Primeiras aulas do curso Mentoria: desenvolvendo pessoas e compartilhando experiências

Mentoria: desenvolvendo pessoas e compartilhando experiências

Desenvolvimento pessoal - Apresentação

Olá! Seja bem-vindo ao curso de mentoria pela Alura. Sou Tatiane Froelich, psicóloga, tenho mestrado na área de psicologia com foco em carreira. Atuo hoje como uma especialista em desenvolvimento humano com treinamentos, palestras, cursos, atendimento individual a coaching, mentoria e estou aqui como instrutora do curso de mentoria pela Alura.

Durante o curso, você vai conhecer a história do Lucas. Ele é um profissional da área de T.I, e está iniciando no mundo enquanto posição de liderança. A partir deste movimento ele passa a ter vários desafios a no qual busca diferentes formas de desenvolvimento, crescimento pessoal e profissional. Claro que, em muitos momentos com muito medo, muitas ansiedade e muitas dúvidas.

[00:5] Mas, vai construindo uma trajetória e você poderá acompanhar essa trajetória, passando pelos temas como: O que é mentoria; Qual é o papel do mentor e do mentorado; Como esse processo pode ser o ideal para seu processo de desenvolvimento e quando não escolher a mentoria; Como organizar um processo de mentoria; Quais as atitudes esperadas tanto do mentor quanto do mentorado;

Bem como entender como esse processo de mentoria pode ser organizado no contexto organizacional dentro de uma empresa ou apenas uma relação de desenvolvimento pessoal. Então, você que busca conhecer mais sobre mentoria, que está em um processo de se desenvolver como pessoa ou como profissional.

Ou ainda, que atua como uma pessoa que desenvolve outras, seja na posição de líder ou não, e quer conhecer um pouco sobre o funcionamento da mentoria e até mesmo como você pode atuar como um mentor. Ou ainda, como identificar possíveis mentores em sua trajetória, com certeza este curso vai contribuir bastante para seu processo e seu desenvolvimento.

Basta apenas ter curiosidade, construir junto com o Lucas cada etapa e ir descobrindo todos os benefícios de um processo de mentoria. Seja bem-vindo ao curso e espero que seja uma trajetória muito bonita e gostosa de aprender.

Desenvolvimento pessoal - O que é mentoria

Este é Lucas, ele é nosso personagem e vai poder nos ensinar muito sobre mentoria. Lucas tem 27 anos, atua na empesa 3D, que é uma empresa de desenvolvimento de softwares, aplicativos e intranets, desde os seus 19 anos. Lucas começou como estagiário e dentro deste processo ele vem trilhando uma carreira de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa, e há 6 meses assumiu uma equipe de 12 pessoas enquanto gestor.

Lucas está bastante feliz com este papel de gestão, pois tem uma grande expectativa em relação a esta atuação. Então, entende que vai poder desenvolver pessoas e orienta-las em sua trajetória profissional. Nestes primeiros 6 meses de transição ele veio ocupando espaço principalmente para delegar suas tarefas técnicas ou encerras seus projetos técnicos de desenvolvimento para que assim possa estar focado 100% no desenvolvimento de seu novo papel.

E claro, em paralelo vem buscando e estudando em livros, vídeos e artigos, a atuação de um gestor, o que se espera de um gestor, quais são as competências de um gestor, de um líder, para que seu time possa seguir engajado no processo e no projeto.

Mas, a expectativa está muito diferente da realidade, e dentro desta realidade Lucas tem se deparado com dificuldades em se adaptar com a rotina. Principalmente pois enquanto desenvolvedor ele recebia uma demanda, executava a demanda, entregava a demanda e enxergava o resultado.

E no desenvolvimento de pessoas o processo é um pouco mais lento, e muitas vezes, o que foi combinado hoje, ou foi projetado como processo de desenvolvimento demora bastante tempo para que se tenha um resultado. Além disso ele tem percebido que o time não tem reagido tão bem quanto ele esperava, nas reuniões, nos contextos e nos bate papos.

