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Três ferramentas para organizar o planejamento para o marketing de conteúdo

Giulia Losnak
Giulia Losnak

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Na editora em que trabalho, depois de definirmos qual conteúdo iremos compartilhar com os clientes, por quais canais iríamos publicar essas informações e qual linguagem usaremos com nossos clientes, começamos a criar o conteúdo e publicá-lo.

Definimos que é bom termos uma periodicidade, ou seja, uma frequência determinada de postagens, desde o início de nosso marketing de conteúdo. Dessa forma, sempre publicamos informações para os nossos clientes para que eles saibam que poderemos ajudar quando eles precisarem.

Montamos um cronograma, a partir de informações disponibilizadas no Instagram e no Facebook e de uma pesquisa realizada com os nossos clientes sobre o horário no qual eles mais mexem nas redes sociais.

Dessa forma, determinamos o que deveria ser publicado em cada dia da semana e em qual horário, enquanto criamos novos conteúdos.

Haveriam posts todos os dias em todas as redes sociais e o tema das publicações mudaria a cada semana - como curiosidades, novidades e perguntas.

Por fim, uma vez por semana seria publicado um vídeo no Youtube e uma vez por mês seria disponibilizado o episódio do podcast.

Colocamos essas informações em uma planilha e ficou assim:

Para cada nova ideia de postagem, adicionamos nessa tabela de publicações do mês, a data na qual deveria ser feita a publicação daquele conteúdo.

Um mês depois de começarmos as postagens, nos reunimos para analisar como havia sido. Porém, percebemos que não conseguimos cumprir o cronograma totalmente, por não termos contarmos todas as tarefas que devem ser feita para que cada conteúdo seja publicado.

Assim, nos perdemos na produção do conteúdo e na revisão, já que não havíamos definido uma data limite para cada uma dessas etapas, e os conteúdos ficaram atrasados e muitos nem foram ao ar.

Também notamos que muitas pessoas pararam de nos acompanhar e pelo menos cinco usuários pararam de nos seguir em cada rede social.

Já que colocar as informações em uma planilha não funcionou e nos atrapalhamos com as datas, como poderíamos visualizar todas as etapas de cada conteúdo e controlar isso para nos organizarmos melhor? Será que existe uma ferramenta na qual seja possível colocar essas informações?

1 Trello

A primeiro que encontramos e que nos foi recomendado, foi o Trello.

Achamos o Trello legal porque podemos criar vários quadros (boards), separando cada um para um canal da editora, e em cada um desses quadros adicionamos todo o nosso time.

Em cada quadro, organizamos em várias colunas os posts que estão sendo feitos, sendo cada coluna um momento do post, como escrita, revisão, finalizado, agendado e o que já tinha sido publicado.

Também, fizemos um quadro geral onde criamos uma coluna para cada pessoa, nas quais foram colocadas as tarefas a serem feitas por ela ou tarefa que deve ser feita, por meio de cartões (cards).

Cada cartão pode possuir um nome, uma descrição, anexar arquivos e links, além de permitir definir uma data e horário limite para a finalização da ação que está naquele cartão, além de outras funcionalidades.

Além disso, é possível mover os cartões pelas colunas, para determinar em qual fase a tarefa está.

Podemos também adicionar membros aos cartões sendo fácil a visualização de quem é o responsável por determinada atividade

Podemos estruturar e utilizar da maneira que quisermos, de forma que todos entendam e consigam se organizar. Pensamos em utilizá-lo criando um quadro para cada canal, incluindo para cada rede social.

O Trello é uma aplicação gratuita mas pode também ser paga, depende do tipo de funcionalidade a mais que você possa precisar.

Aqui na Alura, para os posts do blog, também usamos o Trello para organizar quais estão em desenvolvimento, quais estão na revisão, quais foram finalizados, agendados e publicados.

Caso queira saber mais sobre as funcionalidades do Trello, leia este post do blog da Caelum ou então essa Alura Live sobre como usar Kanban para organizar os quadros da sua equipe.

2 Google Calendar

A segunda ferramenta que escolhemos foi o Google Calendar, que já usávamos individualmente, para criar eventos, convidando outras pessoas, que nos são lembrados por e-mail e por notificação no celular.

Assim, começamos a criar eventos para as datas limites de cada tarefa e para quando alguma publicação deveria ir ao ar. Também, passamos a criar eventos para reuniões. Em todos eles, todas as pessoas da equipe são convidadas por meio de seus e-mails.

Essa ferramenta traz a possibilidade de visualizar o dia, a semana e o mês, e quais tarefas irão acontecer naquele período, permitindo uma visão a curto e longo prazo de tudo que deve ser feito.

3 Quire

Quando pesquisamos por ferramentas para planejamento, descobrimos o Quire. Na página inicial da conta é possível observar uma lista de tarefas que devem ser feitas, de forma geral, sem serem separadas. E, quando finalizadas, podem ser marcadas como finalizadas.

Em cada tarefa adicionamos o responsável, prioridade e data final. Por conta disso, passamos a utilizar como uma forma de visualizar todas as tarefas a serem feitas, em todos os canais e em todas as fases. Assim, podíamos ver qual tinha que ser realizada primeiro e por quem.

Assim como o Trello, ela permite a criação de quadros. Cada quadro já vem com três colunas: "Para fazer", “Em Progresso” e “Concluída”, seguindo o modelo do Kanban, que você pode aprender nesse curso da Alura.

Planejamento nas ferramentas

Gostamos das três ferramentas, e agora, qual delas iremos utilizar? Ou podemos usar todas?

Para resolver essa dúvida, primeiro utilizamos cada uma em um mês. No próximo mês, usamos as três ferramentas em conjuntos e deu super certo! Como cada uma tem uma funcionalidade mais específica, em cada uma delas temos uma noção diferente das tarefas que temos que realizar.

No Trello ficaria para tarefas mais gerais, como por exemplo fazer uma postagem sobre um conteúdo específico.

O Quire foi utilizado para tarefas mais detalhadas, como o que deveria ser feito para que a tarefa geral fosse realizada.

E o Google Calendar usamos para lembretes e avisos de quando as postagens deveriam ser feitas e marcar nossas reuniões.

Todos os meses, colocamos todas as etapas do processo de criação do conteúdo:

Depois do mês que usamos as três ferramentas, percebemos que nossa produção e publicações de conteúdo aumentaram consideravelmente, o que acabou por aumentar também o engajamento nas nossas redes sociais e cada vez mais pessoas nos seguiam e interagiam com nossos perfis.

Após vários meses de postagens constantes e seguindo o cronograma, a venda dos nossos livros cresceu 5%.

Por fim, concluímos que a periodicidade para a publicação de conteúdo é muito importante porque, sem um intervalo definido ou postagens recentes, as pessoas perdem o interesse e param de acompanhar.

E a organização e visualização desse intervalo, assim como o planejamento de postagens só foi possível utilizando essas três ferramentas. E você pode utilizá-las em conjunto ou experimentar como se sai usando só uma.

Se quiser descobrir outras ferramentas que podem ser usadas pro marketing de conteúdo, assista nosso curso de Marketing de Conteúdo.

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