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Trabalhando 3D com blender

O uso de ferramentas 3D para criação ganha espaço a cada dia, seja na área de arquitetura ou ilustração, como na área de web usando bibliotecas como three.js e também simulações e games, é uma maneira de conseguir representar visualmente qualquer elemento em um espaço virtual mais fiel ao nosso mundo.

Nesta formação você vai usar a ferramenta OpenSource (gratuita) Blender para entender este universo 3D e construir, pintar e animar modelos em um espaço tridimensional.

Você passará por todos os principais conceitos da construção 3D, será um conhecimento que pode ser expandido para outras ferramentas como Maya e 3DsMax então aproveite bastante os materiais complementares e exercícios durante a formação para reforçar e absorver o máximo possível do conteúdo.

Agora vamos mergulhar em um universo de criação único e maravilho do mundo 3D.

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Com quem você vai aprender?

  • Luiz Carlos Alves de Lima

    Eu sou o Luiz Lima, sou designer mas curto bastante o desenvolvimento, meu conforto é o front-end. Eu queria incialmente criar as artes por traz de jogos, mas fui levado para o lado mais publicitário do ramo, logo ganhei mais experiência na construção de logo, peças plubicitárias e composições, como sempre vivi perto de tecnologia e games (action rpg e openworld são meus favoritos), leciono sobre o que aprendi durante meus estudos e trabalhos, todo o pacote ADOBE e ferramentas 3D como MAYA e BLENDER.

  • Luiz Carlos Alves de Lima

    Eu sou o Luiz Lima, sou designer mas curto bastante o desenvolvimento, meu conforto é o front-end. Eu queria incialmente criar as artes por traz de jogos, mas fui levado para o lado mais publicitário do ramo, logo ganhei mais experiência na construção de logo, peças plubicitárias e composições, como sempre vivi perto de tecnologia e games (action rpg e openworld são meus favoritos), leciono sobre o que aprendi durante meus estudos e trabalhos, todo o pacote ADOBE e ferramentas 3D como MAYA e BLENDER.

  • Cleyder Felipe de Araujo Santos

    Olá, faço design e amo inovar de diversas formas nos meus trabalhos, sempre aprendendo coisas novas e evoluindo. Amo a tecnologia e as oportunidades que ela proporciona.

  • Cleyder Felipe de Araujo Santos

    Olá, faço design e amo inovar de diversas formas nos meus trabalhos, sempre aprendendo coisas novas e evoluindo. Amo a tecnologia e as oportunidades que ela proporciona.

Passo a passo
  1. 1 O Blender e o universo 3D

    Neste primeiro momento vamos nos encontrar dentro da interface da ferramenta Blender que por ser um software OpenSource possui várias funcionalidade que vão além de apenas modelar blocos em 3D, vamos compreender onde achar cada uma das janelas para começar de forma adequada nosso trabalho de construção 3D.

    • Curso Blender: criando um modelo 3D

      08h
      • Entenda a interface de trabalho do Blender
      • Realize a modelagem blocada de um ambiente minimalista
      • Entenda sobre os processos de construção de uma arte 3D
      • Saiba quais as limitações e as necessidades do computador para trabalhar com 3D
      • Aprenda a manipular o ambiente 3D para criar sua própria composição
    • Artigo O artista por trás do 3D | Alura

  2. 2 Modelagem 3D com Blender

    Agora que vimos a interface da ferramenta, vamos finalmente dar o passo da modificação das formas primitivas e construir algo mais complexo passando por técnias para modelos inorgânicos e técnicas para modelos mais ôrganicos e como podemos colorir esses modelos através de texturas

    • Curso Blender: entendendo o Box Modeling

      08h
      • Entenda como organizar a área de trabalho para modelar
      • Realize a modelagem com boxmodeling e crie uma espada lowpoly
      • Entenda sobre o pensamento e o conceito de fluxo de malha
      • Crie um pequeno render lowpoly para seu portifólio
      • Aprenda teclas de atalho para agilizar seu trabalho no Blender
    • Curso Blender: texturizando modelos com Hand Paint

      08h
      • Entenda o que é uma malha UV no mundo 3D
      • Saiba como abrir a malha UV do objeto 3D
      • Compreenda sobre técnicas de texturização e coloração no Blender
      • Crie um pequeno prop para game pintado e pronto para ir para uma engine
      • Entenda sobre áreas de trabalho dentro do blender
      • Crie um modelo para seu portfólio online de 3D
    • Artigo O que são materiais e texturas em um software 3D? | Alura

    • Podcast 3D para game – Layers ponto tech #17

    • Curso Blender: modelando com a técnica Poly by Poly

      08h
      • Entenda as formas possíveis de se modelar em 3D
      • Saiba como separa e unir partes diferentes de uma malha
      • Compreenda sobre fluxo de malha dentro da modelagem Poly by Poly
      • Entenda sobre modificadores para facilitar o processo de modelagem 3D
      • Crie um personagem 3D do início ao fim
    • Alura+ Fluxo de malha 3D

    • Podcast 3D – Modelagem Orgânica – Layers ponto tech #21

  3. 3 Animação 3D com Blender

    Após moldar e criar os objetos dentro do ambiente 3D precisamos entender como dar vida à esses modelos, veremos agora como construir um esqueleto e criar animações dentro do Blender, quais ferramentas nos apoiam nesta tarefa e como podemos organizar nossos objetos para que a animação seja possível de ser feita, vendo sobre BONES, MOTION ANIMATION, KEYFRAMES e todos os principais conceitos para dar vida a algo dentro do 3D.

    • Curso Blender: riggando e animando seu personagem

      08h
      • Entenda como criar animações motion no Blender
      • Saiba como organizar o esqueleto para animar um personagem em 3D
      • Compreenda a construção de controladores para melhorar o fluxo de trabalho de animação
      • Entenda sobre pintura de peso para vincular ossos ao personagem em 3D
      • Anime um personagem 3D
    • Artigo Topologia no 3D: saiba por que ela é importante | Alura

Escola

UX & Design

Além dessa, a categoria UX & Design conta com cursos de Usabilidade e UX, Vídeo e Motion, 3D,e mais...

Conheça a Escola

nossos alunos e alunas

Experiências de quem já mergulhou com a gente.

Gostei muito das informações extras que o professor trouxe para a aula

Blender: criando um modelo 3D

Alexandre Hideyuki Toyoshim

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