Como criar um jogo do zero: guia completo para iniciantes

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Jeferson Silva
Jeferson Silva

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Se você já passou horas jogando e pensou “como será que isso foi feito?” ou '' como criar um jogo?'', saiba que essa curiosidade é o primeiro passo para entrar no mundo do desenvolvimento de jogos.

Criar um jogo vai muito além de programar personagens ou desenhar cenários. Envolve entender mecânicas, tomar decisões técnicas e criativas e transformar ideias em experiências interativas que realmente funcionam.

Por trás de cada jogo existe muito mais do que gráficos bonitos ou uma boa história. Existe código, design, planejamento, testes, decisões criativas e técnicas que precisam funcionar em harmonia, tudo isso pra transformar uma ideia em uma experiência jogável, envolvente e memorável.

É aí que entra o desenvolvimento de jogos.

Em um passo a passo lógico, neste guia vamos entender todo esse universo: como criar um jogo, quais são os gêneros de jogos, como funciona o ciclo de desenvolvimento, quais linguagens e engines são mais usadas para desenvolvê-los, a importância de testar e prototipar, além de caminhos práticos pra quem quer começar na área. Vamos nessa?

O que é o desenvolvimento de jogos?

O desenvolvimento de jogos é o processo no qual criamos experiências digitais interativas com o objetivo de entreter as pessoas que as utilizam. 

É uma atividade bastante criativa e também bastante multidisciplinar pois envolve a integração de gráficos, sons, música, narrativa e muito mais. 

Tudo deve funcionar em harmonia para que a experiência seja divertida e marcante, trazendo à tona emoções, desafiando a pessoa a resolver problemas e a desenvolver habilidades cognitivas e motoras.

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Qual é a importância do desenvolvimento de jogos no setor de entretenimento?

A indústria de desenvolvimento de jogos eletrônicos compreende desde jogos mais simples e independentes, os chamados jogos indie, até superproduções como os jogos AAA que já movimentam há algum tempo mais dinheiro que as indústrias do cinema e da música. 

Isso é bastante positivo pois permite que pessoas atuem com desenvolvimento de jogos em estúdios menores de forma independente ou em grandes estúdios que empregam profissionais de diversas áreas. 

Além disso, os jogos hoje fazem parte do nosso dia a dia, estando presentes em uma grande gama de dispositivos: smartphones, computadores, consoles, smart tvs, dispositivos de realidade virtual e mais. 

É um setor que contribui muito para a geração de empregos e também para a inovação na área de tecnologia pois é uma área que demanda cada vez mais recursos para acelerar as produções e também a qualidade dos produtos finais.

Tipos de jogos

Assim como temos filmes de muito gêneros distintos, os jogos também são classificados em gêneros e subgêneros bastante variados que ajudam a comunicar o tipo de experiência e habilidades esperadas por cada jogo. 

Alguns gêneros principais incluem:

Ação

Este gênero de jogo exige reflexo, pensamento rápido e habilidades motoras. Podemos citar como exemplo os jogos de tiro em primeira pessoa (FPS - first person shooters) como Call of Duty ou Overwatch. Outro exemplo são os jogos de luta como Street Fighter e Mortal Kombat.

RPG

São aqueles jogos onde você assume o papel de um ou mais personagens, que evoluem conforme adquirem experiência, ganham mais poder e novas habilidades. 

Geralmente possuem uma história a ser seguida com uma estrutura narrativa linear ou mais livre com mundos abertos para exploração. 

Como exemplos podemos citar: a franquia Final Fantasy, The Witcher, Cyberpunk 2077 ou Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Plataforma

Jogos como Super Mario Galaxy e Hollow Knight onde o foco está na exploração em fases ou mapas mais abertos, geralmente envolvendo uso de combate, saltos e outras habilidades, são chamados de jogos de plataforma.

Estratégia

Aqui encaixamos os jogos que exigem planejamento, gerenciamento de recursos e tomada de decisão. 