Considerando que muitas vezes que são combinados acordos, alinhados orientações de atuação e no dia a dia na pratica a pessoa faz totalmente diferente do que havia sido combinado. Bem como, em outros contextos as pessoas chegam pedindo projetos, crescimento, carreira, salário.

E Lucas, ainda entende não estar preparado para responder a todas estas perguntas ou ainda teme que, ao responder possa estar prometendo coisas que ele não venha a entregar, não venha a cumprir. Isso tem gerado bastante ansiedade no Lucas, tem feito com que ele não tenha mais aquela paz e tranquilidade em seu dia a dia.

Dentro desta ansiedade surgem várias questões como: O que faço? Como posso resolver estes problemas? Ou minimizar estas situações?

Desde então, Lucas está se sentido fracassado, sentimentos de fracasso, incompetência, incapacidade tem acompanhado Lucas. Ao mesmo tempo, ele sabe que ele tem potencial, e reconhece que tem várias inseguranças quanto ao posicionamento, a chamar um colaborador para um feedback, e conclui, preciso de ajuda, afinal, ele tem o desejo de ficar na empresa 3D, quer muito esta oportunidade de crescer enquanto líder e precisa entender como ele pode resolver todos estes problemas.

Ao buscar soluções, Lucas lembra de André, que foi seu primeiro gestor na empresa. Hoje ele está na empresa concorrente, faz 3 anos que André e Lucas não se sentam para conversar, mas Lucas entende que precisa. Ele opta por enviar uma mensagem para André, torcendo ainda para que aquele número de contato seja realmente de André. Lucas faz o contato, mas não tem retorno imediato, mas felizmente 2 horas depois André retorna à ligação.

E nesta conversa de atualização, de contam sobre a vida, dia a dia além de trocas de vários momentos de memorias da época da 3D. André fala então do quanto é importante Lucas estar buscando atualização e formação constante, porque o papel de líder é um papel de desenvolvimento e competências, muito mais direcionadas a comportamentos do que um conhecimento teórico, pois cada pessoa é diferente das outras.

Além disso, orienta que Lucas busque um mentor, que converse com Joana, que é do RH da empresa 3D. E que claro, tome muito café, pois é um processo demorado, uma construção e o café como ambos sabe, para eles é um relaxante e calmante.

Lucas fica até mais tranquilo com todas aquelas dicas e sai já fazendo seu tema de casa pois a final de tudo o que lhe foi falado ele não sabe, não conhece o que é mentoria. E começa a pesquisar, dentro desta pesquisa Lucas entende que mentoria também é chamada de “mentoring”. Que é um processo de desenvolvimento que está pautado na experiência do mentor, então, muito mais do que conhecimento teórico, é a vivência.

Que o mentor tenha passado por experiência parecidas com as que o mentorado está passando. E também, pode estar relacionado a situações de carreira, planos de negócios, desenvolvimentos de estratégias. Então a relação de diálogo é combinada entre estas duas pessoas que compõem o processo, que é o mentorado: a pessoa com menos experiência, e é a pessoa que é responsável por trazer o contexto do dia a dia, suas dúvidas e seus dilemas.

E, o mentor, que é a pessoa com mais experiência e que vai então ajudar o mentorado a organizar todas aquelas ideias e demandas, buscando soluções efetivas a partir da sua experiência de vida. Então o mentor traz muito mais relato de vida, muito mais do que teoria.

Desenvolvimento pessoal - Escolhendo a mentoria

Lucas está imerso em suas pesquisas, estudos e conversas com outras pessoas e outros líderes para entender como ele pode atuar em busca de resolver essas inseguranças, e ter maior resultado em sua atuação enquanto líder. Neste bate papo e momento de reflexão ele vem trabalhando em seu dia a dia na empresa quando é chamado por Joana para uma conversa.

