Tá acabando!

Compre agora com desconto
Corra enquanto há tempo!

dias

:

horas

:

minutos

:

segundos

Power BI: Medidas implícitas e explícitas

David  Neves
David Neves

Compartilhe

Mesa de trabalho com um notebook, um celular, uma xícara de café, um bloco de notas e caneta.

Uma das importantes etapas do desenvolvimento de um dashboard no Power BI Desktop, é a criação de medidas, que são cálculos criados através da linguagem DAX.

As medidas no Power BI podem ser classificadas como implícitas ou explícitas, e agora vamos defini-las e entender suas particularidades.

Definição

Medidas implícitas

São medidas que o Power BI cria a partir da adição de uma coluna calculada no campo Valor de um visual, ou seja, são medidas que você não sabe como foram desenvolvidas.

Geralmente, o Power BI faz uma soma automaticamente, mas oferece outras opções de agregação.

Medidas explícitas

São as medidas que exibem a fórmula, ou seja, a linguagem DAX que foi desenvolvida para o cálculo. Também é possível nomeá-las.

Para criá-las, basta clicar com o botão direito em cima de uma das tabelas e selecionar a opção Nova medida.

O uso das medidas explícitas pode nos beneficiar em alguns casos.

  • Legibilidade - Por termos acesso à fórmula criada, fica fácil entender o propósito da medida.

  • Reaproveitamento - Normalmente, medidas de agregação como a soma, têm o costume de serem reutilizadas em outras medidas. Com isso, as medidas explícitas são perfeitas para essa ocasião devido a completa manipulação da fórmula desenvolvida.

Como podemos ver na imagem acima, a medida [Total faltas] foi utilizada dentro de outra medida.

Conclusão

Como boa prática, opte por medidas explícitas pois, além dos benefícios apresentados, você tem o poder de desenvolver cálculos mais complexos utilizando filtros e relacionamentos.

Gostou deste artigo e quer conhecer ainda mais essa ferramenta e suas linguagens? A Formação de Power BI da Alura foi feita para você! Aqui, nós te ajudaremos em todos os passos dos processos até a criação de dashboards dinâmicos.

David  Neves
David Neves

Carioca, apaixonado por esportes e por dados, com passagem em front, back e infra. Atualmente, sou especialista em BI com foco no Power BI e o que me motiva é transmitir conhecimento de qualidade para todas as pessoas que têm interesse em mergulhar em Data Science.

Veja outros artigos sobre Data Science