Como criar uma interface gráfica com Swing (Java)

Como criar uma interface gráfica com Swing (Java)
Adriana Oliveira, Brenda Souza, LUIS EZEQUIEL PUIG
Adriana Oliveira, Brenda Souza, LUIS EZEQUIEL PUIG

Compartilhe

O que é a Biblioteca Swing?

Com a evolução da tecnologia Java, baseada no conceito multiplataforma, a versão 1.2 (codinome Playground) ou Java 2, lançada em 1998, surge a API gráfica Swing. O Java Swing integra as JFC (Java Foundation Classes) nas quais reúnem componentes para a construção de uma GUI (Graphical User Interface – Interface Gráfica do Usuário).

A biblioteca Swing possibilita o desenvolvimento de interfaces elaboradas para um ambiente de computação heterogêneo com interação mais agradável. As aplicações podem seguir uma aparência e comportamento de plataforma nativa, padrão Java ou mesmo personalizada. Permite o gerenciamento de layouts, tratamento de eventos, manipulação de imagens em duas dimensões - 2D e engloba diversos idiomas; entre outros.

Além disso, estende o benefício da Computação Java com a API da acessibilidade que funciona com dispositivos de entradas e saídas, como leitores de tela, terminais Braille e outros. Seus componentes são independentes de plataforma com o padrão MVC (Model–View–Controller ou Modelo-Visão-Controlador).

Antes de apresentar o que é um componente no contexto do Java Swing, vale ressaltar que o Swing emprega em sua estrutura conceitos para práticas de programação com o paradigma de orientação à objetos: classes, objetos, encapsulamento, herança e polimorfismo, etc.

Nos acompanhe através dos principais conceitos dessa biblioteca e logo compreenderá que não estamos falando de um bicho de sete cabeças!

Banner da Alura em fundo dinâmico azul, sugerindo tecnologia e modernidade para o Quizz Jornada Tech. À esquerda, em letras grandes, 'Quizz Jornada Tech' seguido por 'Teste seus conhecimentos em tecnologia e prepare-se para o próximo nível da sua carreira'. À direita, conectados por uma linha azul suave representando uma trilha, os tópicos: programação, front-end, inteligência artificial, ciência de dados, inovação e gestão. No final da trilha, um botão azul convidando a 'começar agora'. No canto superior direito, o logo da Alura. Clique e inscreva-se já!

Componentes

Na programação orientada a objetos, os componentes são classes que implementam a interface gráfica ao usuário. Os componentes básicos fornecidos pela biblioteca Java Swing são:

  • JButton
  • JCheckBoxName
  • JLabelGenericName
  • JTextAreaName
  • JtextFieldName
  • JPasswordField
  • JRadioButtonName
  • JOptionPane

Para exibição de um texto simples ou imagem com texto, utilizamos o componente JLabel - Rótulos que também pode ser usado para exibir os resultados de um processo. Os métodos mais comuns são:

  • setText() - Insere um valor de texto para exibir um resultado neste componente.
  • setFont() - Define o tipo, tamanho e o estilo da fonte (negrito e/ou itálico) da fonte.
  • setIcon() - Permite que um ícone ou imagem seja usado e exibido na tela.
Caixa de texto (JTextField, JPasswordField e JTextArea).

Figura 1: Caixa de texto (JTextField, JPasswordField e JTextArea)

Na figura 1, foram usados componentes​​para o usuário inserir um valor textual e capturá-lo. A classe JtextFields possibilita a inserção de uma linha de texto, enquanto a classe JPasswordFields permite inserir um valor, mas o exibe de modo camuflado, e por fim, a classe JTextAreas foi utilizada para entrada de várias linhas de texto. Os métodos mais usados são:

  • setText() - Insere um valor de texto para exibir um resultado neste componente.
  • getText() - Usado para recuperar o valor da caixa de texto.
  • setFont() - Define o tipo, tamanho e o estilo da fonte (negrito e/ou itálico) da fonte.
  • setEnabled() - Permite que a escrita seja desabilitada, e pode ser usado para exibir um resultado como em um JLabel.
Botões (JRadioButton, JCheckBox e JButton).

Figura 2: Botões (JRadioButton, JCheckBox e JButton)

Na figura 2 apresenta os componentes que permitem manipular diversas formas gráficas com as quais o usuário pode interagir. A classe JRadioButton possibilita escolher apenas uma opção dentro de um grupo de alternativas, enquanto a classe JCheckBox permite selecionar mais de uma dessas opções. Finalmente, a classe JButtons é usada para executar um evento quando pressionados.

Listas suspensas (JComboBox).

Figura 3: Listas suspensas (JComboBox)

Semelhante a classe JRadioButton, para selecionar apenas uma alternativa de um grupo, mas sem ocupar espaço na janela.

Caixas de diálogo (JOptionPane).

Figura 4: Caixas de diálogo (JOptionPane)

Um código para exibir uma caixa com uma mensagem, um ícone e botões seria:

JOptionPane.showMessageDialog(null, “Mensaje”, “Título”, JOptionPane.WARNING_MESSAGE);

Neste caso, o segundo e o terceiro parâmetro indicam a mensagem e o título. Essas caixas podem ser usadas para exibir mensagens de confirmação, mensagem de erro ou de aviso, entre outras.

