Primeiras aulas do curso Google Ads: crie suas primeiras campanhas

Google Ads: crie suas primeiras campanhas

A estrutura de anúncio Google Ads - Introdução

Bem-vindo ao curso de Google Ads da Alura. Meu nome é Marjorie e eu vim aqui hoje compartilhar um pouco da minha experiência e do meu conhecimento trabalhando como especialista de Google Ads.

A Alura me convidou para que eu criasse anúncios para eles dentro do Google Ads para divulgar o projeto deles que se chama Alura Start. Neste curso, você irá aprender a criar anúncios de rede de pesquisa dentro do Google. Para isso, você vai aprender a como criar uma conta, como criar campanhas dentro da ferramenta, como criar grupos de anúncio segmentados por público alvo e por interesses diferentes, a como selecionar as melhores palavras-chave, a como escrever anúncios altamente relevantes, a criar extensões dentro das suas campanhas e também quais métricas são importantes para que você avalie o desempenho da sua campanha, se está tendo resultado ou não.

Neste curso, não iremos abordar campanhas de display, vídeo ou shopping. Somente campanhas de rede de pesquisa em texto. Espero que vocês gostem e que tirem o maior proveito do curso que fiz com o maior carinho para vocês.

A estrutura de anúncio Google Ads - Criando a conta

Oi, pessoal! Tudo bem? A Alura me chamou para promover o site da Alura Start. Vou fazer isso criando anúncios no Google Ads, antes conhecido como Google AdWords. Primeiro, o ideal é que entendamos o que é um anúncio no Google Ads.

O Ads de Google Ads vem da palavra inglesa advertising, que significa publicidade. Ou seja, publicidade no Google. Provavelmente você já foi impactado navegando em sites ou blogs na internet por um anúncio. Ou até mesmo vendo um vídeo no YouTube já teve que pular aquele vídeo introdutório de cinco segundos no começo ou no meio do conteúdo.

Também muito provavelmente você também já foi impactado por um anúncio em texto, que é aquele link de destaque que geralmente aparece no topo ou no rodapé da página do buscador do Google.

Nós identificamos que isso é um anúncio do Google Ads porque tem a plaquinha identificando. O Google Ads é uma plataforma de publicidade paga com potencial de impactar pessoas que estão pesquisando pelo seu produto ou serviço dentro do buscador do Google. É isso que vou ensinar para vocês hoje. Como criar anúncios relevantes de pesquisa para que geremos mais visitas e tráfego para o nosso site.

Para começar, vamos criar uma conta no Google Ads. Para isso, acessei ads.com.br, que é a página do próprio Google Ads. Ele diz: anuncie no Google hoje mesmo: seja encontrado por clientes no exato momento em que eles pesquisarem no Google pelo que você oferece.

Nosso objetivo aqui é gerar visitas no site da Alura Start. Ele me redireciona quando clica em “começar agora” para a página de boas-vindas. Para começar, o ideal é que você já tenha uma conta Google. A Alura me disponibilizou um. Criei uma conta, que é o alurastartads@gmail.com. E depois ele pede para que eu coloque meu website.

Continuando, ele me pede para fazer o login. Feito o login, temos a primeira tela da configuração da nossa conta. É nela que vamos definir coisas como orçamento, público alvo e também vamos criar um anúncio primário para que consigamos ter acesso à ferramenta do Google Ads.

A primeira coisa que ele fala é que temos que decidir quanto queremos gastar. Temos que ter em mente que nós só pagaremos ao Google quando alguém clicar no nosso anúncio. Temos que disponibilizar uma verba de publicidade para as nossas campanhas. A Alura me disponibilizou 31 mil reais. Eles querem que os anúncios performem durante todos os dias durante um mês. Se eu fizer uma conta básica de que o mês tem 31 dias, tenho um orçamento diário de mil reais por dia.