Exemplos de jogos de estratégia incluem jogos baseados em turno como na franquia Civilization ou jogos de estratégia em tempo real (RTS) como Starcraft.

Quebra-cabeças

O foco neste gênero está na resolução de problemas, descoberta de regras, lógica e pensamento fora da caixa. Portal, The Witness e Baba is You são bons exemplos de jogos deste gênero.

Como funciona o ciclo de desenvolvimento de um jogo

Antes de ir para parte técnica de fato, criar um jogo visando o lançamento requer outros pilares importantes de organização:

Idealização

Essa é a fase de ideação onde o gênero e subgênero do jogo são definidos, as principais mecânicas assim como o ciclo principal do jogo (core loop). 

Também é importante definir aqui quem será o público-alvo e qual o objetivo principal do jogo. 

A partir desta etapa inicial já é possível criar os primeiros protótipos para validar os pontos chave que devem ser mais explorados e aqueles que podem ser descartados, evitando assim o desperdício de recursos na produção.

Planejamento

Com a ideia já refinada, inicia-se a definição do escopo do projeto, cronogramas, recursos necessários, ferramentas a serem utilizadas e as plataformas de lançamento. 

Para projetos maiores é comum documentar todos esses pontos em um documento de design do jogo (GDD). 

O GDD é um documento essencial que detalha todas as ideias, mecânicas, regras, arte, narrativa, personagens, níveis e demais aspectos do jogo. Ele serve como um guia para toda a equipe ao longo do desenvolvimento.

Desenvolvimento

Nesta etapa cada equipe inicia a produção dos recursos necessários pelo jogo: programadores cuidam da implementação do ciclo principal, das regras, mecânicas; artistas iniciam a produção das artes, modelos, texturas, sons e músicas; roteiristas trabalham na narrativa; e assim por diante. 

Teste

Nesta fase, bugs são identificados e corrigidos, o equilíbrio das mecânicas é ajustado, e o feedback de jogadores é fundamental para melhorar o produto. 

Testes podem ser internos (pela equipe) ou externos (beta testers ou público).

Lançamento

Com o jogo pronto e validado, é hora de lançar. Isso envolve escolher plataformas (Steam, Epic Store, consoles), preparar campanhas de divulgação, criar materiais de marketing e monitorar o desempenho inicial para eventuais correções rápidas (marketing analytics). 

Apesar dos esforços serem intensificados nesta etapa, é importante que a estratégia de lançamento e suas ações correspondentes aconteçam durante toda a produção para construir aos poucos uma massa de pessoas interessadas no jogo.

Linguagens de programação para jogos

A escolha da linguagem de programação depende muito da engine, da plataforma e do perfil do time. Veja as principais:

C++

Historicamente, a C++ linguagem mais utilizada no desenvolvimento de jogos pois permite controle total do hardware, algo que era bastante necessário antigamente pois os recursos computacionais eram mais limitados. 

É uma linguagem mais de baixo nível, então exige bastante conhecimento por parte de quem a utiliza.

C#

Pode-se dizer que C# é uma versão mais moderna e amigável da linguagem C++. Assemelha-se bastante ao Java e é bastante utilizada no desenvolvimento de jogos pois é a linguagem principal da engine Unity e uma das linguagens que podem ser usadas na engine Godot também.

Java e Kotlin

Java e Kotlin são duas linguagens um pouco mais incomuns de serem utilizadas no desenvolvimento de jogos mas podem ser utilizadas para criação de jogos mobile nativos para Android.

Outras linguagens

Apesar de serem menos utilizadas como linguagem principal, linguagens como JavaScript, Python e Lua também podem ser empregadas no desenvolvimento de jogos, geralmente com o apoio de frameworks ou bibliotecas externas que facilitam o processo. 

Essas linguagens são frequentemente usadas para criar scripts responsáveis por regras, mecânicas e narrativas dentro de grandes engines. 

