Aprenda a estruturar um repositório de pesquisas para seu projeto

Aprenda a estruturar um repositório de pesquisas para seu projeto

Neste ponto, você provavelmente já deve ter entendido a importância da pesquisa como chave para o conhecimento. Compreender as necessidades, os problemas e as motivações das pessoas é essencial para conseguir criar a melhor experiência para os usuários. E isso faz parte de uma boa pesquisa na formação UX Research.

Mas você já parou para pensar onde os dados da pesquisa ficam armazenados? Afinal, eles precisam ser guardados em algum lugar. Assim entra o chamado repositório de dados, uma forma eficiente de armazenar, preservar e acessar os dados de pesquisas. Criar esse repositório é o que vamos aprender utilizando ferramentas diversas.

Criar um repositório Git

  

Vale ressaltar que os passos a seguir pressupõem familiaridade básica com uma interface de linha de comandos.

Para criar um novo repositório Git, você vai precisar usar o seguinte comando:

git init

É uma chamada única que pode ser usada durante a configuração inicial de um novo repositório para a pesquisa. A execução desse comando cria um novo subdiretório .git no diretório de trabalho atual.

Como alternativa, pode-se clonar um repositório existente usando o comando a seguir: git clone

Essa é uma forma prática de aproveitar uma configuração já usada e é especialmente útil para quem precisa preservar o escopo de pesquisa.

Para mais detalhes sobre os repositórios Git, além de demonstrações de uso geral (com git add, git commit, git push e git remote), viste esta página.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando dois blocos de texto, no qual o bloco esquerdo tem os dizeres:

Criar um repositório no GitHub

Se você não quer enfrentar as linhas de comando, pode criar um repositório a partir do GitHub e de sua interface amigável. Lembrando que Git e GitHub (e GitLab, que vamos ver a seguir) são coisas diferentes.

No GitHub, site onde você pode colocar os projetos versionados por uma ferramenta como o Git, é muito fácil criar um repositório a partir de um modelo. Qualquer pessoa com permissão de leitura do projeto pode realizar essa ação.

  • Navegue até a página principal do repositório.
  • No topo da lista de arquivos, clique na opção "Use this template".

  

  • No menu "Owner", selecione a conta que vai administrar esse repositório.

  

  • Insira um nome para o repositório e uma descrição opcional.

  

  • Defina a configuração de visibilidade desse repositório.

  

Para mais detalhes sobre a criação de um repositório a partir de um modelo no GitHub, como as importantes diferenças entre bifurcações, consulte este link.

Métodos alternativos para criar um repositório de pesquisa

Ao dizer "alternativos", nosso objetivo é trazer outras formas de criar o repositório de pesquisa que não seja utilizando os dois exemplos anteriores. Vale ressaltar que podem existir inúmeros métodos para fazer isso em ferramentas variadas.

É possível utilizar o GitLab, por exemplo, outra plataforma de gerenciamento de projetos de software e hospedagem de código-fonte (similar ao GitHub). Basta usar os seguintes comandos no terminal:

mkdir projeto-x cd projeto-x

O comando mkdir cria uma pasta, enquanto o cd acessa a pasta informada, porém ainda é preciso informar ao Git (se essa for a ferramenta de versionamento utilizada) que será um repositório, usando o comando git init que explicamos.

É necessário ligar o repositório ao projeto criado no GitLab para que os arquivos possam ser enviados para lá. Para isso, é preciso definir o endereço remoto chamado origin para o repositório local, informando a URL que copiamos no GitLab:

git remote add origin https://gitlab.com/exemplo/projeto-exemplo.git

Para mais detalhes sobre como criar um projeto com Git e GitLab, consulte este link.

Por fim, uma alternativa muito elegante e que não poderíamos deixar de mencionar é a criação e utilização de um repositório de pesquisa usando o Notion. Para quem não conhece, é uma plataforma colaborativa que reúne uma série de ferramentas úteis para o dia a dia, como bloco de notas, lista de tarefas, organização de projetos e até mesmo um bom lugar para armazenar os dados de uma pesquisa.

Caso você queira ter uma ideia de como usar o Notion como repositório de dados para sua pesquisa, visite esta página e conheça uma excelente forma de fazer isso.

Veja outros artigos sobre Programação