Olá, tudo bem? Desejo boas-vindas ao curso de Fundamentos do Google Ads.
Meu nome é Felipe, sou gestor de tráfego e instrutor aqui na Alura.
Felipe é um homem branco, de cabelo preto bem curto e uma barba volumosa, também preta. Usa óculos de grau quadrados com armação preta, e uma camiseta preta. Ao fundo, há uma parede branca decorada com três pequenos quadros e uma porta de madeira.
Esse curso é para você que tem interesse em conhecer mais sobre a ferramenta do Google Ads ou deseja anunciar algum produto ou serviço que já tem um site.
As aulas também atendem aqueles que querem aprender um pouco mais sobre tráfego pago ou prestar serviços anunciando no Google.
Aqui, vamos aprender:
E tudo o que é necessário para criar e publicar uma campanha desde o início.
Depois disso, aprenderemos como analisar alguns dados para que a campanha seja ajustada para sempre ter resultados melhores.
Se você tem interesse em conhecer mais sobre essa ferramenta e quer anunciar no Google Ads, vamos adiante!
Para começar nosso estudo sobre Google Ads vamos aprender o que é a plataforma, como ela funciona e quais tipos de anúncio podemos criar.
Para entender melhor os benefícios do Google Ads e como criar anúncios, vamos exemplificar o conteúdo por meio da história fictícia de Osvaldo.
Dentista na cidade de São Paulo, Osvaldo atua na área há um tempo e possui um site com informações de contato do seu Consultório Odontológico.
Nos últimos anos ele vem notando que a busca pelo Consultório na internet vem diminuindo e que os concorrentes aparecem primeiro que ele. Osvaldo não está mais conseguindo atingir o resultado desejado, como conseguia anteriormente de forma orgânica.
Nesse cenário o que o Osvaldo quer é:
Para isso, o Osvaldo procura gestores de tráfego, nós. Informamos, então, que os concorrentes estão fazendo anúncios na rede de pesquisa do Google Ads e que é isso que ele também deve fazer.
Mas, por onde começar? Quais tipos de anúncio a plataforma oferece?
Para entender melhor os tipos de anúncio oferecidos pela rede de pesquisa e onde o Osvaldo quer que seu site apareça, abriremos o navegador na página inicial do buscador do Google.
Agora, pesquisamos a palavra que as pessoas interessadas em encontrar um dentista provavelmente usariam, nesse caso "Dentista em São Paulo" e nos deparamos com uma série de resultados.
Conseguimos identificar que os primeiros colocados na página são anúncios. Isso significa que o Osvaldo terá uma grande concorrência e portante terá que fazer uma campanha estruturada, bem segmentada e com as melhores palavras para poder concorrer com as outras clínicas.
Os anúncios podem ser identificados no buscador do Google, pois estão sinalizados logo acima do título. Nessa pesquisa os quatro primeiros resultados que apareceram foram anúncios de dentistas conforme a região e horário que buscamos.
Por meio dessa pesquisa conseguimos reconhecer o título do anúncio, que é o nome da Clínica de Odontologia, e a descrição, que traz as informações relevantes para atrair mais clientes. Também conseguimos identificar as extensões de anúncio, como telefone e frases de destaque, que aprenderemos um pouco mais ao longo do curso.
Nesse primeiro momento o que precisamos saber é que esses são os anúncios da rede de pesquisa e é aqui que o Osvaldo quer aparecer.
Agora que já vimos como funciona os anúncios dentro do Google Ads, vamos entender um pouco mais sobre o que é essa ferramenta.
O Google Ads é o maior site de buscas do mundo. Ele é uma ferramenta de publicidade do buscador que é muito útil para quem deseja anunciar produtos, serviços ou melhorar o reconhecimento de marca. São diversos tipos de anúncios, como vídeos e banners, que podem ser feitos e gerenciados nas plataformas do Google Ads.
Outra grande vantagem da plataforma é a segmentação do público, que pode ser feita por meio de palavras-chave, informações demográficas e interesse, por exemplo.
Mas, antes de colocar a campanha em prática, precisamos seguir alguns passos.
Traçar as melhores estratégias conforme o serviço, produto e público que queremos alcançar;
Definir o investimento que será aplicado para ter uma estimativa do público que queremos atingir, ou seja, o potencial que a campanha terá conforme o valor investido;
Escolher o melhor tipo de anúncio. A partir das opções disponíveis na plataforma é possível escolher o anúncio que trará mais resultados para o produto ou serviço que será anunciado.
Vamos nos aprofundar no tema na próxima aula. Até lá!
Agora que já aprendemos um pouco sobre o Google Ads, vamos conhecer quais são os tipos de campanha e os formatos oferecidos pela ferramenta.
São anúncios feitos em formato de texto. Aparecem sempre que o usuário realiza uma busca por meio da palavra-chave que você segmentou no anúncio.
Ele é feito por meio de banners, ou seja, são imagens que podem aparecer em sites parceiros do Google e também nas próprias plataformas do buscador, como YouTube e Gmail. Esse tipo de anúncio é clicável e atrai clientes conforme o serviço ou produto que está sendo divulgado.
Esse tipo de campanha é ideal para quem tem um aplicativo e quer recomentar o download ou reforçar o reconhecimento do app.
Anúncio shopping é feito a partir de produtos, portanto é uma opção voltada para e-commerces. São campanhas que contém imagens, preço e descrição do produto.
São anúncios de vídeo veiculados no YouTube. Eles aparecem antes, durante ou depois do vídeo que está sendo assistido na plataforma.
Essa é uma nova campanha do Google que promete entregar todos os tipos de anúncio listado anteriormente. É uma opção mais completa implementada pelo buscador.
São campanhas que utilizam Machine Learning, ou seja, o aprendizado de máquina do Google, para automatizar os anúncios.
Esse é um modelo, disponível em opções como Google Shopping e Google Display, que automatiza lances e anúncios, tornando a criação de uma campanha muito mais fácil.
A Campanha Inteligente também segmenta o público de forma automatizada, conforme as informações repassadas para o Google. É uma ótima opção para iniciantes e pessoas que anunciam seu próprio produto.
Esses são os tipos de campanha que podemos criar utilizando a ferramenta do Google Ads.
Até a próxima aula!
O curso Google Ads: criando uma campanha possui 154 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Tráfego Pago em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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