Power BI: tipos de licenças

Power BI: tipos de licenças
Marcelo Cruz
Marcelo Cruz

Compartilhe

Introdução

Para que possamos apresentar um relatório gráfico, contendo todas as informações necessárias e tendo os recursos certos em mãos, qual a ferramenta ideal para o seu projeto?

Para responder essa questão, vamos propor a seguinte situação: fizemos uma entrevista de emprego e foi proposto a realização de um teste técnico no qual a empresa enviou uma base de dados sobre precificação de imóveis.

O teste consiste em criar e apresentar um relatório através de visualizações ricas e dinâmicas a partir dessa base de dados, e que possam ser compartilhadas com a empresa para que possibilite a avaliação e validação do nosso trabalho.

Então, dado esse contexto, uma boa recomendação de resposta para esse tipo de teste é, antes de tudo, tratar os dados, ou seja, excluir duplicatas e nulos, por exemplo. Para esta missão, o Power BI mostra-se uma excelente ferramenta, pois é capaz de realizar todas estas tarefas de forma simples e prática.

Bom, agora que temos a ferramenta ideal, surgem algumas dúvidas: Ele é grátis? Preciso pagar para ter acesso a estes recursos? Se sim, quando se torna necessário adquirir uma licença paga?

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de verde, apresentando o texto

Realizando o teste técnico - licença Gratuita

Devido a incerteza que envolve o processo seletivo - não ter a garantia da vaga - faria sentido pagar por uma licença só para realizar esse teste técnico? Neste momento, estamos precisando apenas realizar um projeto rápido e curto.

Para realizar projetos como esses, para apenas uma pessoa usuária, o Power BI fornece uma licença Gratuita, que disponibiliza todos os recursos que precisamos, que neste caso seriam: tratamento de dados, criação de visualizações ricas e dinâmicas, além de podermos compartilhá-las na Web de forma pública, na qual qualquer pessoa pode ter acesso.

Com a licença correta para o que precisamos em mãos, podemos realizar e entregar o teste técnico com tranquilidade.

Trabalhando em equipe - licença Pro

Para a nossa felicidade, a empresa amou nosso relatório e resolveu nos contratar!

Na nossa primeira tarefa, seguiremos os mesmos requisitos da atividade anterior - tratamento de dados, criação de visualização e compartilhamento de conteúdo. Entretanto, não podemos compartilhar nossos relatórios de forma pública, pois vamos tratar de dados sigilosos da empresa.

A licença Pro do Power BI disponibiliza todos os recursos da licença Gratuita, com o adicional de podermos compartilhar nossos conteúdos e colaborar com outras pessoas de forma sigilosa, pois apenas pessoas usuárias Pro podem acessar conteúdos criados por outras usuárias Pro, além de disponibilizar 10 GB de armazenamento e 1 GB para modelos.

Todos os integrantes da equipe de BI precisarão ter uma assinatura Pro. Dessa forma, poderemos trabalhar em conjunto com outras pessoas, permitindo acesso apenas àqueles previamente autorizados.

Escalando o projeto - licença Premium

A empresa em que estamos trabalhando vem crescendo bastante nos últimos meses, e com este crescimento os projetos vão tomando escalas cada vez maiores.

Apenas a licença Pro não seria o suficiente, precisaríamos de algo que pudesse suprir essa nova escala. Para isso, o Power BI oferece uma licença Premium por Usuário (PPU), que fornece à pessoa usuária todos os recursos presentes na licença Pro, além dos recursos Premium. Agora, temos 100 GB de tamanho máximo para modelos e 1 TB para armazenamento.

Integrando os times - Capacidade Premium

Outras áreas da empresa também desejam colaborar, porém será necessário que todas as pessoas, independente do seu tipo de licença, sejam capazes de trabalhar no mesmo projeto. Como vimos anteriormente, pessoas usuárias da licença gratuita não conseguem acessar conteúdos produzidos por usuárias de licenças pagas.

Uma solução para isso é utilizar a licença Premium por Capacidade, que funciona como uma assinatura, com recursos disponíveis por capacidade, e não por pessoa. Ela permite que pessoas usuárias Pro ou PPU criem e salvem conteúdos em espaços de trabalho (workspaces) de capacidade Premium. Com essa licença, essas pessoas conseguem compartilhar os workspaces com outras pessoas que possuem licença gratuita.

Agora que todos os times estão integrados e conseguem contribuir uns com os outros sem a preocupação de qual tipo de licença os demais colegas possuem, vamos fazer um resumo de todas essas opções de uso.

Resumo das funcionalidades

Na tabela abaixo, temos um resumo das funcionalidades de cada tipo de licença:

Tabela sobre a comparação entre os tipos de licença do Power BI, contendo fundo azul escuro para a primeira coluna e azul mais claro para as demais colunas. No topo, ao centro, temos o título da tabela. Na tabela, temos três colunas: Tipo de licença, funcionalidades quando o workspace está na capacidade compartilhada e funcionalidades adicionais quando o workspace está na capacidade Premium. Os valores da coluna Tipo de licença correspondem a três tipos de licenças apresentados no artigo. Para as outras duas colunas, temos três funcionalidades para cada, totalizando seis funcionalidades.

Conclusão

Portanto, para que possamos realizar nossos projetos no Power BI da melhor forma possível, conhecer qual o tipo de licença ideal para cada necessidade é essencial. Seja trabalhando em um projeto próprio, em equipe ou até mesmo com várias equipes, com essa variedade podemos entender o que é melhor para nosso caso e/ou equipe.

Quer aprender ainda mais sobre Power BI? Continue seus estudos através da Formação Power BI, em que você irá aplicar técnicas de ETL para tratar os dados obtidos, realizar cálculos dinâmicos com as fórmulas DAX; criar dashboards esteticamente bonitos, dinâmicos e interativos!


Créditos:

Marcelo Cruz
Marcelo Cruz

Sou estudante de Ciência da Computação na UNIR. Atualmente, sou Monitor na Escola de Dados. Gosto muito de aprender e compartilhar conhecimento. Apaixonado por Python e Dados.

Veja outros artigos sobre Data Science