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Branding: criando uma marca forte

Introdução ao Branding - Introdução

Bem vindos ao curso de Branding, meu nome é Tuany e sou consultora nesta área, e o curso é para você que está querendo criar e construir uma marca do zero, ou posicioná-la fortemente no mercado, diferenciando-se dos concorrentes.

Vamos ver o que iremos aprender neste curso?

Benefícios do Branding

  1. Valor de marca
  2. Maior margem de lucro
  3. Lealdade dos consumidores
  4. Facilidade de extensão de linha

Analisaremos diversos cases de marcas muito fortes e reconhecidas no mercado para aprendermos com elas sobre o que fizeram de bom e como chegaram onde estão atualmente.

Criaremos um case do zero, a NATUREBAbox e percorreremos o caminho de criação de marcas, passando por:

Consumer insight

Para entendermos para quem queremos vender, quem somos, definindo essência, razão de existir e propósito, que juntos formam nossa identidade.

Golden Circle

Um conceito bem legal, do Simon Sinek, que entende o propósito da marca.

Arquétipos de Jung

Para entendermos como a marca pode se comportar perante a sociedade, definindo sua identidade e, a partir disso, criaremos a imagem, para o qual há um passo a passo a ser seguido.

Manual de marca

Trataremos de forma estratégica e voltada ao negócio da marca, portanto não falaremos sobre design ou construção e criação de logos.

Estratégia

A partir deste manual, de que maneira criamos estratégicas e plano de ação da marca, lembrando que ele precisa refletir nosso posicionamento e criar experiências marcantes para os consumidores?

Aprenderemos um pouco com marcas de sucesso que conseguiram criar experiências marcantes através dos cases que serão vistos.

Marca forte

Veremos dicas e boas práticas para reforçarmos a marca para que um dia ela seja consolidada:

Reposicionamento

Serão vistas algumas marcas que tiveram que passar por uma recolocação no mercado devido a algum problema, ou porque suas imagens não estavam sendo bem entendidas pelo consumidor, ou então alguma mudança estratégica. Veremos como e por que elas fizeram isso.

Lovemarks

Por fim, entenderemos as marcas consolidadas como "marcas desejo" na mente do consumidor, o que elas fizeram e como elas fazem isto até hoje, para ocupar este espaço especial no público.

Vamos lá?

Introdução ao Branding - Valor de marca

Você já ouviu falar em Branding? Ou "posicionamento de marca"?

Para entendermos melhor estes conceitos, vamos ver alguns exemplos. Caso você veja a imagem abaixo, saberia dizer de qual marca este pedaço faz parte?

polígono de três lados com preenchimento preto com um dos ângulos agudos apontando para a diagonal superior direita

É o famoso logo da Nike, marca de esportes mundial:

E este? Está mais fácil, com duas bolas, uma laranja e uma vermelha, que se interseccionam...

É do MasterCard, famosa bandeira de cartão de crédito.

E agora, com essa fonte estilizada em vermelho?

Faz parte do logotipo da marca super famosa Coca Cola:

E esta personalidade, você saberia dizer que marca ela representa?

homem careca com olhos claros e óculos, terno cinza e gravata vermelha

É o famoso garoto propaganda da Bombril:

E o slogan abaixo, consegue reconhecer de qual marca é?

É da rede de fast food Mc Donald's.

E se eu fizer um gesto com a mão, um traço vertical de cima para baixo, depois um círculo em volta, começando pela base, em sentido anti horário, e terminando com um pingo em cima do traço vertical?

Você rapidamente perceberá que é o famoso símbolo do banco Itaú, não é mesmo?

Todas estas marcas ficaram bastante fixas na cabeça do consumidor pois fizeram um excelente trabalho de Branding ao longo dos anos.

Existem marcas que fazem este trabalho tão bem que viram sinônimo de categoria, como é o caso da Gillette, Band-aid, Bombril, Maizena e Xerox, marcas que viraram referência no setor em que se encontram, emprestando o nome para a categoria a que pertencem.

Você não costuma ouvir as pessoas dizerem "preciso comprar uma lâmina de barbear", e sim, "preciso comprar gillette", e por aí vai.

Vimos então que, quando bem trabalhada, a marca se torna um atributo poderoso dentro da empresa. Em uma pesquisa realizada pela Interbrand com o ranking das melhores marcas globais de 2016, a Coca cola ficou em terceiro lugar, depois da Apple e do Google, com seu valor de mercado estimado em $73 bilhões.

Você sabia que 61% deste valor de mercado vem do valor de sua marca?

Sendo assim, poderemos destacar que um dos benefícios do Branding é o valor de marca que, quando bem trabalhado, acaba valendo muito mais.

Introdução ao Branding - Outros benefícios do Branding

Seguindo com mais exemplos de marcas, você sabe de onde é este jacaré?

É da marca Lacoste! Agora, vamos analisar a pólo Lacoste, o carro chefe da marca:

Esta peça de roupa, lisa e simples, custa em média R$200, enquanto uma pólo exatamente igual porém genérica custa em torno de R$50. Por que você acha que os consumidores pagam até 4x mais na pólo da Lacoste?

Porque ela confere uma série de atributos para a pessoa que está vestindo-a, como status, tradição, estilo e elegância. Então, alguém que adquire uma pólo desta marca não está simplesmente comprando o produto em si, e sim, todos estes atributos que têm um valor muito maior agregado se comparado a uma pólo qualquer.

Assim, outro benefício do Branding é a possibilidade de colocar uma margem de lucro maior no produto, ficando até menos suscetível a alterações do mercado, oscilações de preço, enfim, fazendo com que o produto naturalmente tenha valor maior.

Usaremos a Apple como exemplo; quantas pessoas você conhece que possuem um iPhone? Provavelmente muitas. Quantas delas já tiveram todas as atualizações que o produto vem fazendo ao longo dos anos? Isto é, que continuaram fiéis à marca? Muitas também.

Por que isso acontece? Será que é pela comodidade? Pode até ser, pois muitas pessoas estão acostumadas a usar os produtos da Apple. Mas em se tratando do setor de tecnologia mobile, os recursos dos aparelhos são muito semelhantes.

Então, podemos dizer que isso também acontece devido ao valor da marca, e caracterizar como sendo mais um benefício do Branding a lealdade que é conferida à marca, tornando-a menos vulnerável à concorrência e oscilações do mercado.

Continuando com o exemplo da Apple, dentre os consumidores do iPhone, quantos você conhece que também possuem outros produtos da marca, como MacBook, Apple TV, iPad e similares? Muitos!

Isso porque a marca já é muito valorizada pelo consumidor, portanto quando alguém já possui algum produto específico e tem uma imagem positiva da marca, é muito mais fácil querer os demais produtos.

Isso traz à tona outro benefício: a facilidade de extensão de linha; todos os produtos lançados pela Apple viram best sellers, todos querem e fazem fila para comprá-los no dia do lançamento. Além disso, como vimos, a marca foi considerada a mais valiosa do mundo pelo quarto ano consecutivo.

Resumindo, então, os benefícios do Branding são:

  1. Valor de marca
  2. Maior margem de lucro
  3. Lealdade
  4. Facilidade de extensão de linha

Sobre o curso Branding: criando uma marca forte

O curso Branding: criando uma marca forte possui 150 minutos de vídeos, em um total de 58 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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