O que é UX Writing, a famosa Redação para UX?

O que é UX Writing, a famosa Redação para UX?
Gabriela de Lima
Gabriela de Lima

Compartilhe

Ao longo dos anos, com o crescimento da utilização dos aplicativos e sites, houve um aumento da necessidade de criar produtos que fossem acessíveis e que oferecessem uma boa experiência para o usuário e usuária, e que pudessem até mesmo ter a capacidade de torná-las fãs das marcas responsáveis pelo desenvolvimento dos mesmos.

Esse crescimento não apenas fez com que pessoas conectadas à tecnologia passassem a utilizar produtos digitais com mais frequência, mas também o público que não possui tanta afinidade com isso. Então surgiu um grande questionamento: como orientar a pessoa usuária sobre como usar o produto ao longo de sua experiência? Pois não há a possibilidade da equipe de desenvolvimento estar ao lado de cada usuário para explicar o que deve ser feito toda vez que forem utilizar o aplicativo ou site.

Como resposta concreta a essa dor, a UX Design possui uma especialidade focada na comunicação com a pessoa usuária através das palavras, orientando-as e garantindo uma boa experiência com o produto ou serviço: a UX Writing, ou Redação UX!

O que é UX Writing?

Imagem de um homem sentado em uma cadeira, de costas para nós, e com a cabeça baixa para uma mesa que possui uma lâmpada, um boneco, cadernos e mais alguns objetos.

UX Writing, ou Redação UX em português, é a especialidade dentro da grande área da UX Design focada no estudo e na criação de textos para orientar, acolher e melhorar a experiência da pessoa usuária com produtos e serviços. Esses especialistas são responsáveis pelas palavras em notificações, botões, menus, guias de uso e até mesmo os chatbots utilizados no mercado.

Basicamente, essa especialidade é focada em estudar a melhor forma de comunicação entre a empresa e a pessoa usuária!

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Como a UX Writing impacta positivamente em um produto?

Imagem de um aparelho celular e um aparelho assistente pessoal por comando de voz em cima de uma mesa.

A comunicação é a forma de fazer conexões entre os seres humanos. É através dela que conseguimos conhecer novas pessoas, compartilhar conhecimentos, aprender novas informações e até mesmo nos conectar emocionalmente. Seja com gestos ou com palavras, as formas de passarmos mensagens são imensas.

Dentro do mundo da internet, o meio de comunicação mais comum e mais utilizado, depois da comunicação visual, é a escrita. E é nesse ponto que as pessoas UX Writers entram.

O impacto desses profissionais não revolucionou apenas os produtos ou serviços, mas o mercado digital como um todo. Isso acontece, pois uma comunicação assertiva e orientações claras guiam a pessoa usuária ao longo da experiência, evita frustrações e traz uma identidade única para a própria empresa. Com tudo isso, também é possível criar uma conexão emocional e uma relação mais profunda com o público!

Podemos observar isso através das grandes empresas como Netflix, Amazon, Mercado Livre, o Ponto, Casas Bahia e Magazine Luíza. As escolhas na forma de se comunicar com o público não são feitas ao acaso: existem muitas pesquisas e estratégias envolvidas, em sua maioria pensadas com o auxílio de redatores e redatoras em UX.

Além de ajudar a criar produtos que orientam bem as pessoas usuárias, a UX Writing é a área que procura conectar pessoas, empresas e produtos através da comunicação.

Qual é a diferença entre UX Writing e Copywriting?

Imagem de um homem sentado em uma cadeira utilizando um laptop no colo, sob uma de suas pernas.

Uma dúvida comum que surge quando começamos a estudar sobre UX Writing é: se a Redação em UX é para melhorar a comunicação com a pessoa usuária e gerar conexão, então qual é a diferença entre essa área e a de Copywriting?

Apesar de ambas as especialidades estarem focadas na comunicação, elas possuem objetivos muito diferentes.

Enquanto as pessoas redatoras em UX estão preocupadas em como a empresa vai se comunicar, se conectar e orientar, as pessoas copywriters estão focadas nos textos direcionados para a venda. São esses os especialistas responsáveis pela criação de frases de impacto que influenciam o público a realizar compras, elaboração de slogans, textos em call-to-actions e muito mais!

UX Writing está focada na experiência da pessoa usuária e relacionamento com a empresa, Copywriting tem o objetivo de escrever textos que alavanquem as vendas e promovam o produto!

Revisando

Imagem de uma mulher sentada ao lado de outras pessoas e com um laptop sobre a mesa a sua frente.

Neste artigo falamos sobre:

  • UX Writing, ou Redação em UX em português, é a área responsável por estudar e criar uma boa experiência para a pessoa usuária através da comunicação.
  • Os especialistas em UX Writing possuem um grande papel no mercado digital visto que a maior parte da comunicação é feita através dos textos.
  • Apesar das áreas de UX Writing e Copywriting serem muito semelhantes, possuem focos totalmente diferentes: enquanto uma se preocupa em como se comunicar, orientar e se conectar com a pessoa usuária, a outra está com o foco na comunicação para vendas e promoção do produto no mercado.

Curtiu o nosso papo? Aqui na Alura temos diversos conteúdos para que você possa aprimorar os seus conhecimentos profissionais. Vamos deixar algumas sugestões por onde começar:

Bora mergulhar em tecnologia? Até mais!

Gabriela de Lima
Gabriela de Lima

Sou formada em Design Gráfico, e trabalho com UX Writing e UX/UI Design, além das próprias artes gráficas que aprendi na minha formação acadêmica. É um alegria dizer que, hoje em dia, posso compartilhar meu conhecimento com todos vocês através de aulas, artigos e papos. Sempre bom poder contribuir com a carreira profissional de cada futuro designer!

Veja outros artigos sobre UX & Design