Sublime Text - conheça um dos melhores editores de código

Sublime Text - conheça um dos melhores editores de código
Mônica Mazzochi Hillman
Mônica Mazzochi Hillman

Compartilhe

A ferramenta essencial no trabalho de uma pessoa desenvolvedora é o editor de código. Ao iniciar nessa área nos deparamos com diversas opções de programas que podem ser utilizados e isso pode gerar uma confusão na hora da escolha. Nesse artigo vamos te apresentar o Sublime Text, um dos melhores editores de código para desenvolvimento.

Icone do Sublime text.

O que é o Sublime Text?

O Sublime Text é um editor de código com interface minimalista e fácil de entender, sendo possível utilizar tanto em computadores quanto para celulares. É adaptável e pode servir para diferentes tipos de profissionais. Além de contar com plugins que oferecem recursos exclusivos para auxiliar no desenvolvimento.

Tela do Sublime Text com trechos de código HTML.

Sua leveza e ferramentas são responsáveis pelo sucesso do Sublime Text. Suas principais características que se destacam comparado a outros editores são o desempenho e estabilidade, mesmo utilizando de plugins, temas e extensões ele se mantém estável e o consumo de memória do computador é pouco afetado.

Podemos testar essas afirmações abrindo o mesmo código no Sublime Text e em algum outro editor de código, como o Visual Studio Code. Com os dois programas abertos, abra o Gerenciador de Tarefas do computador e monitore a diferença de uso da CPU e memória de cada um. É notável a estabilidade do Sublime Text.

Tela do Gerenciador de tarefas com o aplicativo Sublime Text utilizando 0,1% da CPU e 42,4 megabytes de memória do computador, também há o aplicativo Visual Studio Code utilizando 3,6% da CPU e 354,4 megabytes de memória do computador.

Também é uma ótima opção caso você apresente dificuldade em decorar comandos utilizados no processo de desenvolvimento, o Sublime Text te auxilia a contornar essa situação com a função Command Palette, que pesquisa comandos do próprio editor. Para acionar, use o comando Ctrl+Shift+P.

Janela do Command Palette sobrepondo a tela do Sublime Text com trechos de código HTML.

Através desse comando também conseguimos acesso ao Package Control, o gerenciador de pacotes do Sublime Text. Ele inclui uma lista de mais de 2.500 pacotes com plugins disponíveis para instalação, todo usuário pode criar e adicionar através do repositório GitHub ou BitBucket por conta própria. Esses pacotes são atualizados automaticamente após instalados.

Janela do Command Palette com Package Control escrito na barra de pesquisa e com uma lista de comandos disponíveis, sobrepondo a tela do Sublime Text com trechos de código HTML.

Para saber mais

O Sublime Text foi desenvolvido na linguagem C++ e é um software pago, sua licença custa $99 USD e é vitalícia, mas somente cobre as possíveis atualizações durante 3 anos, após, é necessário pagar uma taxa extra. Apesar disso, oferece a possibilidade de utilizar gratuitamente a versão de avaliação que esporadicamente abre um pop-up relembrando a necessidade do pagamento. Mesmo assim, essa versão gratuita fornece todas as funcionalidades essenciais para o desenvolvimento de códigos em HTML, CSS, Javascript, Python e etc.

Você pode baixar o Sublime Text acessando esse link, clicando no botão “Download” no menu superior e por fim selecionando a versão de acordo com o seu dispositivo operacional (MacOS, Windows, Linux).

Se você gostou desse artigo e gostaria de ver mais sobre a utilização do Sublime Text, você pode conferir os cursos da Formação front-end e da Formação HTML e CSS para acompanhar na prática o desenvolvimento de um projeto com esse editor de código.

Mônica Mazzochi Hillman
Mônica Mazzochi Hillman

Bacharela em Tecnologias Digitais e pós graduanda em User Experience com experiência em suporte técnico de T.I e com tecnologias front-end. Durante a graduação foi vice-presidente do diretório acadêmico e monitora de LIBRAS. Atualmente é instrutora na Alura. Nas horas vagas gosta de assistir animes e produções da marvel, ouvir kpop e post-hardcore, jogar Valorant e Genshin Impact e praticar culinária.

Veja outros artigos sobre Front-end