O que é um sprite e como ele funciona em jogos 2D?

Renan Lima
Renan Lima

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O que é um sprite?

É bem comum em jogos vermos vários personagens, movimento de objetos, mapas desenhados ao fundo e muita coisa acontecendo. Todos estes elementos também são conhecidos como sprite. Neste artigo, vamos focar nos sprites 2D e como são feitas as animações.

Um sprite é uma imagem ou um objeto gráfico de duas dimensões em um jogo, que pode ser tanto personagem quanto objetos adicionados em um plano de fundo. Veja a abaixo a imagem de uma cena com uma sprite de um dos maiores jogos 2D de todos os tempos:

Imagem do personagem do jogo Super Mario World com a imagem de fundo do cenário colorido com as cores originais do jogo.

Banner promocional da Imersão Cloud DevOps da Alura e Google Cloud com o texto "INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A PRIMEIRA EDIÇÃO DA IMERSÃO CLOUD DEVOPS" e a informação de 3 aulas gratuitas com certificado. A imagem mostra um desenvolvedor focado usando fones de ouvido em um computador, com uma colega trabalhando ao fundo, e um botão chamativo com a frase "GARANTA A SUA VAGA".

Para os personagens, imagine que você queira criar os movimentos deles em seu jogo, como subida de mãos, corrida, pulo, entre outros. Nesse caso, tratamos que o sprite é o personagem e, para todos estes movimentos, devemos montar as variações de sprite. Em resumo, a ideia é desenhar cada movimento como no exemplo mostrado abaixo. O caso é parecido quando queremos construir uma animação em vídeo utilizando uma sequência de desenhos à mão.

Sequência de imagens do super Mario que podem formar diferentes movimentos.

Origem do nome

O nome sprite ganhou notoriedade no mundo dos games nas décadas de 1970 e 1980, principalmente nos consoles como Atari VCS (1977), ColecoVision (1982), Nintendo Entertainment System (1983) e Sega Genesis (1988).

Imagem dos quatro videogames da década de 70 e 80 sendo eles: ATARI, Nintendo, ColecoVision e Sega genesis com suas cores originais.

Sprites nos dias atuais

À medida que a performance dos computadores foi melhorando com a evolução de hardware e software, os videogames evoluíram para o 3D, porém o uso de elementos 2D ainda continua sendo muito utilizado e aclamado no mundo dos games.

Podemos encontrar excelentes jogos 2D nos consoles atuais, com gráficos lindos que possuem vários elementos de design com grande espectro de cores.

Veja alguns deles:

  • Cuphead é um jogo eletrônico de tiro 2D que lembra muito os jogos de plataforma dos anos 90 porém com seus gráficos extremamente detalhistas e uma ótima jogabilidade. Outra referência a jogos vintage está no sistema de navegação entre fases através de um mapa ao estilo Super Mario World.

Imagem gif dos dois personagens do jogo Cuphead, pulando e interagindo contra o inimigo do jogo no cenário colorido.

  • Ori and the Blind Forest é outro jogo 2D de plataforma com um visual impressionante, com seu personagem destinado a feitos heróicos.

Imagem gif do personagem principal do jogo Ori que está percorrendo o cenário colorido e pulando os obstáculos do jogo.

  • Limbo é mais um ótimo jogo eletrônico de plataforma, embora não se trate de um colorido, como os exemplos anteriores, é um jogo que possui paisagens deslumbrantes, personagens bizarros e sons perturbadores. O jogo acontece em um cenário totalmente escuro e cinzento, pois se trata de um lugar sombrio e cheio de perigos.

Imagem gif do personagem do jogo Limbo caminhando, pulando e interagindo com o cenário escuro do jogo

Conclusão

Um sprite é um personagem ou um objeto dentro dos jogos 2D. Para criar o efeito de movimento, são necessários vários sprites diferentes com pequenas variações do mesmo personagem. Ele teve maior notoriedade nas décadas de 70 e 80 com a chegada dos videogames 2D. Posteriormente, embora o 3D tenha chegado com a evolução dos hardwares e softwares, o sprite 2D continua sendo muito utilizado nos jogos atuais.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o sprite e como ele funciona, que tal recriar 2 jogos clássicos com Javascript? Temos esses dois cursos de programação que vão lhe mostrar como recriar esses jogos do zero:

E você pode participar também da imersão GAME DEV da Alura através do link:

E deixo aqui o meu agradecimento para você que leu até aqui e pôde aprender um pouco mais desse maravilhoso mundo que é a tecnologia. Valeu!

Imagem gif do personagem do super Mario colorido caminhando em frente a logomarca da Alura.

Renan Lima
Renan Lima

Sou desenvolvedor .NET e React, sempre em busca de aprendizado prático. Fiz uma transição de carreira e estou investindo em cursos e pesquisas para expandir meu conhecimento. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, focando em manutenção, novas funcionalidades e projetos do zero. Estou sempre aprendendo e aplicando novas tecnologias como DevOps.

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