Miro: uma ferramenta gratuita para trabalhar colaborativamente

Miro: uma ferramenta gratuita para trabalhar colaborativamente
Maria Gomes
Maria Gomes

Compartilhe

Com o crescimento das atividades remotas, muitas ferramentas tecnológicas começaram a fazer parte da rotina de muitas pessoas. Mas e você, já precisou fazer trabalhos colaborativos de forma digital?

Neste artigo vamos entender o que é a ferramenta Miro e por que ela é ótima para trabalhar em colaboração. Veremos também:

  • Os benefícios da ferramenta;
  • Como utilizar a plataforma;
  • Como facilitar seu trabalho com templates.

Vamos lá?

O que é a Miro

Miro é uma plataforma de lousa interativa digital (um quadro infinito), que conta com um plano gratuito. Com ela podemos “colar” notas adesivas (post-its) em uma área de trabalho e colaborar com várias pessoas no desenvolvimento de projetos e workshops, por exemplo.

Print da Miro com notas adesivas e pessoas trabalhando juntas no canvas.

Essa ferramenta nos permite executar diversas tarefas na criação de um projeto, como a formulação de mapas mentais e fluxos, planejamento de pesquisas, desenvolvimento de esboços e wireframes (rascunhos de interfaces digitais), criação estratégica do projeto, workshops e aulas interativas e muitas outras atividades relacionadas aos nossos projetos profissionais ou pessoais.

E por proporcionar essa variedade de opções, a Miro foi muito importante no contexto de trabalho remoto. Ela facilitou a colaboração e ajudou diversos profissionais no desenvolvimento de projetos digitais.

Além disso, a ferramenta conta com um canvas infinito e a disponibilização de templates, o que deixa o trabalho ainda mais prático. Os diversos templates disponíveis podem ser encontrados no site e podem ser utilizados gratuitamente.

Print da sessão de templates da Miro.

Como utilizar a ferramenta

Após criar sua conta na plataforma e definir suas informações, a Miro abrirá a área de trabalho. Lá terão diversas ferramentas que você pode utilizar gratuitamente, como as notas adesivas, formas geométricas, textos e muitas outras. O menu de ferramentas fica no canto esquerdo:

Gif do canvas da Miro, focando nas ferramentas do canto esquerdo da área de trabalho.

Para começar seus projetos, é preciso escolher qual ferramenta você quer utilizar e partir para o desenvolvimento do trabalho!

Gif do canvas da Miro, mostrando os passos para a criação de uma nota.

E no canto superior direito você pode convidar mais pessoas para a sua área de trabalho. Com esse convite, todas as pessoas com acesso ao link podem ver e editar os canvas criados no time. Assim, vocês podem colaborar de forma remota, cada um no seu tempo.

Gif do canvas da Miro, mostrando os passos para compartilhamento da área de trabalho.

Como utilizar os templates e ferramentas da Miro em projetos de design

A biblioteca da Miro contém mais de 50 templates feitos especialmente para designers e pessoas que trabalham com produtos.

Para utilizá-los, basta ir na página de templates e selecionar o modelo escolhido e, com ele aberto, você já pode começar o trabalho.

Há diversos templates que podem ser utilizados na área de UX e UI design, como modelos para a criação de personas, mapa de empatia, design sprint, canvas lean ux, fluxo de usuário, fluxo de telas/páginas e muitos outros.

Além disso, a Miro tem uma funcionalidade para o desenvolvimento de wireframes que é muito interessante. A própria plataforma te entrega os principais elementos de uma interface, além dos modelos de tela onde será feito o design.

A ferramenta de criação de wireframes fica no menu lateral esquerdo e aparece após clicar nas duas setinhas que estão apontadas para o lado direito. A “Wireframe Library” é a quinta opção de cima para baixo.

Gif do canvas da Miro, mostrando os passos para a criação de um wireframe.

Com essa funcionalidade, você consegue projetar o design de forma colaborativa e prática, sem ter que pensar muito em como criar os elementos da interface.

E, além dessa funcionalidade, você pode explorar as outras diversas que existem para deixar seu trabalho mais prático e completo.

Concluindo

Neste artigo, entendemos mais sobre a plataforma Miro e como utilizá-la no desenvolvimento de projetos. Vimos que:

  • Você pode criar uma conta gratuita na Miro;
  • Os canvas de trabalho são infinitos;
  • Podemos trabalhar de forma colaborativa com a plataforma;
  • Os templates e funcionalidades disponibilizados pela Miro e pela comunidade facilitam o desenvolvimento dos projetos.

Curtiu a nossa conversa? Aqui na Alura temos muitos outros conteúdos para que você possa aproveitar e mergulhar no mundo da tecnologia! Vamos deixar algumas sugestões por onde você pode começar:

Bora mergulhar em tecnologia?

Maria Gomes
Maria Gomes

Olá, eu sou a Maria, uma designer de produto que ama tecnologia e educação

Veja outros artigos sobre UX & Design