Por serem mais simples e acessíveis, acabam sendo uma opção interessante para membros da equipe, como designers e artistas, que não possuem tanta familiaridade com linguagens mais complexas, como C++ e C#.

Além disso, em nosso canal temos um vídeo falando especialmente sobre tipos de linguagens para jogos e os que estão prometendo revolucionar 2026:

JOGOS DE 2026: quais as LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO usadas no GTA 6, RESIDENT EVIL E ELDER SCROLLS?

Principais engines para criar jogos

Uma engine é um conjunto de ferramentas que facilita o desenvolvimento de jogos, cuidando de gráficos, física, som, entrada de dados e muito mais. 

As principais engines do mercado são:

Unity

Hoje Unity é uma das engines mais famosas para criação de jogos para a maioria das plataformas (PC, consoles, mobile). 

Em linhas gerais, permite a criação de jogos 2D e 3D, a codificação é feita utilizando-se a linguagem C#, possui boa documentação, uma comunidade bastante engajada e também muitos recursos e extensões já prontas para resolver problemas comuns no desenvolvimento de jogos.

Unreal Engine

A Unreal é uma das engines mais antigas e também uma das mais utilizadas em jogos AAA tanto para PC quanto para consoles. 

Tem como foco principal a criação de jogos em 3D com fidelidade visual elevada, permitindo a criação de jogos com mundos gigantescos, bastante realismo e performance. 

Utiliza a linguagem C++ para a codificação mas também possui uma solução Blueprints que permite a codificação de forma visual para aqueles menos confortáveis com o uso da linguagem C++.

Godot

A Godot vem crescendo em popularidade principalmente no meio dos estúdios e desenvolvedores de jogos independentes. 

É uma engine mais leve, open-source, fácil de usar, permitindo a criação de todos os tipos de jogos 2D e 3D. Permite o uso das linguagens C#, C++ e também da sua própria linguagem de script GDScript, que se assemelha bastante à linguagem Python.

Ferramentas para criar um jogo

Além das engines, a criação de jogos também exige a produção de muitos outros recursos e portanto é importante conhecer os tipos de ferramentas para cada tipo de tarefa. 

Abaixo estão listados alguns tipos de recursos e ferramentas comuns para a sua produção:

  • Áudio: Audacity, FL Studio, Ableton Live - são ferramentas que permitem a criação e edição de trilhas e efeitos sonoros.
  • Gráficos: Photoshop, GIMP, Aseprite - ferramentas utilizadas para criação de arte, texturas e sprites para jogos que utilizam pixel art.
  • Modelagem 3D: Blender, Maya, 3ds Max - ferramentas que permitem a criação de modelos 3D e animações que podem ser exportadas e utilizadas nas engines.

Protótipos e testes: qual é a importância de testar seu jogo

A prototipação é uma das ferramentas mais úteis para validar as mecânicas e a dinâmica de um jogo. 

Um protótipo não precisa ser 100% fiel ao produto final, basta que ele permita testar o fluxo principal das ações e coletar feedbacks antes de iniciar o desenvolvimento. 

Um protótipo pode ser digital ou até mesmo em papel, quando o gênero do jogo permite, como é o caso dos jogos baseados em turno, por exemplo. 

Ao testar um protótipo com pessoas que ainda não conhecem o jogo, você pode identificar pontos de melhoria como conceitos que não são explicados ou que não ficam claros, pontos de dificuldade elevada e que frustram a pessoa que está jogando, regras que permitem quebrar ou trivializar a experiência esperada para o jogo, entre outras.

Estratégias para lançar seu jogo

Alcançar o sucesso no lançamento de um jogo vai muito além de apenas disponibilizá-lo em uma plataforma e o trabalho de marketing precisa começar bem antes da conclusão do desenvolvimento. 

Promover o seu jogo desde as primeiras fases de produção é essencial para construir uma comunidade, gerar interesse e garantir visibilidade quando o lançamento finalmente acontecer, assim, garantindo um marketing de relacionamento efetivo.

