Primeiras aulas do curso UX: entenda a experiência de usuário

UX: entenda a experiência de usuário

O que é UX - Apresentação

Tudo bem, pessoal? Sou o Natan Souza, instrutor e UX designer na Alura. Vou ser seu instrutor nessa jornada para a gente aprender o que é experiência de usuário, de onde vem, para onde vai, coisas assim.

Nossas reflexões neste curso vão começar a partir de uma problemática, que vai ser arranjar companhia para viajar. Nosso usuário tem essa dor de arranjar companhia para viajar e a gente vai atacar essa dor dele.

Uma coisa interessante, importante de citar é que nesse curso não vamos resolver esse problema diretamente. Vamos pensar nas perguntas para chegar nas soluções em sequências desse curso. Esse realmente é o pontapé inicial. E para a gente iniciar esse pontapé a gente vai começar resolvendo e conversando sobre grandes perguntas. Por exemplo, o que é experiência de usuário? De onde vem? Quem inventou? Quando inventou? Coisas assim.

Outras coisas interessantes. O que tem dentro dessa área de UX, desse guarda chuva? Será que design visual está dentro? Será que pesquisa? Design de som? Vamos ver.

De onde a gente tira as ideias para fazermos nossos produtos, serviços? Será que a gente pode ficar esperando ter um grande sonho, uma grande ideia, sacada e depois a gente faz o produto, o que a gente sonhou? Será que não tem alguma coisa mais eficiente?

Vamos comentar sobre time. Vamos ver por que um time multidisciplinar é um pouco mais interessante do ponto de vista de experiência de usuário do que um time com uma especialidade só. Quando falo de time, normalmente eu lembro de pessoas colando post-its loucamente na parede quando estão fazendo um projeto, uma dinâmica de UX. Vamos ver exatamente por que usamos post-it, a sinalização, e por que ela é tão importante quando estamos comunicando algo visualmente.

Vamos comentar também de alguns entregáveis da user experience. Se você está querendo migrar de área, você vai normalmente no começo fazer isso e entregar para a chefia. Vamos ver o wireframe. E dando um spoiler vou comentar ferramentas que a gente tem que aprender, se virar e mexer. Por exemplo, um pequeno spoiler, a gente gosta muito de lápis e papel.

Depois de tudo isso vamos ver que analisar usuário é realmente uma tarefa de dois minutos, só que não, é simplesmente trabalhosa, mas é muito importante para a gente fazer, para ser mais assertivo e eficiente quando estamos desenvolvendo nossos produtos, projetos. Te espero nesse curso, na sequência desse vídeo e vamos aprender o que é UX.

O que é UX - O que é experiência

Esse curso vai ser focado em quem nunca teve contato nenhum com UX. Se você já sabe o que é UX, já ouviu falar em usuário, sabe empatia, kanban, gamestorming, essas coisas, talvez seja mais interessante ir para outro curso, como de UX Strategy, ou UX research, UX writing. Se você nunca ouviu falar em UX, continua comigo aqui. Fundamentos da experiência do usuário.

Uma coisa importante também de mencionar é que vamos focar nesse cara, em um projeto do zero, um produto do zero. Arrumar companhia para viajar. A gente vai desbravar tudo que há para tentar solucionar através de um aplicativo mobile. Nós poderíamos ter pego qualquer problemática, mas resolvemos atuar nesse, que já temos bastante material e dá para ter um escopo bem grande. Envolve vários tipos de usuários, perfis, busca e tudo mais.

Mas a ideia é que você pense no seu também. Isso é importante. Vamos começar. O que é UX? Você já deve ter ouvido falar, sabe mais ou menos o que é, e se não sabe não tem problema porque vou falar agora.

UX vem de experiência de usuário. Mas não seria EU? Não, porque puxamos do inglês. Do inglês é user experience, e por que não é UE? Porque UX é o americano quando vai falar. O pessoal achou mais bonito, tipo Windows XP, que era Windows experience.

Vamos destrinchar aqui. O que é experiência para você que está vendo esse vídeo? Experiência, quando eu dava aula presencial eu falava no meio da sala, é meio filosófico, mas muitas pessoas associavam com vivência. Tenho experiência internacional, fiz um intercâmbio em Dublin ou qualquer lugar desse tipo. Tenho vivência em outra cultura, nessa área que eu atuo, em marketing, de programação. Tenho experiência.

Outra palavra também interessante é relacionado a algum acontecimento. Por exemplo, tenho experiência quando o carro quebra, o que eu faço no meio da estrada meia noite e meia e não tem sinal de celular, porque provavelmente já passei por esse acontecimento e tenho a experiência, então sei me virar.

Outra palavra bacana é relacionada a conhecimento, que por sua vez é relacionado à vivência. Tenho conhecimento em UX design, em research, em pesquisa, em plataforma Windows, Linux, tenho experiência nisso. Quando você vai se recrutar para alguma vaga, que seja de UX mesmo, que seja de programação, a gente tenta puxar a parte de experiência, tenho conhecimento naquele processo, naquela ferramenta.

A palavra que mais tem relação para mim com experiência e UX, por assim dizendo, é sentimento. Por que falo de sentimento? Porque eu sempre guardo o sentimento que fiquei com relação a alguma coisa. Eu lembro daquele restaurante que eu levei minha esposa no aniversário de casamento, porque tinha o sentimento envolvido. Eu lembro quando a gente viajou e foi horrível porque perdemos ônibus, perdemos avião, hora de sair, pedir Uber, aquele sentimento ruim de vai dar ruim. Tive uma experiência ruim, uma experiência boa.

Nos exercícios vou deixar uma atividade para você ir no fórum da Alura e comentar o que para você é experiência. Vivência, acontecimento, sentimento. Tenta destrinchar as primeiras coisas que vêm na sua cabeça. É bem filosófico, mas é um exercício interessante.

Voltando para o que vamos fazer nesse curso, vamos ver até o projeto final. Cadê a tela? O layout? A cor? Aí que está. Vou comentar mais para a frente qual é essa diferença de interface, de cor, de usabilidade, provavelmente você veio atrás de conteúdo de usabilidade também. Vamos mostrar que a gente não precisa disso, de user interface para fazer um bom projeto de UX. Obviamente seria interessante, de repente. Você foi contratado para fazer um freela. Você é a única pessoa responsável de design da sua empresa, da sua startup. De repente seria mais interessante fazer a parte de layout, mas a gente vai ver nesse curso dos porquês, como a gente chega nesses resultados.

Mas por que você colocou um celular deitado? Porque fica bonito, essa é a real. às vezes você vai apresentar alguma coisa para o cliente, para a chefia, para o gestor e coisas assim, você faz um mock up e fica mais bonito, mas esse vai ser meio que o projeto final, não deste curso, mas de uma série de cursos de UX, mais iniciais que a gente tem na Alura.

O que é UX - Sobre usuário

Prosseguindo aqui, o que é o usuário ou usuária da user experience, da experiência do usuário, exatamente? Normalmente a gente atrela a pessoa, o ser humano a quem usa, quem está lá e vai clicando no aplicativo, no produto. Então realmente a gente atrela o usuário a uma pessoa, ser humano.

E claro, eventualmente essa pessoa está usando alguma coisa, pensando também, porque o usuário da marca pensa na marca quando está com fome, quando precisa pedir um taxi, um carro particular. E outro modo de se ver o usuário, e aí a gente começa a ser mais filosófico, é um sistema.

Temos certos tipos de sistema que fazem uma ponte entre outro sistema e outro. Imagina uma ponte ligando dois continentes, duas ilhas, e cada um é de uma linguagem Java, php, e tem essa ponte. A gente precisa pensar em quem vai usar o sistema.

Se você é de programação já deve ter ouvido falar em API. Temos que pensar em como vão ser os usuários daquela API, e são normalmente pessoas de desenvolvimento, desenvolvedores de software. O dev não é usuário, mas às vezes pode ser.

Uma curiosidade também é que podemos dizer que animais de estimação são usuários de algumas coisas que a gente faz. Mas como assim o animal pode ser usuário do meu sistema, do meu produto? Antigamente tinha um aplicativo chamado Pose a Pet. Todo mundo sabe o quão difícil é tirar foto, chamar atenção e tirar uma foto bonita para colocar nas redes sociais com o cachorro no colo.

O ponto é chamar atenção do animal para olhar para o celular. Aquele retângulo que tira foto eles não veem muita graça. O pessoal do Pose a Pet pensou em como a gente chama atenção do animal, fazendo barulho, pegando uma chave, balançando. Eles fizeram um aplicativo de foto com sons que chamam atenção naturalmente do animal. A pessoa clica no botão e faz um barulho de latido, clica no outro e faz um barulho de chave. O animal olhava para a câmera e a pessoa tirava a foto.

Não tenho certeza se o aplicativo existe ainda, mas a ideia está lançada. Outra coisa interessante também. O que cachorro adora? Aquela bola que a gente joga, ele vai caçar a bola. Fizeram um suporte de bolinha para o cachorro ficar olhando e aí é fácil tirar a foto dele.

Claro que daria para pegar a bola e ficar segurando, mas não é muito prático. A ideia é que o usuário pode ser uma pessoa, sistema, cachorro. Tem até um aplicativo de tablet que simula um aquário para os gatos darem tapa. Eu não instalaria, mas se você tem um tablet resistente aconselho a fazer um teste e contar para a gente.

Você deve estar pensando para que você vai ficar pensando no usuário. O negócio é fazer o sistema, o meu layout, entregar e já era. Mas qual seu objetivo? Se seu objetivo for ganhar dinheiro, como você vai ganhar dinheiro se as pessoas não estão usando ou estão usando com desgosto, odiando o app, o serviço, cansando de usar, como ligar para cancelar serviços.

Você sempre tem que pensar, ter em mente quando estiver desenvolvendo seu código html, seu layout no Photoshop, no Figma, quando você estiver fazendo sua pesquisa de UX research para que está fazendo isso. Tem que pensar no usuário, na usuária da ponta que vai usar. Não é sua chefia, não é sua chefe que está te cobrando. É o usuário da ponta. É isso que temos que pensar sempre quando pensamos no usuário.

Sobre o curso UX: entenda a experiência de usuário

O curso UX: entenda a experiência de usuário possui 105 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda UX Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas