TikTok ADS: como funciona a plataforma e como anunciar

TikTok ADS: como funciona a plataforma e como anunciar
Thalyta Onimaru
Thalyta Onimaru

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Se você possui presença nas redes sociais, com certeza já se deparou com um vídeo de coreografia, dublagem ou uma música que não sai mais da cabeça. Todos esses elementos foram popularizados pelo TikTok, que vem revolucionando a maneira como as pessoas consomem conteúdo na internet.

Muito além de vídeos virais, cada vez mais empresas têm apostado na plataforma para alcançar um novo público entrando na 'onda' dos conteúdos divertidos e das trends gigantescas.

Neste artigo, vamos explorar mais sobre a rede social e conhecer seu potencial para transformar os resultados de uma marca. Continue a leitura para descobrir tudo sobre o TikTok Ads!

Contextualizando

Fundado em 2016, o TikTok é uma rede social de criação e compartilhamento de vídeos curtos. Em julho de 2020, a rede social já contava com 689 milhões de usuários em todo o mundo, sendo mais de 4 milhões somente no Brasil, de acordo com um estudo da consultoria alemã Statista, ficando atrás somente da China, país de origem do aplicativo.

O principal objetivo do TikTok é proporcionar que qualquer pessoa crie conteúdo de até 3 minutos. O aplicativo permite que os usuários explorem a edição e produção de vídeos através da utilização de efeitos e trilhas sonoras, o que torna o conteúdo atrativo entre os internautas e facilita sua viralização.

Além de ser a principal ferramenta responsável pela popularização de materiais de vídeo, o TikTok tem se mostrado um instrumental ideal para negócios que buscam atingir um novo público e investir em novos conteúdos dentro de seu nicho. Venha descobrir mais sobre a plataforma!

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando dois blocos de texto, no qual o bloco esquerdo tem os dizeres:

O que é TikTok Ads?

O TikTok Ads é uma plataforma do aplicativo voltada para a criação de conteúdo em vídeo e banners pagos, que pode ser segmentada de acordo com o público, dados demográficos e comportamento do usuário. Diferente de outras redes, o TikTok permite que as marcas avancem de simples publicidades para se tornarem criadoras de trends, conteúdos que se popularizam nas redes sociais, e fortalecerem o branding da empresa e seu relacionamento com o público.

Tela de celular aberto no aplicativo TikTok com sua logo.

Por que o TikTok?

Apesar de ser uma rede social recente e ter disputado espaço com outros aplicativos, o TikTok teve uma ascensão enorme e logo caiu no 'gosto' de seus usuários, conseguindo se consolidar como um dos principais canais de comunicação da contemporaneidade. Por conta disso, a rede social tem se mostrado um instrumento importante para investir em anúncios e criação de conteúdo.

Confira alguns motivos para isso:

1) Algoritmo único: Um dos principais desafios para criar anúncios é garantir que o material atinja o público ideal. Por conta da funcionalidade de seu algoritmo, o TikTok se tornou uma ótima ferramenta para investir, isso porque o aplicativo permite que os usuários consumam vídeos com base em sua preferência de visualização a partir de interações dos usuários, informações dos vídeos e configurações da conta.

2) Taxas surpreendentes: As taxas de visualizações dos anúncios do TikTok são altas e têm gerado muitos resultados para quem já investiu no aplicativo, uma vez que os conteúdos pagos são apresentados para os internautas de maneira única, estando presentes em sua página For You, local em que são concentrados vídeos indicados para os usuários com base no algoritmo, possuindo ainda as CTAs (​​Call to Action) mais comuns, como curtir, comentar e compartilhar.

3) Vídeos são o futuro!: Com a ascensão e estabilidade do TikTok, os conteúdos em vídeos têm se mostrado cada vez mais valorizados por outras redes sociais e estão se tornando mais consumidos pelas pessoas que utilizam essas plataformas. Os vídeos são essenciais para um mundo progressivamente mais globalizado e compartilhável. Ademais, conteúdos audiovisuais vêm atraindo mais o público jovem, sendo a faixa etária mais comum da rede social, facilitando o alcance desta audiência.

Como funciona o TikTok Ads

Por possuir diversos formatos de anúncios, o TikTok facilita a implementação de testes A/B, proporcionando uma maior análise dos diferentes efeitos da campanha para alcançar maiores resultados. Os formatos de anúncios são:

In-feed Anúncios: Vídeos curtos que aparecem para os usuários em sua página For You, se misturando automaticamente entre os conteúdos mais consumidos.

Hashtag de marca: Ao criar um anúncio de hashtag de marca, as empresas contam com a criação de conteúdos dos próprios usuários, como monólogos ou coreografias, acompanhadas de uma hashtag determinada pela companhia. Esses conteúdos são colocados no topo da página e um clique na tag leva os usuários a todos os vídeos criados.

Aquisição da marca: Vídeos curtos entre 3 a 5 segundos exibidos em tela cheia ao abrir o aplicativo. Os materiais também podem ser exibidos no feed dos usuários.

TopView: Também exibidos em tela cheia, os anúncios TopView podem ter duração de até 60 segundos e são exibidos após abrir o aplicativo.

Efeitos: Criados pelas marcas para serem utilizados pelos internautas, os efeitos são lentes, filtros e adesivos personalizados da marca e podem ser disponibilizados por 10 dias.

Como começar a anunciar?

Após criar uma conta para sua marca, é hora de configurar o anúncio de acordo com o seu objetivo, público-alvo e orçamento.

Print de tela da página TikTok For Business com imagem de pessoa sorrindo para o celular e solicitação de informação do usuário como tamanho da empresa e objetivos.

Depois de configurar esses passos, realize o upload do seu anúncio, sendo ele de vídeo ou imagem. É muito importante garantir que seu conteúdo esteja nas diretrizes determinadas pelo aplicativo. Em seguida, basta preencher os textos presentes no anúncio, enviar e aguardar a revisão do conteúdo.

Dicas finais para o TikTok Ads

Além de determinar seus objetivos com o anúncio, é importante garantir que ele esteja dentro dos assuntos e moldes determinados pelo público do aplicativo. Criar conteúdos que acompanhem as trends e os principais influenciadores da plataforma pode se tornar um diferencial para atingir mais o seu público.

Manter um monitoramento constante de seus anúncios também é um passo importante para garantir o sucesso dos mesmos.

Caso queira se aprofundar no assunto e obter sucesso na tão famosa rede vizinha, indicamos a formação de Tráfego pago da Alura, com todos os conceitos e estratégias para garantir o sucesso da sua campanha.

Até a próxima!

Thalyta Onimaru
Thalyta Onimaru

Thalyta Onimaru é Secretária Executiva de formação e comunicadora por vocação. Sua paixão por aprender e ensinar abrange diversas áreas, incluindo social media, marketing e inovação, que ela compartilha com entusiasmo com equipes e negócios. Atua como monitora na Alura, onde não só compartilha seu conhecimento, mas também continua sua jornada de aprendizado. Fora do mundo profissional, dedica seu tempo a romances água com açúcar e longas maratonas de filmes de Star Wars.

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