Aqui estão algumas estratégias essenciais para um bom lançamento:

  1. Escolha da plataforma de lançamento: Defina antecipadamente onde seu jogo será disponibilizado (Steam, Epic Store, itch.io, consoles, lojas mobile) e adapte sua comunicação para cada uma, considerando público, requisitos técnicos e visibilidade.
  2. Participação em eventos e festivais: Inscrever seu jogo em festivais, showcases e eventos de desenvolvedores é uma excelente maneira de ganhar exposição, receber feedback e criar oportunidades de networking valiosas para o sucesso do lançamento.
  3. Construção de comunidade e presença em: Inicie a divulgação cedo, compartilhe novidades, protótipos e bastidores em redes sociais e fóruns. Interaja com o público, responda dúvidas e incentive discussões para construir uma comunidade engajada aumentando assim a visibilidade do seu jogo.
  4. Parcerias com criadores de conteúdo e influenciadores: Ofereça demos ou versões antecipadas para streamers, youtubers e influenciadores. O alcance e a credibilidade desses criadores podem impulsionar a divulgação e atrair novos jogadores, ampliando o impacto do lançamento.

Como se tornar um desenvolvedor de jogos

O caminho para se tornar um desenvolvedor de jogos envolve aprendizado contínuo, prática e participação em comunidades. 

Algumas dicas para quem quer começar:

  • Aprenda o básico de programação: Escolha uma linguagem e estude o básico de lógica de programação. Esta é uma habilidade que pode ser transferida entre diferentes linguagens e é essencial para começar a desenvolver os primeiros jogos.
  • Escolha uma engine para praticar: Unity ou Godot são boas opções para quem tá começando e possuem bastante material disponível para consulta para quem quer aprender.
  • Crie projetos pequenos: Comece com protótipos simples, clones de jogos clássicos ou minigames.
  • Participe de Game Jams: As game jams são eventos onde o objetivo é criar um jogo em poucos dias, ideais para aprender e conhecer outras pessoas.
  • Construa um portfólio: Coletar feedbacks e aprender com eles é fundamental para evoluir na área. Sempre que possível publique seus jogos em plataformas gratuitas como itch.io e compartilhe o processo nas redes.
  • Busque formação: Existem diversos cursos online e presenciais voltados para desenvolvimento de jogos.

Cursos da Alura

Se você tem interesse em fazer parte do mundo de desenvolvimento de jogos, a Alura oferece diversas formações que vão te ajudar nessa jornada, do básico à criação de projetos completos:

  • Formação Iniciante em Programação: Para quem está começando, essa trilha ensina os fundamentos da lógica de programação e os principais conceitos que servirão de base para o desenvolvimento de jogos.
  • Formação C#: Orientação a Objetos: Ideal para quem deseja criar jogos com Unity, essa formação aprofunda nos conceitos da linguagem C#, amplamente usada no desenvolvimento de jogos.
  • Formação Linguagem C++: C++ é essencial para quem quer desenvolver jogos mais complexos ou utilizar engines como Unreal.
  • Formação Desenvolvendo Jogos 2D com Unity: Aprenda, na prática, a criar jogos 2D completos usando uma das engines mais populares do mundo.
  • Formação Game Design: Descubra como criar experiências de jogo envolventes, desenvolver roteiros, fases, mecânicas e entender o que faz um game ser divertido.

Com dedicação e os recursos certos, você estará preparado para dar os primeiros passos na carreira de desenvolvimento de jogos!

Jeferson Silva
Jeferson Silva

Jeferson é Coordenador de Projetos Educacionais na Alura, é mestre em Ciência da Computação pela USP, possui experiência em desenvolvimento com Java, Android e também em desenvolvimento de jogos com Unity e Lua. Atuou como instrutor e coordenador na Caelum e atualmente se dedica a aprender sempre mais sobre educação e aprendizagem auto dirigida.

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