Atualizando seu relatório automaticamente no Power BI Service

Atualizando seu relatório automaticamente no Power BI Service
David Neves
David Neves

Compartilhe

Introdução

Há um tempo atrás desenvolvi um relatório para minha chefe que exigia constante atualização. Com o passar do tempo e a contínua necessidade dela de receber esse relatório atualizado, notei que a dinâmica de abrir o Power BI Desktop, realizar a atualização e publicar para o Power BI Service, era desgastante tanto pra mim quanto para ela.

Após alguns dias de estudo, descobri que é possível instalar um gateway de dados, que seja capaz de criar uma ponte entre o dado local e o Power BI Service, possibilitando assim, a atualização dos mesmos de forma automatizada.

Banner da Escola de Data Science: Matricula-se na escola de Data Science. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Instalando o Gateway de dados

Antes de instalar o gateway de dados local, verifiquei primeiramente, através da documentação da microsoft, se meu computador apresentava os requisitos mínimos que possibilitariam o funcionamento perfeito do programa.

requisitos para instalação do gateway de dados

Depois de me certificar de que o computador estava dentro dos requisitos, fiz o download do instalador do gateway através do Power BI Service, como mostra a imagem abaixo:

imagem inicial da instalação do gateway de dados

Clicando em Gateway de dados, fui direcionado para uma página do Power BI na qual pude escolher entre Standard Mode e Personal Mode. Como no meu caso, utilizei uma conexão de dados local, escolhi a opção Personal Mode.

imagem inicial da instalação do gateway de dados

Terminando de fazer o download, fiz a instalação e utilizei como e-mail, a minha conta Power BI.

Configurando a conexão no Power BI Service

Após a instalação, entrei no Power BI Service para acessar as configurações do conjunto de dados do meu relatório.

imagem inicial da pagina pessoal do gateway de dados

Entrando nas configurações, selecionei a opção credenciais da fonte de dados e ao selecionar editar credenciais, apareceu uma janela na qual é exibido o path, método de autenticação e configuração de nível de privacidade para esta fonte de dados. Por ser o meu próprio computador, coloquei o nível de privacidade como None e cliquei em entrar.

imagem da configuração do relatório

Concluindo a configuração da conexão, programei as minhas atualizações na opção Atualização agendada e ainda adicionei meu e-mail, como mostra a imagem abaixo, para o caso de haver alguma falha de comunicação.

imagem da atualização do relatório

O agendamento de atualização permite agendar até 8 horários diferentes no dia, mas como esporadicamente, minha chefe precisa atualizar em horários fora dos programados, a ensinei a utilizar o recurso Atualizar agora.

imagem da atualização do relatório

Vale ressaltar que a conexão utilizada é voltada para dados importados no Power BI Desktop.

Conclusão

Por fim, se você ficou interessado(a) em conhecer ainda mais essa ferramenta e suas linguagens, o curso de Power BI da Alura foi feito para você! Aqui nós te ajudaremos em todos os passos dos processos até a criação dos relatórios.

David Neves
David Neves

Com uma trajetória versátil que percorre front-end, back-end e infraestrutura, descobri minha paixão por desvendar o potencial dos dados. Hoje, como um especialista em Business Intelligence, com foco no Power BI, encontro minha motivação na disseminação de conhecimento de alta qualidade.

Veja outros artigos sobre Data Science