Screencast: migrando uma aplicação para Rails 3

Screencast: migrando uma aplicação para Rails 3
anderson.leite
anderson.leite

Compartilhe

O Rails 3 foi lançado há alguns meses com diversas melhorias. Mas para utilizá-las em um antigo projeto Rails 2, não basta apenas atualizar o ambiente para a nova versão do framework. Algumas alterações precisam ser feitas, como:

  • Novo arquivo application.rb
  • Novo arquivo Gemfile
  • Nova API de rotas no routes.rb
  • Itens não mais utilizados ou movidos de lugar

Cada aplicação pode ter passos diferentes para o upgrade, mas alguns deles são básicos para todos.

Nesse screencast migramos uma aplicação Rails 2.3.5 para Rails 3.0.3, passando por alguns pequenos problemas que costumam ocorrer em todas as migrações. Utilizamos o plugin rails_upgrade para auxiliar.

Banner promocional da Alura com fundo azul escuro. No topo, o logotipo da Alura. O texto diz: “O presente é SEU. Chegou o Aniversário da Alura e preparamos uma surpresa PARA VOCÊ. 20% OFF para estudar na Alura. Válido de 12 a 23 de maio”. Abaixo, um botão rosa com a frase “APROVEITE O DESCONTO”. Na parte inferior do banner, há a imagem de uma caixa de presente azul com laço brilhante.

Acesse diretamente o screencast no Vimeo.

E se você quer saber mais sobre Ruby on Rails a Caelum oferece os cursos da Formação Ruby on Rails já na última versão do framework. Além disso, a apostila do curso RR-71: Desenvolvimento Ágil para Web com Ruby on Rails 3 está disponível para download gratuito no site.

Veja outros artigos sobre Programação