Inserindo a referência no Blender
    • Para saber mais: Cuidados com alinhamento do concept
  2. Topologia

    • Ajuste do nariz
    • A importância da topologia e dos loops
    • A topologia da cabeça
    • Modelando metade do personagem
    • A parte central
    • Linhas primitivas
    • Iniciando o Poly by Poly pela cabeça
  3. Trabalhando na modelagem

    • A região frontal
    • Olhando a blocagem de vários ângulos
    • Continuando a face
    • A importância de unificar os loops
    • O fluxo das edge loops
    • Identificando o relevo do rosto
    • Para saber mais: A funcionalidade da Topologia
  4. Adicionando boca e nariz

    • Trabalhando nas bochechas
    • A criação do rosto no processo Poly by Poly
    • Adicionando a boca
    • Ajustes manuais usando os vertex
    • Blocando o nariz
    • A contagem dos polígonos presentes em loops
    • Para saber mais: A importância de buscar referências
  5. Trabalhando nos encaixes

    • Buscando os encaixes
    • A importância dos loops na região da boca
    • Melhorando os loops
    • Aplicando o Smooth e o Flat
    • Fechando os buracos
    • Simplificando a estrutura do nariz
    • Para saber mais: Entendendo os loops que compõem a boca
  6. Modelando a orelha

    • Modelando a lateral
    • Solucionando as "estrelas"
    • A linha temporal
    • Removendo as edges
    • Adicionando a base da orelha
    • Para saber mais: Os loops da orelha
  7. Refinando a blocagem

    • Fechando a lateral
    • Nós de loops na formação da lateral da cabeça
    • Continuando o fechamento dos espaços
    • Deixando a referência de lado
    • Fechamento geral
    • Fechamento completo da malha
    • Para saber mais: Fazendo ligações entre cabeça e orelha
  8. Concluindo a primeira etapa

    • Modelando a orelha
    • Escolhendo o modificador correto para a orelha
    • O fundo da boca e olho
    • Ajustando o fundo da boca e dos olhos
    • Entendendo se o seu personagem serve para jogos
    • Para saber mais: A importância do processo de criação de personagem Poly by poly
    • Conclusão

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