Joana como sabemos, é o R.H da empresa. Ela começa dizendo para o Lucas que se trata de um acompanhamento semestral com todos os líderes e que acontece de forma individual. E optou por chamar Lucas primeiro por ser sua primeira liderança e também pelos resultados da pesquisa de clima, que evidenciaram que sua comunicação do Lucas e a tomada de decisão do Lucas está sendo percebido como negativas pelos seus liderados.

E Lucas entendeu o que estava acontecendo porque ela também percebe que o Lucas não está mais com a aquela feição tranquila, amigável e sim tem demostrado bastante preocupação no seu dia a dia.

Lucas lembrando da orientação de André de que falasse com Joana optou por compartilhar que sim, não estava surpreso com o resultado e que já esperava algo neste sentido. Tem muitas situações que para ele são inusitadas pois é combinado algo com o time e o que acontece em seu dia a dia na prática é diferente.

Entende também que não está encontrando uma lógica para o comportamento das pessoas, ou uma resposta padrão para o comportamento das pessoas. E que está buscando ajuda, que já conversou com André e também está estudando sobre mentoria durante este período.

Joana responde muito feliz por todo este processo de caminhada de Lucas, reconhecendo e elogiando por esta trajetória, e que o R.H é um parceiro neste processo, e que o Lucas deve contar com esse parceiro. Fala também dos desafios de uma primeira liderança e que por isso Joana está criando uma escola, um programa de líderes. Nessa escola de líderes Lucas será inserido no processo para que possa ter acompanhamento do desenvolvimento, e orienta Lucas a pesquisar além dos livros, palestras e mentorias, que ele busque por outros processos de desenvolvimento entre eles: a psicoterapia, consultoria e o coaching.

Lucas curiosos com mais estes processos que até então ele desconhecia vai de volta a seu computador e tenta entender o que que significa cada um desses processos. A psicoterapia é um processo conduzido por psicólogos que tem o objetivo de promover o autoconhecimento e o bem estar emocional, um processo que não tem um início, meio e fim. Não possui número de encontros ou uma estrutura pré-definida, e ele vai sendo um espaço de trocas, construção e amadurecimento de ideias, e vai estar olhando para o bem-estar do indivíduo como um todo. Tanto com o cunho profissional quanto com perspectivas individuais, trabalhando sempre questões de amadurecimento psíquico caso estejam envolvidas.

Já a consultoria, é um processo que tem o objetivo de um conhecimento especifico, então, normalmente o consultor é alguém com experiência ou com muito conhecimento em uma área. E esta pessoa tem um papel de orientar, buscar resolver problemas de uma forma objetiva, é muito mais diretiva. Um processo que é de fora para dentro no qual alguém com maior experiência e referência na área diz o que, quando ou como deve ser feito.

Já o Coaching, é um processo que acontece a partir da relação entre o profissional “Coach” e o cliente que é o “Coachee”. Neste processo existe um número de sessões estruturadas, é um processo bem estruturado com início, meio e fim. Normalmente são 8, 10 ou 12 encontros, que tem como objetivo principal atingir um objetivo acordado, um objetivo pré-estabelecido. É um processo diferente da psicoterapia, ele deve ter um porque, eu preciso ter claro o que eu quero.

E este objetivo deve ser atingível e palpável neste espaço de 4 a 6 meses de trabalho. O papel do Coach é estimular que o Coachee encontre em si as ferramentas e respostas para atingir os objetivos. Então o trajeto é totalmente do Coachee, e o Coach vai estar apenas estimulando com perguntas, com ferramentas para que este processo aconteça.

São três outras áreas de desenvolvimento que tem bastante efetividade no processo de desenvolvimento de líderes e desenvolvimento pessoal. E dentro destas três perspectivas, Lucas entende que para ele ainda faz mais sentido ficar com a mentoria.

Sobre o curso Mentoria: desenvolvendo pessoas e compartilhando experiências

O curso Mentoria: desenvolvendo pessoas e compartilhando experiências possui 71 minutos de vídeos, em um total de 30 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Gestão Corporativa em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Gestão Corporativa acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas