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Google ADS e Remarketing: conceitos e funcionalidades

Izabella Oliveira
Izabella Oliveira

O que é Google Adwords?

Google Adwords (em livre tradução, palavras de anúncio) ou Google ADS é a plataforma de publicidade do Google. Os anúncios feitos a partir deste recurso aparecem diretamente na página de resultados de pesquisa relacionados às palavras-chave utilizadas nas pesquisas feitas (seja no computador, notebook ou smartphone) no Google.

Benefícios do Google ADS

Não é segredo para ninguém que o Google é o mais popular site de buscas do mundo, seja para tirar dúvidas, procurar um local ou obter informações relevantes sobre algo. E é justamente por isso que as empresas precisam marcar presença na internet: para que seus produtos, serviços e soluções sejam encontradas pelas pessoas.

Além de sua popularidade, a capacidade de segmentação do Google ADS pode ser uma grande aliada aos anúncios feitos por sua empresa, já que é possível dividi-las em: palavras-chave, público-alvo, sites mais visitados, entre outros.

Em relação ao budget (gastos), é possível controlar o investimento a ser feito por mês e como a cobrança será feita. Entre as possibilidades estão: cobrança por clique (CPC), a cada 1000 impressões (CPM) ou somente quando o anúncio gerar uma conversão (venda).

Com todas estas métricas de acompanhamento dos(as) usuários(as), o(a) anunciante consegue medir o ROI (retorno sobre investimento) de cada visitante e fazendo com que a empresa ou marca anunciante invista nos canais onde a conversão é maior. E por se tratar de um anúncio digital, a empresa consegue avaliar o comportamento de sua audiência, aumentando o valor do investimento com o tempo.

Remarketing

Se estudarmos a formação ou origem da palavra remarketing, perceberemos que ela significa nada mais, nada menos que o óbvio. Fazer marketing novamente. Mas, afinal, fazer marketing para quem? Quais são os benefícios desta ação?

O remarketing consiste em fazer marketing para uma pessoa que já demonstrou interesse naquele produto ou serviço, mas que, por algum motivo não converteu em venda.

Pode ser feito de muitas formas, desde um e-mail relembrando do carrinho de compras que foi deixado cheio de produtos, avisos de promoção ou anúncios nas redes sociais. Ou seja: o remarketing faz com que o produto ou serviço continue aparecendo para as pessoas e tem o objetivo de convertê-las (fazê-las comprar), mesmo após algum tempo.

Como fazer remarketing?

Assim como todas as ações de marketing, o remarketing exige planejamento e estratégia. Isso se deve ao fato de que os leads (clientes) estão em fases diferentes de conversão ou funil de vendas, como chamamos em marketing.

Para dividir, o remarketing usa o sistema de listas, agrupando os leads que tomaram ações semelhantes. Exemplo: a campanha feita para quem apenas visualizou o produto é diferente da campanha desenvolvida para quem colocou o produto no carrinho e o abandonou.

Remarketing no Google ADS: Rede de Display vs Rede de Pesquisa

A Rede de Display atua como uma rede de sites parceiros (no caso do Adwords, estes parceiros são do Google) que disponibilizam um espaço interno para a divulgação de anúncios pagos. Cada ferramenta de remarketing tem sites parceiros, no entanto, alguns exemplos destes sites no Google são: YouTube, Gmail e Google Finance.

A Rede de Display tem como objetivo o encontro da audiência correta e estes anúncios podem ser feitos em formato de textos, imagens ou vídeos.

A Rede de Pesquisa exibe anúncios na própria página de resultados, quando o(a) usuário(a) está procurando o produto ou serviço novamente na página de pesquisa do Google, já que o mecanismo entende que esta pessoa está num momento de interesse de compra, ou seja: as chances de conversão são maiores.

Os anúncios da rede de pesquisa são feitos em formato de texto com caracteres limitados, diferentemente da rede de display.

Qual forma de anúncios e de remarketing é melhor?

É muito importante que você conheça quem são as pessoas que consomem seu produto ou serviço e adequar as estratégias de anúncios de marketing e remarketing às necessidades e ao perfil delas. Para isso, é imprescindível que você ouça, conheça e pesquise sua audiência para aplicar estratégias viáveis financeiramente e estrategicamente.

Aqui na Alura temos cursos de marketing digital, dentre eles, cursos de mídia paga que podem ajudar você a entender as estratégias de marketing e a aplicá-las a seu negócio.

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