Hierarquia de componentes

Agora que vimos sobre os componentes, podemos falar sobre a hierarquia existente entres eles dentro da biblioteca Swing. Tal hierarquia é utilizada na funcionalidade desses elementos, e também é utilizada para o entendimento de uma aplicação Swing. Essa hierarquia é comumente visualizada como uma árvore de componentes.

A árvore de componente trabalha com três tipos de elementos em uma aplicação:

  • Recipiente de nível superior: são os elementos usados geralmente como base, isto é, fornece um lugar para se utilizar outros elementos. Exemplos desse tipo seriam as classes JFrame, JDialog e JApplet.
  • Recipiente intermediário: são os elementos usados somente para manusear o posicionamento de elementos como o botão e o rótulo. Exemplos desse tipo seriam as classes JPanel, JScrollPane e JTabbedPane.
  • Recipiente atômico: são os elementos que não armazenam outros elementos. Por sua vez, trata-se de uma entidade auto suficiente, utilizada para apresentar informações ao usuário ou para receber informações fornecidas pelo usuário. Utilizam as classes: JButton, JLabel, JComboBox, JTextField e JTable, entre outras.

A classe JFrame comporta outros três componentes do tipo intermediário que são utilizados para configurações avançadas da interface gráfica: Root Pane, Layered Pane e Glass Pane.

Neste artigo foi pensado em introduzir o Swing, logo, não vamos aprofundar sobre esses componentes. Mas para ilustrar essa hierarquia, apresentamos um diagrama com os componentes:

Diagrama com um componente inicial com título ‘JFrame’, em seguida, um segundo componente ligado ao anterior, este com título de reticências; agora, um terceiro componente ligado ao anterior, este com título ‘Content Pane’, em seguida, um quarto componente ligado ao anterior, este com título ‘JPanel’, por último, dois componentes intitulados, respectivamente, ‘JLabel’ e ‘JTextField’, ligados ao componente anterior

Figura 5: Diagrama de um exemplo de hierarquia dos componentes

Considerando esse diagrama, podemos criar uma janela com Swing, conforme o exemplo a seguir:

import java.awt.GridBagLayout;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JLabel;
import javax.swing.JPanel;
import javax.swing.JTextArea;

public class main {

    public static void main(String[] args){
        // componente JFrame
        JFrame miJFrame = new JFrame("Ejemplo - Java Swing");
        miJFrame.setSize(500,300); 

        // componente JPanel
        JPanel miJPanel = new JPanel();
        miJPanel.setSize(300, 300);

        // usamos este diseño para centrar los componentes de JPanel
        miJPanel.setLayout(new GridBagLayout());

        // componente JTextField
        JLabel miJLabel = new JLabel();
        miJLabel.setText("Dime tu opinión acerca de Java Swing:   ");

        // componente JTextArea
        JTextArea miJTextArea = new JTextArea(5,20); 

        // conecta los componentes JLabel y JTextField en JPanel
        miJPanel.add(miJLabel);
        miJPanel.add(miJTextArea);

        // conectar Jpanel a JFrame
        miJFrame.add(miJPanel);

        // hacer visible JFrame
        miJFrame.setVisible(true);
    }
}

Resultado do código:

Interface gráfica com título “Ejemplo - Java Swing”, no núcleo da interface tem um texto em negrito - localizado do lado esquerdo - que diz “Dime tu opinión acerca de Java Swing: ”. Do lado direito do texto, existe um campo de texto vazio.

Figura 6: Exemplo de interface gráfica com Java Swing

Note que criamos os componentes de forma individual com suas principais características e ao final, conectamos todos os componentes para compor a tela resultante.

Conclusão

Em geral, um aplicativo GUI - Swing obedece às seguintes etapas:

  • Criação da janela que conterá os demais objetos gráficos da aplicação;
  • Inserção dos componentes da interface;
  • Tratamento de eventos;
  • Lógica do programa.

Agora que você tem a essência dos componentes no Swing é altamente recomendável pesquisar e explorar mais essa biblioteca. São inúmeras possibilidades com Java Swing, seus componentes são divertidos de se aplicar e podem ajudar a construir aplicativos muito legais. Portanto, experimente esses componentes incluindo-os em seu aplicativo Swing.

Para uma melhor compreensão sobre as classes citadas neste artigo, recomendamos ler a documentação oficial da Oracle.

Adriana Oliveira
Adriana Oliveira

Scuba Back-End, estudante de Sistemas para Internet, mergulhada em tecnologias. Busco desenvolver habilidades que me permitam contribuir para o alcance de mais acessos e servir a comunidade. Apaixonada pela natureza, música, artes e esportes.

Brenda Souza
Brenda Souza

Scuba Alura LATAM. Sou estudante de Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (Brasil). Eu me concentro nas linguagens Java e Python, com áreas de interesse como BackEnd, Data Science e Inteligência Artificial. Também sou desenvolvedora BackEnd.

LUIS EZEQUIEL PUIG
LUIS EZEQUIEL PUIG

Veja outros artigos sobre Programação