Vale investir no desenvolvimento de um site?

Vale investir no desenvolvimento de um site?
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Hoje em dia você encontra muitos sites pela internet, mas você ficaria surpreso se eu te dissesse que ainda existem empresas que não têm um. Nesse artigo irei te mostrar se você precisa de um site ou não e o que ele tem que ter para atingir seus objetivos.

Mas, pra que serve um site?

Primeiro você deve esquecer que precisa de um só porque todo mundo tem, porque não é verdade. É preciso pensar no objetivo dele e no motivo para investir no seu desenvolvimento. Pra mim, investir no progresso do site gerando mais negócios para empresa é o principal.

Na maior parte das empresas, a busca é pelo crescimento, venda, divulgação para mais pessoas mais vezes e pelo valor mais alto. Se esse é o caso da sua empresa, o investimento no desenvolvimento de um site é necessário. Mas preste atenção: não é qualquer site que vende não.

A maioria não vende nada porque as empresas escolhem qualquer um pra jogar um panfleto online, o que só trará custos e não será um investimento. O site que gera negócio é o site com um bom investimento e que gera ROI.

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Definindo seu objetivo com S.M.A.R.T.

Tem uma técnica para a definição de objetivos que é muito fácil de fazer e muito útil, chamada S.M.A.R.T. São cinco passos/itens para delimitar um objetivo. Cada um deles é um critério que deve ter o seu objetivo:

  • Specific (específico): definir um objetivo específico para seu projeto, como, por exemplo, “criar um novo canal online para geração de vendas”;
  • Measurable (mensurável): criar um novo canal para geração de vendas não é mensurável, por isso podemos adicionar “que gere R$100.000 em faturamento”;
  • Attainable (atingível): depois de definir os dois pontos acima, é preciso avaliar se o seu objetivo será atingível;
  • Realistic (realista): assim, como o ponto anterior, seu objetivo precisa ser realista também. Os dois pontos variam de projeto para projeto, mas você precisa estar confiante de que eles irão dar certo;
  • Time Bound (temporizável): em quanto tempo você quer atingir esse objetivo. Também é variável para cada projeto;

Resumindo, nosso objetivo poderia ser “criar um novo canal online para geração de vendas que alcance R$100.000 de faturamento em 6 meses com um gasto máximo de R$ 10.000”. Aí chegamos em um ponto bem variável:

Quanto se deve gastar com um site e em qual tipo de site?

O custo vai depender especialmente do nível de complexidade da tecnologia. Quando o site for básico, tipo o próprio site da V4 Company, ele é capaz de gerar bastante receita para vários tipos de negócio. Nesse caso, o custo é bem baixo e dá pra investir pouco para se concentrar no investimento de tráfego para gerar vendas.

Mas quanto devo investir em meu site?

Caso você prefira investir no desenvolvimento, eu indico que seja no máximo até R$ 2.000 com uma mensalidade de R$ 300 para manter suas lead pages no ar.

Caso você escolha inovar, por exemplo, inserindo uma ferramenta com função de colorir paredes automaticamente quando o cliente insere uma imagem em um site de tintas. Como o nível de complexidade é maior, implicará custos mais elevados.

Por isso, indicamos que, antes de tomar essa decisão, você pense se essa ferramenta irá trazer retorno para o seu negócio. O único segmento que na maioria das vezes um layout simples não funciona é o varejo, o qual quase sempre necessita de um e-commerce.

Para esse tipo de site, o primeiro ponto que você precisa saber é que você precisa ter um ERP para ter o controle do seu estoque centralizado em um software de gestão que seja sincronizado ao seu e-commerce.

O erro mais clássico é criar um estoque separado para vender online quando, na verdade, o objetivo do e-commerce é colocar o que está parado em estoque disponível online.

Considerações para o desenvolvimento de um e-commerce

Na hora de contratar alguém para desenvolver o seu e-commerce, escolha uma empresa que seja focada no desenvolvimento do e-commerce e não uma que também faz e-commerce, pois esse tipo de site é complexo e exige foco.

Nós da V4 indicamos e trabalhamos com a Moovin que, além de ser bastante eficiente, tem alguns pontos fundamentais:

  • SEO: quando a plataforma é otimizada para os mecanismos de busca orgânica. Isso significa que ela irá facilitar que seu site ganhe relevância nos mecanismos de busca.
  • Integração com ERP: possibilita integrar o seu site com o sistema de gestão que você utiliza.
  • Versão Mobile: o seu site terá uma versão especialmente desenvolvida para dispositivos móveis, facilitando a usabilidade do usuário e gerando mais vendas.
  • Integração com Marketplaces: espécie de shopping online onde se vende produtos de outras lojas e a sua pode vender também.

Os custos de tudo isso vão desde o ERP, implementação da plataforma e da mensalidade que normalmente é um mínimo mais uma porcentagem sobre as vendas. Normalmente esse custo é de 2 até 3% do faturamento da sua loja. Após essas decisões, você vai se deparar com a seguinte pergunta:

O que um site tem que ter?

Vou enfatizar algumas coisas fundamentais para qualquer projeto de desenvolvimento de um site:

  • Tráfego: como você levará acessos para o seu site. Há duas formas, orgânica e paga. A orgânica é a posição que o seu site fica nos mecanismos de busca. A paga é ao investir em mídias digitais.
  • Engajamento: como você envolverá as pessoas com a sua empresa. Aqui você deverá levar em conta a filosofia “não me faça pensar” na qual o usuário não pode pensar muito para agir dentro do site.
  • Conversão: como você irá fazer vendas. A forma mais óbvia é vendendo online ou pela captação de Leads (oportunidade de negócio, o contato do usuário).
  • Retenção: como você irá manter os acessos recorrentes, valorizando e desenvolvendo estratégias para trazer o usuário novamente em outro momento.

Como mencionei as plataformas mais acima, já deixo a minha indicação: o WordPress. É a plataforma de gestão de conteúdo mais utilizada no mundo. Além de ter um custo de desenvolvimento super baixo, ele tem uma excelente estrutura que atende todos os requisitos do Google para ficar bem posicionado no mecanismo de busca.

DICA: Caso você queira saber mais sobre Wordpress e outras plataformas, indico escutar os episódios do NerdTech, que é uma parceria entre a Alura e o Jovem Nerd, uma maneira fácil e divertida para se aprender esse assuntos complexos.

Depois de desenvolver o site, a mensuração dos resultados é importante. O Google Analytics dará essas informações, basta instalá-lo. Com elas você saberá o fluxo de pessoas e como elas estão, e o que é preciso ser feito para aprimorar ainda mais.

Por exemplo: se seu site tem um bom número de acessos e você não está gerando leads interessados, concluímos que o seu acesso ou é desqualificado ou sua usabilidade está ruim, não está levando o usuário para tomar a ação que você quer.

A conclusão que eu deixo pra você é que, depois de ler esse artigo, você saberá tudo o que é crucial antes de fechar o investimento no desenvolvimento do site.

Sei que agora você está preparado para tomar essas decisões com mais segurança. Caso ainda reste alguma dúvida, entre em contato pelos comentários ou com a V4 nesta página.

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