Como estamos criando essa primeira campanha, vou disponibilizar para ela em específico duzentos reais por dia. O restante da verba vou distribuir em outras campanhas que iremos criar ao longo do curso.

Do lado ele me mostra quantos cliques posso ter no meu anúncio e quantas vezes ele pode aparecer com a verba que disponibilizei. Veremos isso com mais detalhes ao longo do curso.

Depois, ele me pede para escolher um público alvo e me dá um local. Geralmente configuramos essa informação em conta quando vamos fazer campanhas para outros países. Como os cursos da Alura são ministrados em português e são online, vamos deixar o local definido como Brasil. Só sugiro que vocês mudem se quiserem criar campanhas que vão para outros países.

Em seguida, ele pede para que eu configure as redes. Ele me dá a opção de rede de pesquisa e rede de display. Eu mostrei no começo do curso o que é a campanha de display, que é aquela dos banners, dentro do site, e a de pesquisa. O ideal é usar os dois, mas temos que ter em mente que a estratégia atual da Alura Start é levar visitas para o site. As duas fazem isso da mesma forma. Se a pessoa clica no banner, é direcionada para o site, assim como acontece com o anúncio de texto. Então, o ideal é deixar as duas configuradas.

Abaixo, ele pede para configurarmos palavras-chaves. São palavras ou termos que podem acionar meu anúncio no buscador do Google. Um exemplo: vou usar “cursos de tecnologia”. Isso é uma palavra-chave. Podem ver que a palavra-chave acionou outros anúncios. Tem vários anúncios do Google Ads para essa palavra-chave. O que nós faremos é configurar palavras que tenham a ver com o meu negócio, que tenham relevância para que meus anúncios sejam exibidos na hora em que meus clientes estiverem procurando. Para nós, seria, por exemplo, Alura cursos, Alura Start. Vamos entender mais como procurar palavras conforme formos criando nossas campanhas. Mas já de início ele me deu várias palavras possíveis. A partir do momento em que vocês colocarem o site de vocês, ele também vai dar sugestões de palavras.

Neste começo, não vou usar nenhuma das que ele me deu. Eu vou criar uma campanha mais institucional. Vou deixar configurada somente a palavra-chave Alura Start. Depois vamos ver como descobrir novas palavras-chave relevantes.

Logo após termos configurado, ele pede para definirmos um lance. Vamos discutir isso no decorrer do curso. Por enquanto, vou deixar automático. Depois, ele pede para escrever o anúncio. Eu já escrevi um. Basicamente, fui ao site da Alura Start e usei o que eles dizem, o próprio slogan, as motivações do site. Não se preocupem neste primeiro momento, no decorrer do curso vou ensinar a criar anúncios muito relevantes para as nossas campanhas. Neste primeiro momento eu basicamente visitei a home da Alura e peguei as principais informações que o site oferece.

Ele pede para que eu configure uma página de destino, que é para onde quero direcionar o cliente que está fazendo a pesquisa no Google. Seria a página inicial do meu site. Ele pede um título. Usei o próprio slogan. No segundo título coloquei o que a Alura Start entrega. Na descrição, detalhei um pouco mais: “cursos de tecnologia. Aprenda a criar games, apps e muito mais. Matricule-se já”.

Embaixo ele dá algumas dicas de como criar melhor a descrição. Mas como eu disse, no decorrer do curso iremos usar todas essas técnicas. Não se preocupe neste início. É só para conseguirmos criar uma conta mesmo.

E por fim vou clicar em salvar. Ele já me dá uma prévia de como meu anúncio vai aparecer. Ele fala depois do pagamento, vamos configurar as informações de pagamento. Você pode escolher entre pessoa física ou jurídica. Como é uma empresa, a Alura, vamos colocar pessoa jurídica, e vamos colocar o CNPJ. Se eu mudar para pessoa física, ele pede o CPF.

Ele já me dá as informações de nome, endereço, tudo certo. Depois, vem a forma de pagamento. Tem os pagamentos automáticos e manuais. O automático é por cartão de crédito. Se deixarmos como automático vamos ter que configurar as informações de cartão. No caso, vamos pagar por boleto. Vou carregar o quanto vou gastar. E vou escolher pagar por boleto.

Todas as informações estão corretas. Se você quiser pagar automaticamente por cartão de crédito, você pode escolher a opção e configurar os dados.

Abaixo, temos os termos do programa de publicidade da Google. Sugiro que todos leiam. Clique em aceitar os termos para continuar. Nisso, finalizamos e criamos o anúncio. Vai levar um tempo para ele aprovar nosso anúncio, mas nós já conseguimos ver ele dentro da interface. Vou clicar em “acessar conta” e seremos redirecionados para a plataforma do Google Ads, onde iremos criar mais campanhas e novos anúncios para divulgar o Alura Start.

A estrutura de anúncio Google Ads - Palavras-chave

Na interface, o Google Ads nos dá boas-vindas e mostra as tarefas essenciais para ter sucesso. Ele dá um guia de primeiros passos para que você conheça tudo dentro da interface da ferramenta. Por exemplo, no menu à esquerda podemos ver tudo que é relacionado à gestão das suas campanhas. Temos então as campanhas, os grupos de anúncios, anúncios e extensões, páginas de destino. Tudo isso vamos olhar com mais calma no decorrer do curso. Se você quer aprender onde fica cada coisa, seria legal fazer esse tutorial, mas vou pular, porque vou ensinar a vocês já olhando nossa campanha.

No menu à esquerda, na casinha, vamos clicar em campanhas. Conseguimos ver aquela primeira campanha que criamos no nível da conta. Todas as campanhas a partir de agora serão criadas na interface. Vocês verão que a ferramenta vai me dar até novas configurações e novos recursos.

Campanhas são onde os nossos anúncios são criados. Elas são compostas por grupos de anúncios. Quando clicamos na nossa campanha, vemos que vamos direto para o grupo de anúncios. É onde fica nossos anúncios e nossas palavras-chaves.

Se eu clicar no grupo de anúncio, vocês podem ver que ele foi para a palavra-chave no menu, e ali está a palavra-chave que tínhamos configurado. Se nós quisermos ver o anúncio que escrevemos, vamos em anúncios e extensões, no menu à esquerda.

Todas as campanhas seguem essa estrutura. Vamos criar uma campanha, um grupo de anúncios. Dentro do grupo de anúncios vamos criar nosso anúncio em texto, e também selecionar as palavras-chaves mais relevantes para a nossa campanha.

Para criarmos nossa campanha de maneira estruturada, vamos analisar nosso site, que no caso seria o site da Alura Start. Eu sempre começo visualizando o menu do site, porque de lá conseguimos extrair várias informações relevantes para estruturar a campanha. É sempre bom analisar o site e entender muito bem do negócio para escrever anúncios que realmente despertem a atenção da pessoa que estiver pesquisando.

No Alura Start conseguimos entender que é um curso de tecnologia para crianças e adolescentes que envolve a criação de programas, games e animações. Ele tem o slogan, que é aprenda se divertindo, tem mais informações de como funciona o curso, e também os temas abordados, que vão desde ciências, a programas, apps, lógica computacional. São informações para que agreguemos nos nossos anúncios.

No menu do site vemos um campo “para escolas”. Nessa página, vemos que o Alura Start também pode ser integrado em escolas, fazer parte da grade curricular das escolas. Conseguimos identificar olhando o site que a Alura Start trabalha com dois públicos alvos diferentes.

Público alvo é um conjunto de pessoas com interesses em comum. Por exemplo, com a mesma idade, mesma profissão, mesmo sexo. Aqui, o que podemos ver, é que o curso da Alura Start é voltado para adolescentes que querem fazer um curso de tecnologia e também é voltado para os responsáveis por escolas, diretores, coordenadores, que estão interessados em integrar o curso da Alura Start dentro da grade curricular da escola.

São diferentes públicos alvos, e que tem interesses diferentes também, porque a criança que vai buscar esse curso quer desenvolver sua habilidade. O responsável pela escola já busca alternativas, novas técnicas, inovação para integrar isso à educação dos alunos.

Já vimos que dá para criar duas campanhas diferentes. Uma voltada para escolas e outra para alunos, que tem características de pesquisas diferentes. Vamos começar criando a campanha para os alunos. Como vimos agora há pouco que nossas campanhas são compostas por grupos de anúncios, também podemos tirar ideias do site de como criar esses grupos.

Grupos de anúncios são compostos por temas comuns. Qual é o tema comum que vejo que tenho no site? São os cursos. Como podemos ver, tem curso de animação, de programação, animação, aplicativos, de jogos, de logística computacional. Temos diversos cursos em que os alunos podem se interessar.

Vamos criar grupos de anúncios divididos pelos temas dos cursos. O que eu pensei é: criar um grupo de anúncios para cursos de programação, outro para jogos, e outro para animação, porque aí conseguimos abordar e criar anúncios bem segmentados e relevantes para aquela pesquisa. Por exemplo, você vai até o Google e faz uma pesquisa sobre cursos de computação, e aí aparece para você um anúncio que fala sobre um curso de computação muito mais amplo e menos específico. Talvez aquilo não converse com você. O que temos que pensar neste momento é que nos grupos de anúncios é onde vamos configurar nossas palavras-chaves e nossos anúncios.

O ideal é que seja bem personalizado. Que consigamos entregar. Que quando a pessoa bata o olho no anúncio ela pense que era o que estava procurando. Por isso vamos segmentar em grupos de anúncios diferentes, para que ela veja anúncios que falem com ela.

Eu sei que pode ter ficado complicado, mas nós vamos ver na prática como estruturar isso direitinho.

Vamos voltar para a interface do Google Ads. Se você quiser voltar, estamos dentro dos anúncios e extensões. Temos que ir para “todas as campanhas”. Na interface, vamos clicar naquele mais azul. E clicamos em nova campanha. Nessa parte, ele pede para que eu selecione um tipo de campanha.

Como nosso objetivo e o objetivo da Alura Start é vender os cursos, exibir anúncios para quem está procurando isso no Google, o ideal é utilizar as campanhas de rede de pesquisa, que é a mesma que criamos à nível de conta. É quando a pessoa pesquisa no buscador do Google e aparece nosso anúncio.

Vamos clicar em rede de pesquisa. Como nosso objetivo é venda dos cursos, vamos clicar em vendas. Ele tem outras opções também, vai depender muito do objetivo do seu negócio. Se é conseguir e-mails, se é que a pessoa visite somente seu site, você pode escolher outras opções. Como o objetivo da Alura é realmente realizar as vendas dos cursos, vamos clicar em vendas.

Ele pede para selecionarmos uma meta. Nossa meta é de visitas no site. Quando eu clico em visitas, ele pede para que eu coloque o site da minha empresa. Embaixo, ele me dá outras metas. Como eu disse, depende do objetivo do seu negócio. O nosso é vendas e visitas ao site. Vou deixar configurado assim e vou clicar em continuar.

Depois, ele me pede para selecionar as configurações da campanha. Por exemplo, como eu disse no começo da nossa aula, quando criamos nossa campanha à nível de conta ele não deu muitas opções, muitas configurações. Nessa página vamos ver diversos recursos diferentes para configurar.

Nas configurações gerais, já vemos o que configuramos, que vai ser uma campanha de pesquisa, e a meta é vendas. Ele pede para que eu nomeie a minha campanha. Como dissemos, iremos criar uma campanha para alunos e depois outra para escola, então vou nomear como “alunos”.

Embaixo, ele dá a opção de também incluir a rede de display, que são os banners dentro da nossa campanha. Como nosso objetivo não é esse, é somente fazer anúncios de pesquisa, vamos tirar essa opção.

Depois, ele também fala sobre anúncios dinâmicos de rede de pesquisa, que é algo mais avançado, vamos aprender com o decorrer do curso. E abaixo ele pede para que configuremos a segmentação e o público alvo. É o que tínhamos conversado analisando o site. Sabemos quem é o nosso público alvo e também sabemos a segmentação. Pensando em adolescentes, sabemos mais ou menos a idade deles. Hoje, a grande procura dentro do curso de tecnologia são dos meninos, do gênero masculino. A maior parte desses adolescentes ainda são estudantes, então também conseguimos entender a profissão deles.

Ele fala que podemos segmentar por locais. Como o curso da Alura Start é online, ele pode ser ministrado em todo o Brasil. Agora, por exemplo, se você só atua em regiões ou cidades específicas você pode configurar clicando em inserir outro local, ele me dá até um alcance de pessoas.

Depois, ele pede para configurar um idioma. Está selecionado português, mas tenho uma dica muito legal para dar nessa configuração. Geralmente o Google leva em consideração o idioma que está configurado no navegador que a pessoa usa. Por exemplo, estou usando meu Google Chrome, mas se ele está em inglês, o meu anúncio não vai aparecer. Então, a dica é que você coloque os idiomas que as pessoas podem ter configurado no navegador, como português, inglês e espanhol.

Ao invés de ficarmos configurando vários idiomas, pode ter uma pessoa aprendendo alemão e que configurou o navegador em alemão. Vamos colocar idioma por idioma? Não. Ele me dá a opção de colocar todos os idiomas. Ao invés de colocar um por um, o ideal é colocar todos, porque aí você vai conseguir exibir seu anúncio para todo mundo do local em que segmentamos e que pode estar com o navegador configurado em qualquer idioma.

Embaixo, ele fala sobre público alvo. Essa parte é um pouco mais avançada. O ideal é que nossa campanha já esteja rodando e que tenhamos dados para conseguir configurar de forma eficiente. Por isso, vamos pular essa parte.

Depois, temos o orçamento e lances. Orçamento é o quanto estamos dispostos a gastar por dia. Como eu disse no começo do curso, a Alura Start tinha me disponibilizado uma verba e que durante os trinta dias de campanha eu ia poder gastar mil reais por dia. Como já colocamos duzentos reais na nossa primeira campanha, me sobrou oitocentos reais. Também já chegamos à conclusão de que criaríamos duas campanhas, uma para escola e outra para alunos. Então, tenho que dividir esses oitocentos reais por duas campanhas. Por isso, vou colocar o valor de quatrocentos reais.

O ideal é que você disponibilize uma verba que seja viável para o seu negócio. Pode ser muito mais do que quatrocentos reais ou pode ser muito menos.

Embaixo, ele pede para que eu configure um lance. Um lance basicamente é o quanto vamos pagar por clique. Existe uma nomenclatura dentro do AdWords que se chama CPC. Custo por clique. Nós só vamos pagar para o Google quando alguém clicar no nosso anúncio. É aqui que vou configurar quanto eu gostaria de pagar por um clique no meu anúncio. Queremos focar em cliques, ainda não tenho muita noção de quanto custa um clique, então vou colocar um CPC hipotético. Na parte de palavras-chaves vamos aprender quais os lances ideais, mas no começo, como não sei ainda, vou chutar 00,70 centavos por clique. Vou configurar isso sem saber muito. É algo hipotético.

O Google tem lances automáticos também. O ideal é configurarmos conforme as campanhas estiverem rodando. Como ainda não temos a informação, o ideal é sair do maximizar cliques. Vamos querer colocar nosso CPC manualmente. Eu que vou dizer quanto quero gastar, não o Google que vai selecionar para mim.

Sobre o curso Google Ads: crie suas primeiras campanhas

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